webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

10.20.2010

prevenção do Papilomavírus Humano

 “Uma amiga minha falou-me do cancro do colo do útero e eu tenho dúvidas quanto a isso e quanto à vacina: se posso tomar, se corro riscos, podem tirar-me estas dúvidas?
Ainda bem que colocas essa dúvida porque pensamos que existe muita gente que não está informada. O cancro do colo do útero é a segunda maior causa de morte nas mulheres europeias entre os 15 e os 44 anos de idade, logo a seguir ao cancro da mama. Este número tem vindo a diminuir graças aos esforços dos governos para apostar em programas de prevenção.

Este tipo de cancro é diferente de muitos outros porque não se passa geneticamente mas sim através de vírus. Este vírus chama-se Papilomavírus Humano -HPV. Em alguns casos não faz mal, noutros pode fazer com que as células do útero comecem a estragar-se e assim provocar o cancro. O Vírus é transmissível e silencioso, podendo ser transmitido por homens e mulheres. Os riscos de contágio são grandes, 8 em cada 10 mulheres estarão em contacto com o vírus ao longo da vida.È certo que em alguns casos não resultam em cancro mas achamos que mais vale não arriscar! Por isso é muito importante a prevenção!

Além de ser importante todas as raparigas consultarem regularmente um ginecologista e fazer rastreios para prevenção deste tipo de cancro, existe já em Portugal a vacinação contra este vírus – Vacina HPV. A vacinação deve ser feita para raparigas entre os 9-10 e os 25-26 anos de idade. Em Portugal, desde 2008 que esta vacina pode ser administrada gratuitamente para raparigas entre os 13 e os 17 anos de idade, nascidas entre 1992 e 1999. Tem atenção que estas vacinas ajudam a prevenir e não a tratar deste cancro! Para estares mais informada é importante consultares o teu médico/a ou ires ao Centro de Saúde mais perto de ti.  informação http://www.passaapalavra.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário