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10.25.2006

Sistemas da Qualidade somente dão prejuízo?

Os sistemas da Qualidade montados somente para fins de certificação ou marketing realmente dão prejuízo, pois encerram um fim em si mesmos, não tendo outro objetivo senão existir. Os bons sistemas possuem uma série de premissas que são fundamentais à administração de qualquer entidade. Se você vai criar um sistema de Garantia da Qualidade, então usufrua de seus benefícios:

· As auditorias e a análise crítica do Sistema permitem conhecer o funcionamento da sua empresa;

· As avaliações de insumos e fornecedores permitem avaliar seus custos;

· As ações corretivas e o tratamento das não conformidades permitem descobrir e corrigir falhas

· As técnicas estatísticas permitem o monitoramento contínuo dos indicadores mais relevantes, proporcionando subsídios para as reduções de refugos e retrabalhos.

· Qualificação de funcionários, métodos e equipamentos reduzem os fatores de erro e desperdício.

A Certificação pode trabalhar a seu favor garantindo a médio prazo lucro e redução das perdas.

Os sistemas da Qualidade atrapalham a produção?

As normas da série ISO 9000 estabelecem uma série de controles e obrigações. Porém, por diversos motivos, as empresas estabelecem elementos complicadores pensando estar atendendo as exigências das normas. Tal fato implica o aumento da burocracia, o aumento de pessoal e, muitas vezes criam situações que reprovam as empresas nas auditorias de certificação.

É muito difundida a máxima "escreva tudo o que faz e faça tudo o que escreveu". A colocação correta é "escreva tudo o que for necessário e faça tudo o que escreveu"

O Sistema que garante a Qualidade otimiza a produção.

Vale a pena contratar pessoal externo?

Depende, O pessoal externo, para ser útil, à empresa tem que ter comprometimento com o processo, pois já vimos "mágicas" como a reengenharia que, em um primeiro momento aparentam ser a salvação e a médio prazo tornam-se instrumento de devastação. Não existe caminho fácil nem rápido.

O pessoal externo deve representar um elemento facilitador, assessorando os gestores na resolução de problemas e na tomada de
decisão.

O lado positivo é que ter pessoal externo se torna mais produtivo por eles não serem subordinados à hierarquia da instituição e pela bagagem que trazem de sua vivência em ambientes variados. A sua visão traz outra perspectiva, resultando, em geral, aumento do conhecimento do grupo, consolidando a sua cultura.

A condição ideal é: contratar assessoria externa, implantar o processo e implementá-lo com pessoal próprio.

Boas Práticas Farmacêuticas

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