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7.31.2010

Como tirar sua empresa do vermelho… Ciclos de vida (produtos)


A dica principal é ter criatividade e criar meios de o cliente pagar sempre à vista, seja com programas de descontos para quem comprar com dinheiro ou de fidelidade. Confira:
Se a empresa está no vermelho, presumidamente o negócio não está dando LUCRO, ou seja, o volume de receitas/vendas mensais é insuficiente para pagar todas as despesas/custos, e, sendo assim, o negócio está dando um prejuízo nas suas operações.
Então, será preciso:

- aumentar as receitas/vendas;

- diminuir as despesas.

- analisar quais são os gastos que estão extrapolando;

- adotar medidas para economizar nas despesas fixas – energia, telefone, água, salários, aluguel etc.

- verificar se as retiradas mensais dos sócios (pró-labore) estão compatíveis, para evitar que tirem do Caixa da empresa mais dinheiro do que é possível;

- avaliar cada gasto que a empresa tem. Lembre-se que é preciso ter austeridade;

É possível também que os preços cobrados pela execução dos serviços não seja suficiente para pagar as despesas Fixas + Variáveis + Financeiras, e ainda deixar LUCRO. Será necessário implantar os controles básicos de gestão na empresa e levantar se a empresa tem dívidas, com quem, quais os valores, quais os prazos para pagar etc.

Abaixo, mais sugestões:

1. Procure driblar a inadimplência, colocando os vencimentos nos primeiros dias do mês. Marque os vencimentos para antes do dia 10, preferencialmente até o quinto dia útil. Se o seu cliente recebe no início do mês, a prioridade será pagar os vencimentos mais próximos.

2.Venda à vista ou com cartão de crédito. Parece lógica esta dica, mas muitos empresários ainda acham que custa caro ter o contrato com as empresas de cartão de crédito. Realmente não é barato, mas se a sua inadimplência está acima dos 5% já compensa ter essa forma de pagamento e evitar os cheques pré-datados. Em cartão de crédito aprovado não há risco de inadimplência e sempre é possível negociar taxas menores com as administradoras.

3. Ao fornecer crédito, consulte o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC e o Serasa. Evite vender para clientes que já estão inadimplentes em outras empresas.

4. Faça um Cartão Fidelidade, oferecendo alguns benefícios ao cliente adimplente, como descontos em próximas compras, um brinde caso as contas sejam pagas em dia até o final do contrato e etc. Procure usar a sua criatividade!

Procure o SEBRAE (0800-570-0800) e agende um atendimento para obter mais ajuda.

Saiba ainda:

Ciclos de vida (produtos)

Os produtos também têm ciclo de vida: nascem, crescem e morrrem
Numa empresa, os produtos, os processos produtivos e os sistemas de marketing e de organização passam por um ciclo de vida, ou seja, nascem, crescem e morrem. No caso de um produto, são quatro fases: lançamento, crescimento em vendas, estabilização de vendas e declínio de vendas. É daí que vem a necessidade de mudar, quando um ciclo de vida chega ao seu fim.

Até os anos 90, uma empresa sobrevivia cerca de 20 anos com dois ou três produtos, mas hoje a duração do ciclo de vida de um produto é em torno de cinco a 10 anos. Se um empreendimento não lança produtos novos, mais baratos e com melhor qualidade, perderá mercado e acabará sem sustentação econômica.

Da mesma forma que os produtos, mudanças nos processos e sistemas de marketing e organizacionais também contribuem para a longevidade de uma empresa. Novos processos geram, por exemplo, produtos mais baratos e com mais qualidade.

A reformulação da estrutura organizacional pode, por sua vez, dar maior agilidade na tomada de decisão, uma das exigências da dinâmica de mercado. Empresas lentas em ações no mercado ou com métodos comerciais antiquados tendem a ser rejeitadas pelos clientes e expelidas do mercado.

Fonte: Faça a diferença

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