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8.12.2007

DICAS PARA ESCREVER UM BOM CURRÍCULO

DICAS PARA ESCREVER UM BOM CURRÍCULO

Fabio Dantas
O currículo, além de ser um relato da vida profissional, também descreve um pouco da personalidade da pessoa e da sua capacidade de expressão. Após dois anos montando currículos para o TQFsite, notamos claramente essas características. Neste artigo, vamos abordar algumas questões que devem ser observadas na hora de montar um currículo de sucesso.

Ainda é comum encontrar pessoas seguindo o padrão formulário encontrado em papelarias, bancas e alguns sites. Deve-se ter cuidado, pois, a não ser que seja cadastro da própria empresa, esses “currículos formulários” são extremamente impessoais, dão informações desnecessárias e impossibilitam a expressão do profissional. Para evitar equívocos, recomendamos com base em nossa experiência, a seguinte estrutura básica: nome do autor, dados pessoais, introdução ou apresentação, objetivo, formação profissional, experiência profissional, cursos, idiomas, qualificações, publicações, observações.

Vejam as descrições de cada tópico a seguir:

- Nome do autor
O nome deve estar em lugar de destaque e no início do currículo. Letras em caixa altas se destacam melhor, pode-se usar cor diferenciada. Para currículos longos, pode-se colocá-lo como cabeçalho em cada folha acompanhado de uma numeração discreta no rodapé.

- Dados pessoais
Deve-se evitar colocar número de documentos. Esses dados geralmente são fornecidos no momento da contratação e devem estar regularizados para evitar surpresas desagradáveis.
Dados tais como estado civil, naturalidade, número de filhos, não-fumante devem ser colocados quando solicitados porque são dados que caem na mesma questão dos documentos pessoais. Entretanto, a idade deve ser citada ou datada ou se possui alguma deficiência.
O endereço é importante informar por que muitas empresas contratam pela localização da residência do futuro funcionário, pois isto envolve custos de transporte e dificuldades de locomoção.
No caso do telefone de contato, opte sempre por celular, pois o contato é direto. Entretanto, a linha fixa é uma opção a mais para falar com o candidato e também confirma o seu endereço e residência. Um erro comum aqui é a pessoa não indicar o DDD. Para cidades pouco conhecidas, obriga o empregador consultar uma lista telefônica.
O e-mail é a forma mais versátil, barata e moderna de comunicação e deve ser indicado sempre. Todavia, procure indicar um e-mail específico para essa finalidade, principalmente quando publicado em internet. Erros comuns são e-mail com erros de digitação, com caixa postal sempre cheia e com proteção anti-span mal configurada ou inespecífica (exemplo, o sistema anti-span UOL).

- Introdução ou apresentação
Mesmos para pessoas novatas no mercado de trabalho, a apresentação por escrito retrata um pouco de sua educação, personalidade e objetivos. O texto deve ser sucinto e discorrer a pessoa em termos pessoais e profissionais com sutil indicação dos objetivos e interesses pela empresa.

- Objetivo
No objetivo, a pessoa deve citar por extenso qual a área desejada para trabalhar. É deselegante a citação direta, por exemplo, “Objetivo – Controle da Qualidade”. Descreva sucintamente que tem interesse em tal área por que tem experiência, perfil ou se identifica com trabalho.

- Formação profissional
Devem ser citados todos os cursos profissionalizantes de longo período (cursos técnicos, graduação e pós-graduação) que foram ou que estão sendo realizados pelo candidato em ordem cronológica decrescente. Também, indique o nome das instituições de ensino, cidade, data de término ou conclusão. Para estudante, citar o período ou o ano corrente de estudo.
Para pessoas que possuem diploma em áreas dispares, deve citar essas formações se tiverem estreita relação com vaga de emprego desejada, ou seja, em concordância com os objetivos profissionais.
Evite citar os estudos fundamentais. Exceção se for fundamental para o emprego ou trabalho em questão.

- Experiência profissional
Esse é um ponto crítico do currículo, mesmo para pessoas mais experientes. A regra básica é: informe tudo o que você fez, onde, quando e como de forma objetiva e resumida. Cite o nome da empresa, período de trabalho, localização, cargo e funções exercidas. Destaque atividade que foram importantes para empresa que trabalhou ou trabalha. Coloquem em ordem cronológica inversa essas atividades e cargos.
Dependendo do cargo, mais detalhamentos das atividades devem ser necessários. Por exemplo, para consultores e altos cargos de chefia, deve-se anexar projetos e trabalhos realizados com os respectivos resultados, período de realização, balanços financeiros, resultados comerciais e técnicos, etc.
Para pessoais sem experiência, não coloque atividades profissionais de áreas sem afinidades com a função desejada. Por exemplo, procura-se o primeiro emprego como técnico em química e apresenta experiência como escriturário. Se não tem experiência na área desejada, não site esse tópico.
Quando a pessoa já tem muita experiência e deseja mudar de ramo, isso deve ficar claro na introdução e nos objetivos. Neste caso, deve-se citar a experiência anterior se o candidato achar que será útil para o novo emprego pretendido.

- Cursos
Semelhante ao tópico de formação profissional. Mais uma vez, devem ser colocados cursos que ressonem com os objetivos profissionais.
Cite apenas cursos com diploma ou certificados.
Cursos mais longos devem se citadas a carga horária.
Participação de seminários pode ser colocada também.

- Idiomas
Aqui você deve citar o idioma que conhece e comentar a que nível você está, ou seja, é básico, intermediário ou avançado. Cite as escolas de idiomas cursadas ou a forma de aprendizado (autodidata, com os pais estrangeiros, etc). Algumas pessoas possuem maior habilidade em ler, falar ou escrever. Cite no que você é melhor. Também, experiências no exterior devem ser colocadas.

- Qualificações
Esse é um tópico optativo e engloba tudo aquilo que você é capaz de fazer ou que foi desenvolvido pela experiência de vida pessoal e profissional e julgue serem úteis para a vaga de emprego desejada. Por exemplo, liderança, capacidade de negociação, criatividade, companheirismo, capacidade de inovar, entre outras coisas.
A pessoa deve ser sincera, pois essas características poderão ser avaliadas pela equipe de RH das empresas. Também, deve-se ter o cuidado para não entrar em contradição com a apresentação e com os objetivos.

- Publicações
Para pessoas ligadas ao ensino ou áreas intelectuais, a citação de publicações é fundamental para o sucesso do currículo. Aconselha-se seguir a Norma ABNT NBR 10520 e em ordem cronológica inversa.
Quando pertinentes à área objeto, pessoas que fogem a regra acima, podem citar suas publicações.

- Observações
Neste tópico, devem ser citados pretensão salarial, possibilidade de viagens, possibilidade de trabalhar fora da sua região, se porta alguma deficiência e qualquer coisa que não caberia nos tópicos anteriores e que são julgadas importantes pelo candidato.

Não é demais comentar que o candidato deve escrever usando um português correto e sem erros ortográficos ou de digitação. Se o currículo for pelo correio, abrigue-o em uma capa dura. O uso papel reciclado pode causar uma boa impressão. Use papel glossy ser for colocar uma fotografia. Se for e-mail, envie o anexo preferencialmente em PDF livre apenas para leitura e impressão. Procure “layouts” alternativos, porém, elegantes (esses modelos podem ser encontrados facilmente na internet pelo Google). Use capas somente para currículo com muitas páginas.

No caso de documentos com fotos, prefira fotos naturais de qualidade levemente perfilada pegando o tronco e em roupas discretas. Logicamente, a forma de apresentação depende do nível da função requerida e da filosofia da empresa. Deve-se ter muito cuidado. Na dúvida, não coloque fotos.

Para finalizar, procure conhecer bem a empresa para a qual está enviando o currículo. Procure preencher o currículo com as informações que julgue necessárias para o perfil desejado da vaga e de acordo com as características da empresa. A título de exemplo, como você faria um currículo para trabalhar como gerente na Google e como gerente no Vaticano. Observem que são perfis completamente diferentes, mas é comum o tratamento sem critérios.

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