webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

5.18.2010

VIA EXPRESSA TRANSOLÍMPICA


Prefeito do Rio anuncia nova via expressa com cobrança de pedágio
Ligação será entre Barra da Tijuca e Deodoro.Bairros vão concentrar pólos esportivos das Olimpíadas de 2016.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta segunda-feira (17) na sede da prefeitura, na Cidade Nova, que a Transolímpica, via expressa que vai ligar a Barra da Tijuca a Deodoro, na Zona Oeste da capital terá a cobrança de pedágio. A construção da via foi divulgada nesta segunda.
Transolímpica terá uma praça de pedágio ao longo (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)
De acordo com a prefeitura, a via expressa contará com uma praça de pedágio em Magalhães Bastos, na Zona Oeste. O valor da tarifa não foi divulgado.
A obra será construída através de uma parceria público-privada (PPP), com duração de 35 anos. O vencedor da licitação será responsável por construir a via e realizar a manutenção e operação pelo período do contrato.
new GMCEmbed( { midiaId: 1265136, sitePage: 'g1/riodejaneiro' } ).print();
O vencedor da licitação será remunerado pela cobrança do pedágio e mais uma contrapartida mensal da prefeitura. O modelo da parceria já prevê que a quantidade de carros que passar no pedágio vai aumentar ou reduzir o valor da participação da prefeitura mensalmente.
O prefeito não informou o custo da obra. O nome da via se deve ao fato de os dois bairros concentrarem dois dos principais polos esportivos dos Jogos Olímpicos de 2016.
“O valor da obra não está fechado, por isso ainda não vamos anunciar números”, explicou o prefeito. “Assim evitamos divulgar um valor que acabe sendo superado ao final da obra, e não damos chance para que digam que houve superfaturamento”, disse Paes, sorrindo, bem-humorado. Apesar do mistério, o prefeito avisou que o valor da obra será divulgado amanhã (18), em uma audiência pública aberta à população.
Nova via expressa vai ligar a Barra da Tijuca a Deodoro, dois polos esportivos para a Olimpíada de 2016 (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)
Ao todo, a Transolímpica vai ter 26 quilômetros de extensão, sendo 4 quilômetros através de túneis, com três faixas para veículos em geral e uma para ônibus articulados, os chamados BRTs, sigla em inglês para Bus Rapid Transit, ou Ônibus de Trânsito Rápido. “O interesse é fazer um grande investimentos nos BRTs, para que as pessoas optem pelo transporte público em vez dos carros”, ressaltou Paes.
Um ponto do projeto que o prefeito acredita que vai gerar discussões são as desapropriações que serão feitas para a passagem da Transolímpica. De acordo com Paes, serão “bem menos” do que as três mil desapropriações previstas para a Transcarioca, outra via expressa que vai ligar a Zona Oeste ao subúrbio do Rio. “Na audiência pública desta terça-feira (18) vamos ter as devidas polêmicas, no devido tempo”, disse o prefeito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário