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4.12.2010

A influência dos meios de comunicação




Vocês já pararam para pensar em como os meios de comunicação influenciam em nossas vidas? Vivemos em um mundo cuja globalização atingiu tal ponto que são poucas as comunidades que não tem acesso a algum meio de comunicação.

O momento atual tem sido chamado de era das comunicações, já que o avanço tecnológico e o crescimento do acesso aos veículos de comunicação trouxeram inúmeras implicações para o ser social.

Um dos meios mais influenciadores é a TV. No Brasil, um país em desenvolvimento, onde a exclusão social, caracterizada pelo não-acesso a fatores de qualidade de vida (como educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, etc.), a TV é o veículo de comunicação social mais acessível, mais presente, assumindo um importante papel na vida cotidiana.

A TV, nesse estágio está acessível a milhares de pessoas ao mesmo tempo, e forma multiplicadores de sua realidade ideologicamente montada envolvendo assim, todo o corpo social. É evidente a maneira que a televisão tem alargado sua influência em quase todas as partes do mundo. Ela é tão atuante na vida familiar que tem sido considerada um membro permanente.

De acordo com dados de 2003 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 11,6% da população brasileira com 15 anos ou mais é analfabeta, ou seja, tem a televisão como uma das únicas fontes de informação.

Aquilo que é apresentado na telinha torna-se verdade absoluta para aqueles que não possuem outros referenciais informativos ou repertório que lhes permita fazer uma leitura crítica do meio.

Os meios de comunicação são responsáveis por passarem a informação e muitos detêm poderes de manipulação e alienação das massas; sugerindo produtos e maneiras de agir, tanto de forma direta como indireta. A publicidade sempre nos mostra modelos perfeitos de ser, de vida ideal e que o expectador pode adquirir, desde que compre determinado produto.

Os próprios programas de TV e as novelas chegam a mudar as formas de comunicação das pessoas, são adotados conceitos que antes a pessoa não tinha, chegam a alterarem hábitos, posturas, gostos e comportamentos.

Quem nunca usou a marca “x” porque a personagem da novela estava usando, ou nunca disse determinada “palavra” ou “expressão” porque determinada pessoa usou na novela? A publicidade na mídia atua de tal forma que vende o “produto”, mas para garantir o Ibope, entreter e fidelizar o público, vende também idéias, valores e conceitos.

Torna-se necessário que sejamos pessoas críticas e não nos deixemos influenciar por tudo aquilo que vemos. Reconheço a importância dos meios de comunicação como parte de nossa evolução pessoal, entretanto não podemos estar sempre predispostos à eles. Devemos possuir nossa própria autonomia, nossa própria identidade.

Taiane Martins
mundodacomunicacao@blogdacomunicacao.com.br


Comentário Henrique Beirangê disse: 10/04/2010 às 10:39Concordo com você Taiane. A TV é uma ferramenta de comunicação social que pode tanto ser usada para educar como para desinformar.

Nossas esperança se debruçam, atualmente,na ampliação do raio de ação da internet. A rede mundial veio para fraturar o monopólio da verdade exercido por grandes veículos, televisivos e também impressos.
O futuro promete ser mais “auspicioso” rsrsr
Ótimo texto…
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Comentario de Guilherme Freitas: 11/04/2010 às 22:38Taiane, texto bem bacana de estreia. Você definiu bem, a TV é sem duvida o veículo de comunicação mais forte e influente de todos. No Brasil ela é mais forte ainda porque o nível de leitura não tão grande como na Europa ou na Argentina, onde os jornais tem ainda grande força.

Aqui a TV é uma forma de se acumular mais poder, tanto é que muitos empresários e políticos detém direitos de emissoras nos rincões do país. Mas acredito que se a internet chegar com força ao Brasil e quase todas as residências tiverem um computador, a TV ganhará um fortíssimo concorrente..

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