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10.16.2007

O Farmacêutico e o Mercado

O Mercado e o Profissional Farmacêutico

Conquistar a preferência e a confiança dos usuários de medicamentos e produtos para proteção e promoção da saúde vem sendo um desafio àqueles que atuam no competitivo mercado varejista farmacêutico.

Consumidores conscientes e exigentes, variedade de produtos, serviços e lojas, concorrência baseada em preços e setor regulamentado por exigente legislação são apenas alguns dos aspectos que caracterizam o segmento.

Neste cenário, o papel do farmacêutico ganha ainda mais importância, visto que, por meio de seus serviços e conhecimentos, pode conjugar o cumprimento de suas inalienáveis responsabilidades técnicas à frente de um estabelecimento farmacêutico com seu engajamento para que a empresa atinja seus resultados como iniciativa privada.

Com esta atuação diferenciada e abrangente, o farmacêutico pode se desenvolver como profissional da saúde e como empreendedor - independentemente se ele é proprietário ou colaborador, com conseqüente aumento de sua empregabilidade.

Para tanto, deverá capacitar-se para desenvolver novas habilidades e competências além daquelas inerentes à sua área de formação. Denominados por alguns autores como "profissionais multifuncionais", contribuem para que as organizações sejam mais dinâmicas, flexíveis e produtivas, operando em mais de uma função sem perda de seu nível de especialização.

Incentive a Empregabilidade de Sua Equipe

A palavra empregabilidade significa "qualidade de ser empregável ou útil", portanto, mesmo do ponto de vista da direção da empresa, é interessante proporcionar condições para que o colaborador possa aumentar seu nível de empregabilidade, pois, ante uma perspectiva de crescimento, sempre surgirão atividades que poderão ser conduzidas pela "prata da casa", pessoas já testadas nos quesitos competência, familiaridade e confiabilidade.

Ou seja, se você é farmacêutico proprietário de uma farmácia, garanta tanto o incremento de sua própria empregabilidade - caso contrário sua empresa pode deixar de ser empregável ou útil ao mercado - bem como o de sua equipe, para que ela possa desempenhar funções diversas em situações distintas.

Estimule-os a estudar mais, apóie e incentive a participação em cursos e congressos, sugira livros, artigos, filmes ou peças teatrais com temas de interesse, promova grupos de discussão, estimule a convivência entre as pessoas dos diversos setores. Tudo isso ajuda a plasmar a identidade profissional e aumenta a identificação do colaborador com a empresa e seu líder.

Assuma a Responsabilidade pelo Seu Auto-Desenvolvimento

Porém, cabe ao próprio profissional assumir a responsabilidade sobre o seu desenvolvimento profissional e pessoal, mantendo-se informado sobre as mudanças e inovações que surgem nos campos científico, mercadológico e gerencial. Isto é promover a empregabilidade.

Você já ponderou sobre o impacto do mapeamento gênico nas ciências médicas, da biotecnologia na produção de medicamentos, da robótica nos laboratórios, dos sistemas interativos nos pontos de venda, nas possibilidades da interconexão remota para a prestação da assistência e atenção farmacêutica?

Novos conhecimentos são adquiridos com os estudos. Trace um plano que inclua cursos, leituras, participação em congressos e eventos do setor e outras áreas correlacionadas. Familiarize-se com os recursos da internet, que ao eliminar as barreiras geográficas e de tempo, transformou-se em uma poderosa ferramenta para atualização.

Além disto, demonstre de fato que você é o maior responsável pelo seu próprio desenvolvimento, prontificando-se para desempenhar atividades em outros setores da farmácia - caixa, estoque, compras, administrativo, etc.

Procure entender quais os objetivos corporativos traçados pela direção e engaje-se verdadeiramente para o seu cumprimento, colocando-se à disposição para contribuir com competência e motivação a fim de superar de dificuldades e aproveitar as oportunidades do mercado.

Além de profissional de alta empregabilidade, esta postura pró-ativa também corrobora para o entendimento do papel do farmacêutico nas farmácias, agregando valor à sua função e ao estabelecimento, o que faz com que você e a empresa se posicionem de forma diferenciada no mercado.

Fonte: http://www.msd-brazil.com/msdbrazil/hcp/farmaceuticos/gestao/marketing_0205.html#section_1

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