webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

3.06.2009

As 21 crenças mais comuns sobre emagrecimento


As 21 crenças mais comuns sobre emagrecimento

CIÊNCIA E SAÚDE

1. Comer duas fatias de abacaxi depois das refeições ajuda na digestão de gorduras e ainda joga boa parte delas fora!
Mito: Assim como todos os alimentos ácidos, o abacaxi ajuda na digestão, porém, não interfere na absorção das gorduras. ou seja: não emagrece!

2. Dormir depois de comer engorda!
Mito: Recentemente, ficou comprovado que repousar 20 minutos após as refeições ajuda na absorção de nutrientes. O que engorda não é dormir, mas comer em excesso!

3. Azeite de oliva é uma excelente alternativa à manteiga. Mas é calórico e pode engordar!
Verdade: Cada ml de azeite possui 9 calorias como qualquer outra gordura. Mas, o azeite é uma gordura de excelente qualidade que pode e deve ser ingerida como alternativa para a manteiga ou margarina.

4. Tomar cerveja dá barriga!
Verdade: Cerveja em excesso dilata o estômago e facilita o aparecimento da temida barriga.

5. Forrar o estômago com um copo de vinagre antes das refeições impede que a pessoa engorde com aquilo que vai consumir
Mito: Além de ser uma mentira, fazer isso pode causar uma irritação no estômago e, com o tempo, se transformar em uma úlcera, pois o vinagre é muito ácido.

6. Um copo de água gelada em jejum emagrece!
Verdade: Não só em jejum. A água gelada queima calorias, pois, para o controle da termogênese, o corpo precisa elevar a temperatura da água até 36,7 graus e, para isso, ele gasta uma boa quantidade de calorias.

7. Chupar gelo durante duas horas por dia ajuda a perder peso
Verdade: Assim como a água gelada, como falamos no item anterior, ajuda a emagrecer, sim. Mas, não precisam ser duas horas seguidas. Bastam alguns minutos por dia (digamos, de 5 a 10, alternados).

8. Passar três dias tomando uma sopa bem ralinha emagrece!
Mito: A pessoa perderá líquido e peso, porém, não eliminará gordura, o que, de fato, seria o mais importante. Além disso, pode deixar o organismo perigosamente fraco.

9. Café me máquina é mais calórico do que o preparado no coador
Mito: O café é o mesmo em qualquer ocasião. O que pode mudar é a quantidade de açúcar que você coloca nele. E isso, sim, vai fazer com que um ou outro fique mais calórico. No entanto, os cafés expresso ou turco possuem duas substâncias (cafesol e kaheol) que aumentam os níveis de colesterol total e do LDL (mau colesterol). As substâncias surgem no café quando ele tem contato com a água fervida e ficam presas ao filtro de papel ou pano. Como estes tipos de café não são filtrados, contêm vários níveis elevados dessas substâncias. Logo, quem tem colesterol alto, deve tomar a bebida coada

10. Chá verde emagrece!
Verdade: Esse chá auxilia no incremento do metabolismo, facilitando assim a queima de alguns quilinhos

11. Beber água durante as refeições engorda!
Mito: Não engorda, pois água não tem calorias.

12. Comer carboidratos à noite engorda mais do que consumi-los no almoço!
Mito: Carboidrato é carboidrato a qualquer hora do dia. Sempre vai ter o mesmo número de calorias (4 por grama). O ideal é consumi-lo com moderação no decorrer do dia. Na verdade, o metabolismo é mais lento à noite, mas isso vale para qualquer alimento, não só carboidratos.

13. A dieta vegetariana cria uma lacuna de proteína animal que pode ser fatal!
Mito: O vegetariano, se estiver bem instruído, pode encontrar todos os nutrientes mesmo sem comer carne.

14. As proteínas de origem animal engordam mais do que as vegetais!
Mito: Ambas possuem 4 calorias por grama.

15. Se você comer só um tipo de fruta por dia (nunca dois ou mais), perderá peso já na primeira semana!
Mito: O ideal é que se consuma, além de todos os alimentos, de 3 a 4 porções de frutas variadas diariamente, para auxiliar na boa saúde e perda de peso.

16. O tomate tem lipocopeno, que previne o câncer de próstata. E, em boa quantidade, é um poderoso emagrecedor!
Mito: Infelizmente, o tomate não emagrece. Mas é um excelente alimento

17. Iogurte light ajuda a perder peso porque estimula o intestino!
Mito: Auxiliar no funcionamento não quer dizer que vá emagrecer. Não se iluda!

18. Pessoas que nascem com tendência para engordar jamais serão magras
Mito: Qualquer indivíduo que tenha uma alimentação e um estilo de vida saudáveis pode, sim, ter um corpo esguio e manter o peso correto para ela.

19. Comer dois dentes de alho depois das refeições auxilia na diminuição de absorção de gorduras pelo organismo!
Mito: As propriedades do alho não estão ligadas a emagrecimento.

20. Água morna com limão em jejum ajuda a detonar uns quilinhos
Mito: Água morda pode soltar o intestino e limão em jejum pode levar a uma irritação no estômago.

21. Tomar pílulas anticoncepcionais engorda
Mito: O termo engordar significa ganhar gordura e não é isso que acontece. Na verdade, algumas dessas pílulas acabam ajudando a reter líquidos no corpo e, isso, aparentemente é um ganho de peso. No entanto, não passa de aparência, já que não há aumento de gordura no corpo.

SAIBA MAIS SOBRE MITOS:

1 - Beber água em jejum emagrece?
Não. O balanço energético negativo é o que determina o emagrecimento. Ou seja: ingerir quantidades menores de calorias em relação à necessidade orgânica diária leva ao emagrecimento. O processo de engordar e emagrecer obedece à matemática.

2 - Cerveja aumenta a barriga?
Nem sempre. Estudos realizados na Europa demonstram que o consumo moderado de cerveja com as refeições não provoca ganho de peso. A barriga dos amantes da cerveja pode ser causada pelos acompanhamentos supercalóricos.

3 - Chocolate diet engorda menos?
Não. Geralmente o chocolate diet apresenta valor calórico semelhante ao do chocolate convencional. Não contém açúcar (e sim adoçante), mas em contrapartida tem mais gordura. Não é recomendado para quem quer emagrecer, e sim para os diabéticos.

4 - Comer carboidratos à noite engorda?
Depende. Se a quantidade de carboidratos na refeição noturna ultrapassar a necessidade do organismo, a pessoa vai engordar. Os carboidratos (macarrão, pães, cereais) são a principal fonte de energia para o corpo humano. Eles devem corresponder a 50% do valor calórico total consumido em um dia.

5 - Carne de porco engorda mais que carne bovina?
Não. Quanto mais gordura há na carne, mais ela engorda. Antigamente os porcos tinham muito mais gordura. Hoje essa carne é bem mais magra. O lombo de porco tem menos gordura e colesterol que uma coxa de frango.

6 - Queijo branco é mais saudável que requeijão integral?
Não. Os dois têm as mesmas propriedades. São derivados de leite e excelentes fontes de cálcio. Uma fatia média de queijo-de-minas (30 g) apresenta 70 calorias. O mesmo que uma colher de sopa (25 g) de requeijão.

7 - Frango e carne contêm hormônios?
Nenhuma ave possui nenhum tipo de hormônio artificial. Os frangos são maiores atualmente devido a técnicas de melhoramento genético e nutrição mais eficiente. Já a carne bovina contém hormônio em países como os Estados Unidos, onde a aplicação é permitida. No Brasil e na Europa, a aplicação é proibida e a fiscalização é rigorosa.

8 - Soja protege contra o câncer de mama?
O papel da soja na prevenção e no tratamento do câncer de mama não está claro. Dados epidemiológicos sugerem que substâncias presentes nela (chamadas isoflavonas) parecem proteger contra os tumores de mama. Mas os estudos ainda são restritos. Não há nada conclusivo.

9 - Uma barra de cereal por dia é suficiente para atingir a necessidade diária de fibras?
Não. Uma barra de cereal contém em média 1 grama de fibras. Adultos saudáveis do sexo masculino devem consumir 25 gramas de fibras por dia. Para as mulheres, a recomendação é de 38 gramas.


10 - Manteiga engorda mais que azeite de oliva?
Cem gramas de manteiga contêm 717 calorias. O azeite de oliva apresenta 884 calorias em 100 gramas. A diferença é pequena. Mas o azeite é mais saudável. A manteiga possui grande quantidade de gordura e colesterol.


Informações retiradas do site: http://www.revistaepoca.globo.com/

IMPORTANTE "bosapraticasfarmaceuticas"

Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações possuem apenas caráter educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário