webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

8.08.2010

A pratica regular da corrida é uma boa forma de emagrecer

Correr emagrece mais do que jogar futebol
Uma das melhores formas de perder peso é aliar dieta equilibrada a exercício físico.
A prática regular da corrida é um dos melhores e mais práticos exercícios se o objetivo é esse.
A corrida, por ser um exercício baseado na repetição de movimentos, é mais eficaz para queimar calorias do que esportes como futebol, por exemplo.
Todo movimento cíclico, como os praticados na natação, corrida e caminhada, é vantajoso. No futebol, por exemplo, o padrão de esforço e movimento é alterado a todo instante. O ritmo de frequência cardíaca sobe ao máximo e cai em pouco tempo.
Comparada à natação, a corrida tem a vantagem de ser mais prática. Em relação à caminhada, ganha no gasto calórico. Para queimar o mesmo número de calorias, a pessoa tem de andar o dobro do tempo que se tivesse correndo.
A pessoa que corre pratica pequenos saltos, com impulsos dados por cada perna separadamente. O movimento exige maior força dos músculos, que necessitam de mais calorias que num passo normal. Para oxigenar os músculos, o sistema respiratório tem de trabalhar mais rápido. O coração, por sua vez, leva mais oxigênio aos músculos – e também funciona com mais intensidade.
O especialista diz que correr é mais eficaz que caminhada.
Entretanto, isso não quer dizer que qualquer um que queira eliminar o “pneu” possa correr.
É preciso uma avaliação médica. Se alguns problemas forem detectados, o mais indicado é a caminhada.
A atenção também deve ser dada ao ritmo de batimento cardíaco.
Para que o exercício tenha eficácia, o coração deve bater entre 65% e 85% da Freqüência Cardíaca Máxima (FCM).
É importante também prestar atenção aos sinais de cansaço. Não conseguir falar durante o exercício é um deles. O ideal é correr num ritmo adequado até entrar em equilíbrio metabólico. Isso pode demorar até dez minutos. Somente após atingir esse estágio é que o corpo começa a queimar gordura, que é o objetivo inicial.
Fonte: Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário