webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

1.28.2011

MEDO DE AVIÃO.

30 segredos que os pilotos de avião não contam

Profissionais dizem o que não costumam falar dentro de aviões

Editora Globo
Aeroporto de Brasília - novembro de 2010 // Agência OGlobo
Você, que tem arrepios quando o avião decola ou faz chacota com quem tem medo de voar, deveria ler com atenção os segredos que os pilotos de aeronaves não costumam contar para ninguém. E assim, descobrir quando realmente é hora de se preocupar e quando é exagero. A revista Reader’s Digest perguntou a pilotos de diversas empresas aéreas nos Estados Unidos quais as coisas que eles não diriam a seus passageiros.

Em tempos de caos aéreo, os profissionais dão dicas úteis para pessoas de qualquer lugar do mundo que estão pensando em pegar um voo. Por exemplo, não adianta nada pedir informações sobre o aeroporto a um piloto, eles viajam tanto que quase nunca conhecem os lugares onde estão.


Confira alguns conselhos úteis abaixo:

1. “Nós também sentimos falta dos amendoins” – Piloto da US Airways

2. “Estou constantemente preocupado em carregar menos combustível do que acho confortável. Empresas Aéreas estão sempre olhando para os limites, e você queima combustível quando carrega combustível. Algumas vezes, se você carrega só o suficiente e enfrenta tempestades ou atrasos, de repente está sem combustível e precisará ir a um aeroporto alternativo” – Comandante de uma grande empresa

3. “Às vezes a companhia não nos dá pausas para almoço ou até tempo para comer. Nós temos que atrasar voos para conseguir comer alguma coisa.” – Primeiro Oficial de transportadora regional

4. “Nós contamos aos passageiros o que eles precisam saber. Nós não contamos coisas que irão assustá-los demais. Você nunca vai me escutar dizer: ‘Senhoras e senhores, acabamos de ter uma falha no motor’, mesmo se isso for verdade” – Jim Tilmon, piloto aposentado da American Airlines

5. “A verdade é que nós estamos cansados. Nossas regras de trabalho nos obrigam a estar em serviço por 16 horas sem intervalo. São muitas horas a mais que um motorista de caminhão, que podem descansar na próxima parada, nós não podemos parar na próxima nuvem” – Comandante de uma grande empresa.
6. “Algumas regras da FAA [Administração Federal de Aviação, EUA] não fazem sentido para nós também. Como o fato de estarmos a 30 mil pés, a 400 milhas por hora em um avião que pode pegar turbulência a qualquer minuto, comissários de bordo podem andar e servir café quente. Mas quando estamos no chão, em um pedaço de asfalto a cinco milhas por hora, eles devem ficar de cinto como se estivessem numa corrida de carro.” – Jack Stephan, comandante da US Airways

7. “Em alguns aeroportos com pistas muito curtas, nos não teremos um pouso suave, mesmo se formos muito bem.” – Joe D’Eon, piloto de uma grande empresa 
Editora Globo

8. “Eu posso estar de uniforme, mas isso não significa que sou a melhor pessoa para pedir informações em aeroportos. Nós andamos por tantos que geralmente não temos ideia.” – Piloto de transportadora regional

9. “Você pode entrar no site de uma companhia aérea e comprar uma passagem, passar por sua bancada e entrar em uma aeronave que tem o mesmo nome pintado, mas metade do tamanho, você está é numa linha regional. Ela não têm os mesmos padrões de segurança das maiores: seus pilotos não têm tanto treinamento e experiência, e o cliente não sabe disso” – Capitão de uma empresa grande

10. “A maioria das vezes, o pouso é um bom indicador da habilidade do piloto. Então, se você quiser dizer algo legal para um piloto quando descer do avião, diga: ‘Boa aterrissagem’. Nós gostamos disso.” – Joe D’Eon

11. “As empresas aéreas ajustam seu tempo de viagem para se saírem bem no quesito chegadas pontuais. Então elas dizem que um vôo dura duas horas quando ele realmente dura uma hora e 45 minutos” – Comandante da AirTran
Quando se preocupar

12. “Uma coisa é quando o piloto coloca o sinal para os passageiros apertarem os cintos. Mas, quando ele diz para que os comissários de bordo se sentarem, é melhor escutar. Significa que há uma turbulência forte.” – John Greaves, advogado de acidentes aéreos e comandante aposentado

13. “Pouso na água não existe. O nome correto é colisão com o oceano” - piloto

14. “Um avião voa para uma corrente ascendente, a qual não conseguimos ver no radar à noite, é como um solavanco de 500 milhas por hora. Joga tudo para o alto e para baixo com violência. Isso não é o mesmo que turbulência, que chacoalha tudo por algum tempo” – John Nance, analista de segurança na aviação e comandante aposentado.

15. “Viajar como um bebê no colo é seguro? Não, é extremamente perigoso. Se há algum impacto ou desaceleração, há uma boa chance de você não conseguir segurar seu filho e ele se torna um projétil. Mas a lógica do governo é que se mandarmos você comprar um assento para seu bebê, você irá de carro, e você tem mais chances de se machucar viajando de automóvel do que de avião” - Patrick Smith

16. “Pilotos ficam bobos em ver que tanta gente tem medo de turbulência. É impossível que ela cause uma queda. Nós evitamos turbulência porque ela é incômoda” - Patrick Smith

17. “Fui atingido por raios duas vezes. Muitos pilotos são. As aeronaves são construídas para suportar isso. Você ouve um barulho alto, vê uma luz forte e é isso. Não vai cair.” - Piloto de transportadora regional  

Editora Globo

18. “Muitos não dirigiriam por uma estrada a 100 Km/h sem usar cinto de segurança. Mas quando estamos no ar a 800 km/h e desligamos o sinal do cinto, metade tira. Mas se atingirmos uma bolsa de ar, a cabeça dos passageiros vai para o teto” – comandante de empresa grande

19. “Não lugar seguro para sentar-se. Em um acidente, as pessoas do fundo estarão mortas e, depois, é a vez das pessoas da frente.” John Nance

20. “O lugar mais tranqüilo para sentar é perto da asa. Onde mais balança é no fundo. O avião é como uma gangorra, se você vai no meio, não balança muito.” – Patrick Smith

21. “Se você é tem medo de voar, marque um vôo de manhã. O calor do solo mais tarde causa correntes de ar, e é mais comum tempestades com trovões à tarde.” Jerry Johnson, piloto.

22. “Nós não fazemos você guardar seu laptop porque temos medo de interferência eletrônica. É por que não queremos transformar ele num projétil. Eu não sei de você, mas eu não quero ser atingido por um MacBook a 300 km/h” – Patrick Smith

23. “As pessoas não entendem por que não podem usar seus celulares. O que pode acontecer se 12 pessoas decidirem ligar para alguém antes de pousarmos é que eu posso ter uma falsa leitura dos instrumentos dizendo o avião está numa altura maior do que está de verdade.” – Jim Tilmon

24. “Não queremos acabar com sua diversão quando desligamos seu fone. Nós só queremos que você nos escute, caso exista uma emergência” – Patrick Smith

25. “Está frio no avião? Avise seu comissário de bordo. Estamos em batalha constante com eles sobre a temperatura. Eles se movimentam o tempo inteiro, por isso estão sempre ligando e pedindo para esfriar. Mas sei que a maioria dos passageiros congela” – Comandante de uma grande empresa
26. “Muitas pessoas ficam doentes após viajar não por causa do ar que respiram, mas pelo que tocam. Assuma que a bandeja e o botão para reclinar o assento não foram limpos, mas limpamos o banheiro.” - Patrick Smith

27. “O caminho do ar no avião é de frente para o fundo. Se você está preocupado em respirar o ar mais fresco possível ou não passar tanto calor, sente na frente. Aviões são mais quentes no fundo.” - piloto

28. “Pilotos dormem? Sim. Às vezes é só um cochilo de 10 minutos, mas acontece” – John Creaves

29. “Lembre-se disso antes de reclamar sobre o preço de uma passagem: as tarifas hoje custam o mesmo do que custavam em 1980.” – Patrick Smith

30. Uma coisa que um piloto nunca dirá: “Estamos com visibilidade zero”. Eles dirão: “Tem neblina na área”.

Fonte Revista Galileu

Saiba mais sobre

Existe um grande número de pessoas que, só de pensar na possibilidade de viajar de avião são invadidas por uma ansiedade imensa e por pensamentos atordoantes que as apavoram e causam mal-estar físico. O medo de voar é uma fobia específica que atinge mais de 40% dos brasileiros e que pode se manifestar em diferentes níveis, do mais ameno - no qual as pessoas utilizam o transporte aéreo com um certo receio - ao mais extremo – no qual as pessoas sequer conseguem entrar em uma aeronave.

Embora reconhecido por todos como o meio de transporte mais seguro que existe - as estatísticas mostram que para cada 1,32 milhões de passageiros de avião apenas um poderá morrer em acidente aéreo, enquanto mais de 265 poderão morrer no trajeto até o aeroporto - para quase metade da população brasileira voar é algo assustador.

O sofrimento gerado pelo medo de voar é intenso e provoca uma cadeia de reações físicas desagradáveis: pensamentos recorrentes, crises emocionais e reações físicas como palpitações, sudorese, tremores, desconforto abdominal, falta de ar, náusea, desconforto no peito, vertigem, etc.

Essa fobia, além de gerar constrangimentos às pessoas, pode prejudicar também sua vida social e profissional. Algumas pessoas chegam a recusar excelentes empregos ou a perder maravilhosos passeios por temerem viajar de avião. Outras se refugiam no efeito do álcool e tranqüilizantes para "enfrentar” a viagem. O medo de voar pode estar relacionado a diversos fatores isolados ou concomitantes: medo de acidente, medo de ficar em lugares fechados, medo de altura, medo da perda de controle, e outros.

Felizmente, com o desenvolvimento da Psicologia Comportamental e Cognitiva, a cura do medo de voar e de outras fobias correlatas passou a ser atingida com um alto índice de sucesso - acima dos 90%. 

 Como vencer o medo de aviãO
Como vencer o medo de avião
Se você tem medo de voar de avião fique tranqüilo, isso não é fobia, quando se trata de fobia a pessoa evita o vôo por sentir náuseas, enjôo, tontura e ansiedade dias antes do vôo.
Já o medo de voar é normal, várias pessoas sentem medo, se pararmos para refletir arriscamos mais a nossa vida viajando de carro, que confere um número assustador de acidentes que os aviões, mesmo caindo, ainda são considerados seguros, pois é raro aviões caírem, hoje em dia alguns profissionais da terapia já tem um método especial para tratamento do medo de voar, depois de algumas sessões, mesmo que não fique totalmente curado o paciente vai saber lidar com o medo de entrar no avião, e não vai mais ficar desesperado querendo descer a qualquer custo, e sim vai sentir um friozinho normal na barriga, vai aprender a controlar o medo.
Algumas dicas para você que tem medo de avião:
  • não fique pensando muito dias antes da viagem, pense sim no fim dela como vai será o lugar onde vai estar,
  • aceite o medo de voar, não se reprima isso vai fazer com que se acostume ao ambiente naturalmente, 
  • entrar no avião sentar-se e conseguir dormir é ótimo, isso impedirá que você fique pensando no seu medo
  • se ficar acordado procure relaxar e se acostumar a viagem, não que seu medo irá embora totalmente, isso é inevitável quando se trata de avião, mas irá saber como lidar com a situação e se controlar com os sentimentos de medo que tinha antes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário