webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br
▼
2.08.2010
Alerta : Infarto pode aconter sem sitomas aparentes e Medidas para prevenir o infarto do miocárdio
Infarto sem sintomas nos pacientes
Há, ainda, episódios em que o paciente não faz a relação entre um mal-estar e a doença
Rio - Metade das pessoas que sofrem infarto não sentem sintomas que possam servir como alerta, segundo o Instituto Nacional do Coração (INC). Pessoas com histórico familiar da doença são mais propensas ao problema e devem ir ao cardiologista pelo menos uma vez por ano a partir dos 35 anos.
“A primeira coisa a ser levada em consideração é a avaliação do histórico familiar do paciente, com investigação de casos de morte súbita em pessoas jovens ou em crianças e doenças cardiovasculares, como hipertensão, doença das artérias coronárias e do músculo cardíaco”, alerta o cardiologista especialista em morte súbita, Fernando Cruz, do INC.
Hipertensos e diabéticos correm maior risco de sofrerem infarto silencioso porque as duas doenças podem levar anos sem sintomas. O mecânico de manutenção Pedro Viana, 52 anos, que tem pressão alta, é um caso. “Eu estava no trabalho e senti um desconforto, uma azia. Não imaginei que estivesse enfartando. Só soube porque o médico do meu trabalho me examinou. Antes disso, cheguei a ter dores de cabeça, mas nem pensei no coração”.
De acordo com o médico, além dos casos assintomáticos, há aqueles em que o paciente não faz a relação entre a dor e a possibilidade de um problema cardíaco. “A dor do infarto depende da região do coração afetada. Tem paciente que sente náuseas e enjoos e acha que comeu algo ruim, quando na verdade sofreu infarto na parede inferior do coração”, explica Cruz. “Outros têm dor de cabeça por vários dias, dor nas costas e até mesmo diarreia”, revela.
Alguns tipos de dor devem acender o sinal vermelho. “Pessoas que sentem dor no peito desencadeada por esforço físico, emoção,frio e alimentação devem buscar atendimento médico. Pode ser angina pré-infarto. Mesmo se a dor for leve, o paciente não deve esperar. O ideal é que busque consulta”, alerta Ivan Cordovil, chefe do serviço de hipertensão do INC.
Pais devem ficar atentos às crianças
As crianças também devem ser muito bem observadas, principalmente se já apresentarem histórico familiar de doenças cardíacas. “A criança muitas vezes não se queixa dos sintomas. Pais e professores devem ficar atentos àquela criança que, no meio de uma corrida, para e fica quieta enquanto os outros brincam. Ela pode estar com um sintoma cardíaco”, alerta Fernando Cruz.
Segundo ele, as crianças devem ser avaliadas por um pediatra ao menos duas vezes por ano. Aquelas que praticam esporte precisam passar por avaliação médica frequente.
POR PÂMELA OLIVEIRA (O Dia)
Medidas para prevenir o infarto do miocárdio(ataque cardíaco)
1- Pare de fumar. Se você é fumante , parar de fumar diminui muito o risco de ocorrer um infarto do miocárdio ( ataque cardíaco ). Este risco diminui 50% em dois anos , podendo tornar-se igual ao de alguém que nunca fumou em 7 a 12 anos. O estudo INTERHEART ( estudo sobre a importância dos fatores de risco no infarto do miocárdio ) demonstrou que nos fumantes , o risco relativo de um infarto dobra a partir de 5 a 10 cigarros por dia . Este risco aumenta em até oito vezes , nos indivíduos que fumam cerca de duas carteiras por dia ( 40 cigarros ).
2- Faça exercícios físcos regularmente.Recomenda-se a realização de exercícios físicos aeróbicos ( andar , correr , pedalar , dançar , nadar e fazer hidroginástica ) , pelo menos 3 vezes por semana ( 5 a 7 vezes para os indivíduos que precisam perder peso ) , por no mínimo 30 minutos , com uma intensidade moderada ( ao fazer o exercício você fica um pouco ofegante , mas consegue falar frases inteiras ) .
As atividades físicas do dia-a-dia ( ex: caminhar por 15 minutos para ir ao trabalho e mais 15 minutos para voltar do trabalho ) , também trazem resultados positivos .
3- Alimente-se de uma forma saudável.Procure ingerir um quantidade de calorias diárias , que lhe ajude a atingir um peso adequado . O estudo INTERHEART demonstrou que a ingesta diária de frutas , verduras e legumes, ajuda a prevenir um infarto do miocárdio . Limite a ingesta de sal em menos de seis gramas ao dia ( cerca de seis colheres rasas de chá de sal , ou seja , 4 colheres rasas de chá de sal para o preparo dos alimentos , mais duas colheres de sal próprio dos alimentos ). Evite os alimentos ricos em colesterol ( ingira menos de 300mg de colesterol ao dia ) , os quais são exclusivamente de origem animal ( derivados do leite com alto teor de gordura , gordura aparente das carnes , gema dos ovos , pele das aves , miúdos , embutidos e certos frutos do mar ) . Evite também as gorduras saturadas ( frituras ) e as gorduras trans ou hidrogenadas , as quais são encontradas em alguns produtos industrializados como molhos , sorvetes , bolos e certos biscoitos . Procure ingerir peixe , principalmente os ricos em ácidos graxos omega 3 ( sardinha , truta , salmão e bacalhau ) , pelo menos duas vezes por semana. Os fitoesteróis são substâncias antioxidantes de origem vegetal que podem ser encontradas em margarinas enriquecidas , que são uma ótima opção para substituir a manteiga ou as margarinas com gorduras hidrogenadas. Procure ingerir alimentos ricos em fibras ( cereias , frutas , verduras e legumes ). Derivados da soja , grão integrais , nozes , assim como outros alimentos , apresentam efeitos comprovadamente benéficos sobre as gorduras do sangue e a aterosclerose ( leia as páginas sobre alimentos funcionais ).
4- Procure ingerir bebidas alcoólicas moderadamente. A ingesta regular de bebidas alcoólicas , como o vinho tinto , não deve ser estimulada com o objetivo de prevenir um infarto do miocárdio . Se você é homem e costuma beber , procure restringir a ingesta de álcool em 30 gramas de etanol por dia (700 ml de cerveja = 2 latas de 350 ml ou 300 ml de vinho = 2 taças de 150 ml ou 100 ml de destilado = 3 doses de 30 ml) . Se você é mulher , essa ingesta deverá ser de 15 gramas de etanol , ou seja, 50% da quantidade permitida para homens. Lembre-se: o álcool é calórico , pode aumentar os níveis de açúcar , ácido úrico e triglicerídeos , além de poder causar dependência física e psíquica ( alcoolismo ).
5- Persiga o seu peso ideal. Um índice de massa corporal ( IMC = peso dividido pela altura ao quadrado ) inferior a 25 kg/m2 e uma circunferência abdominal inferior a 94 cm nos homens e 80 cm nas mulheres , são as metas a serem obtidas quando o assunto é peso e medidas. Para uma perda de peso , uma dieta hipocalórica e a prática diária de exercícios físicos , são fundamentais. A utilização de medicamentos poderá ser útil. A cirurgia bariátrica pode ser indicada para casos selecionados .
6- Não deixe de ir em consultas médicas periódicas.Consulte regularmente seu (s) médico (s) de confiança. Retorne ao consultório para as reavaliações clínicas dentro do tempo estipulado por seu médico.
7- Realize todos os exames complementares solicitados pelo seu médico.O resultado destes exames serão fundamentais para avaliação do seu quadro clínico e , conseqüentemente , para a definição de um plano de prevenção e tratamento adequado para você.
8 - Não deixe de usar as suas medicações de uso contínuo. Para o combate dos fatores de risco para o infarto do miocárdio ( , como a hipertensão arterial , as dislipidemias , o diabete melito , a obesidade , o hábito de fumar , entre outros , poderá ser necessária a utilização de medicamentos . A maioria destas drogas serão de uso contínuo e indefinido. Use as medicações prescritas por seu médico regularmente. Não pare de usá-las sem a sua permissão.
9- Combata o estresse e a depressão. Se você está estressado ou até depressivo , procure o seu médico de confiança. Estas duas situações aumentam o seu risco de você sofrer de um infarto do miocárdio . Provavelmete será necessária a avaliação de um profissional especializado na área , como um psiquiatra ou psicólogo. Exercícos físicos , técnicas de relaxamento , psicoterapia e o uso de medicamentos , poderão ser necessários.
10 - Dedique pelo menos um dia da semana totalmente voltado para você e o convívio junto de seus familiares. Permaneça a maior parte do tempo possível junto das pessoas que você ama. Procure viver em paz e harmonia com o mundo que está em sua volta .
Fonte: Saúde e Bem Estar
Nenhum comentário:
Postar um comentário