webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br
▼
4.06.2010
Estratégia gradual para parar de fumar
Pare de fumar aos poucos
A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. Lembre-se também que fumar cigarros de baixos teores não é uma boa alternativa. Todos os tipos de derivados do tabaco (cigarros, charutos, cachimbos, cigarros de Bali, etc) fazem mal à saúde.
Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar.
Cuidado com as armadilhas
Nos momentos de stress
Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas.
Sentindo vontade de fumar
A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado - converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção.
Exercícios de relaxamento
São um ótimo recurso saudável para relaxar. Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.
Proteja-se...
Após parar de fumar uma simples tragada pode levar você a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros!
ANTES DE PARAR
Marque uma data para parar de fumar e prepare-se mentalmente para isso: você é um NÃO FUMANTE, e não um fumante que está parando de fumar!
Escreva esta data em algum lugar e compartilhe a idéia com alguém (médico, familiar, amigo, etc.). Diga a todo mundo que você está parando de fumar. Isso lhe dará suporte quando precisar.
Encontre uma pessoa que também queira parar junto: um pode apoiar o outro.
Guarde as pontas de cigarro que você fumar em um pote de vidro, com tampa: isso é o que você estava colocando para dentro do seu corpo e poderá ser o seu troféu de vitória nessa luta!
Até a data escolhida, TROQUE de marcas de cigarro (uma por dia). Lembre-se: você está preparando-se mentalmente para parar de fumar!
Pense e escreva por que VOCÊ está parando de fumar. Essas são as SUAS razões. Faça também uma lista dos benefícios de parar de fumar que acha mais importantes no seu caso.
Planeje detalhadamente o dia de parar: o que você vai fazer naquele dia para não pensar em fumar?
Use pensamento positivo ou reze se quiser: você vai precisar de todo o tipo de ajuda! Força de vontade não vem pronta: deve ser CONSTRUÍDA!
DURANTE O PERÍODO DE PARADA DE FUMAR
Jogue fora cigarros, cinzeiros, isqueiros e tudo o que se refere ao hábito de fumar;
Faça uma boa faxina e mantenha a casa limpa;
Faça atividades que substituam a estimulação pelo cigarro:
mantenha-se sempre ocupado, mas evite cansaço excessivo;
procure dormir bem;
masque chicletes (sem açúcar) ou coloque cravo ou canela na boca;
escove os dentes ou faça gargarejos várias vezes ao dia;
Mantenha as mãos sempre ocupadas, especialmente quando sentir vontade de fumar;
Compre algum presente para você mesmo por não fumar por determinado período (usando o dinheiro economizado neste período, você pode ser dar conta de quanto você gasta com cigarros);
Relaxe a tensão: faça exercícios leves e técnicas de relaxamento;
Mude os hábitos que o faziam fumar: MUDE AS ROTINAS;
Se alguém mais fuma na sua casa, estabeleça áreas onde é proibido fumar.
Fonte: "orientaçõesmedicas"
Nenhum comentário:
Postar um comentário