8.02.2010

HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA

Saiba mais sobre este assunto!
A gente está sempre ouvindo falar sobre o câncer de próstata, mas poucas pessoas sabem o que é Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP). Apesar deste nome complicadíssimo, isso nada mais é do que o aumento da glândula prostática, o tumor benigno mais comum entre os homens.

Ela costuma aparecer por volta dos 40 anos e pode acometer com até 80% dos homens com 50 anos ou mais (equivalente a 14 milhões de brasileiros), segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. Um dos tratamentos mais modernos disponíveis no Brasil, o Green Light Laser é uma ótima solução do problema. As suas maiores vantagens são o menor tempo de internação, a redução da dor e a melhor recuperação pós-operatória, se comparado com os métodos tradicionais.

Para entender melhor o assunto, confira uma entrevista com o Dr. Oskar Kaufmann, urologista que integra o corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einsten.

1 - Quais exames são necessários para se diagnosticar a Hiperplasia Benigna da Próstata?

A avaliação masculina de rotina para HPB, sugerida no IV Consenso Mundial da Organização Mundial de Saúde, envolve uma história médica, urológica e familiar detalhada, que tem por objetivo determinar a presença de sintomas, sua classificação (leves, moderados ou severos) e a resposta ao tratamento.

Devem ser realizados, também, exames físico geral e urológico completo (incluindo toque retal), fluxometria livre (medida do fluxo urinário em ml/s) e exames laboratoriais (PSA, hemograma, dosagem de glicemia de jejum e exames de urina).

Após a avaliação inicial, o urologista pode solicitar exames complementares como: Ultrassonografia e Urodinâmica – este é o único exame que permite o diagnóstico de obstrução infra-vesical. Costuma ser indicado em pacientes jovens, portadores de doenças neurológicas (que podem ser a causa dos sintomas), em caso de cirurgias prostáticas ou vesicais prévias e em alguns pacientes candidatos a tratamento cirúrgico.

2 - Atualmente, qual o tratamento mais moderno disponível no Brasil?

O Green Light Laser é o procedimento cirúrgico mais avançado para o tratamento de HBP no país. Ele tem mostrado resultados tão eficientes quanto os métodos tradicionais, com vantagens em relação ao tempo de internação, menos dor e melhor recuperação pós-operatória.

A fibra de laser é introduzida pela uretra, através de um instrumento acoplado a uma câmera de vídeo que permite a visualização do procedimento. O laser então é direcionado para o tecido prostático, que vai sendo literalmente vaporizado pela ação do “raio verde”. Além disso, o Green Light apresenta um mínimo de sangramento porque, ao mesmo tempo em que vaporiza a próstata, ele realiza a cauterização dos vasos sanguíneos, evitando sangramento durante todo o procedimento.

3 - Em quais de casos da HPB o Green Laser Light é indicado?

O tratamento cirúrgico é indicado para pacientes que falharam no tratamento clínico, para homens que não desejam usar a medicação por longos períodos, quando existem cálculos na bexiga e em casos de comprometimento do trato urinário superior (estruturas do sistema urinário constituídas pelos rins e pelve renal), de infecções recorrentes e de sangramento decorrente da HPB.

A cirurgia é o método mais eficaz de tratamento dos sintomas relacionados à HPB. Nos casos mais sérios, quando a doença comprime a uretra e provoca retenção urinária, a cirurgia se faz necessária, a fim de proporcionar qualidade de vida ao paciente.

4 - Para a cirurgia com Green laser é necessário qual tipo de anestesia?

Pode ser realizada a raquianaestesia (anestesia local que atua da cintura para baixo), ou em casos mais simples (próstatas menores) anestesia endovenosa.

5 - Quanto tempo após a cirurgia com essa técnica o paciente pode voltar para casa?

A maioria dos pacientes retorna às suas atividades normais dentro de poucos dias. Atividades físicas mais pesadas podem ser realizadas dentro de duas semanas.

6 - Quais são os cuidados necessários no pós-operatório?

Devem ser realizados cuidados operatórios habituais, como repouso e hidratação de rotina. Muitos pacientes nem precisam utilizar cateter (sonda na bexiga). A grande maioria tem o cateter retirado 24 horas após a cirurgia.

7 - Existe uma estimativa de quantos homens já foram operados de HBP com o Green Laser, no Brasil?

No Brasil, não temos dados precisos sobre isso ainda. No mundo, cerca de 375.000 pacientes já se submeteram ao procedimento.
Sua Dieta

Nenhum comentário: