webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

6.23.2011

MASSA: PREFERÊNCIA MUNDIAL

Massa: preferência mundial

Pesquisa comprova o que muitos já desconfiavam!

Uma pesquisa encomendada pela ONG contra a pobreza Oxfam à consultoria GlobeScan mostrou que a massa é o prato favorito de pessoas em todo o mundo. A pesquisa ouviu 16 mil pessoas em 17 países, dentre eles o Brasil, que colocaram a lasanha como o seu prato preferido. Mas, gostar de saborear uma bela macarronada ou outro tipo de massa não exclui tomar cuidados na hora de escolher o prato.
As massas são carboidratos que, se ingeridos de forma adequada, servem de fonte de energia, mas, se consumidas em excesso podem levar a pessoa a ganhar peso, muito peso. Na escolha da sua massa favorita opte por molhos “magros”, ou seja, com legumes ou ao sugo, pois estes contêm pouca gordura, em vez de molhos mais pesados, como o bolonhesa e o quatro queijos. Escolher massas integrais também é uma ótima opção para comer bem e manter a forma.
Ainda sobre molhos, é interessante saber que, sozinho, o molho à base de carne moída e tomate possui cerca de 110 kcal. Já o molho à base de creme de leite e queijos, como o quatro queijos, têm cerca de 250 kcal. Outra dica fica por conta do queijo ralado. Este possui 60 kcal. Toda atenção é pouca!

MASSAS: COMO EMAGRECER SEM ABRIR MÃO DELAS?

Massas: Como emagrecer sem abrir mão delas?
Confira as tabelas e faça a melhor combinação!

Quando pensamos em regime, uma coisa logo nos vem à cabeça: O que devemos tirar do cardápio ou não. Os carboidratos, as massas principalmente, são os primeiros da lista de corte. Mas, será que é impossível conciliar a sua dieta com estas gostosuras? Pode colocar um sorriso no rosto, pois, se você fizer a escolha certa, poderá comer massas, sim!

A dica é evitar massas que tenham maior quantidade de carboidratos e molhos que contenham muita gordura. O segredo está na combinação entre os dois! Confira a tabela que preparamos para você:

Quantidade de carboidratos em 200 gramas de:

Nhoque – 72 gramas
Macarrão instantâneo – 125 gramas
Macarrão industrializado – 148 gramas
Macarrão japonês – 148 gramas
Macarrão fresco – 183 gramas

Quantidade de gordura em 100 gramas de molho tipo:

Sugo (molho de tomate) – 3 gramas
Bolonhesa – 4 gramas
Carbonara – 25 gramas
Branco – 29 gramas
Alho e óleo – 56 gramas

 MITOS SOBRE MACARRÃO
Mitos sobre macarrão
Tudo o que você precisa saber para saborear esta delícia sem culpa!

Inegavelmente, o macarrão faz parte da rotina do brasileiro. Depois da divina combinação de arroz e feijão, ele lidera a lista de preferência de pessoas de todas as idades. Mas, diante de uma geração que cuida do corpo e da saúde acima de tudo, o alimento acabou ganhando fama de vilão. Será que ele é tão maléfico assim?

De acordo com pesquisadores que estiveram reunidos durante o Congresso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão, refeições com massas alimentícias que sejam variadas e balanceadas podem e devem ser recomendadas por médicos, nutricionistas e outros profissionais que atuam na área de nutrição. Conheça alguns mitos sobre dietas com macarrão.

Mito – Diabético não pode comer macarrão.

Pode sim, desde que esteja na cota de carboidrato da refeição. Num momento em que a obesidade e diabetes aumentam em todo o mundo, as refeições com massas alimentícias e outros alimentos de baixo índice glicêmico podem ajudar a controlar a glicemia e o peso corporal, especialmente em indivíduos com sobrepeso ou obesidade. O índice glicêmico é um dos vários fatores que influenciam a saudabilidade dos alimentos.

Mito - Macarrão engorda e deve ser banido do cardápio.

O ganho de peso não é causado por um alimento em particular. O macarrão, quando consumido em porções adequadas e combinado com legumes, verduras e outros alimentos pouco calóricos, não contribui para o ganho de peso. Além disso, o macarrão pode ser um aliado para quem faz dieta alimentar associada à prática de exercícios, o único cuidado a ser tomado é observar as calorias do molho. Pesquisas apóiam cada vez mais a importância da dieta como um todo ao invés de alimentos ou nutrientes consumidos individualmente. Muitos ensaios clínicos confirmam que é o excesso de calorias, e não de carboidratos, o responsável pela obesidade. As dietas com sucesso em promover a redução de peso baseiam-se em proporções variáveis, adequadas e saudáveis de carboidratos, gorduras e proteínas. Todos estes três macronutrientes, em equilíbrio, são essenciais para uma dieta individualizada e que pode ser seguida ao longo da vida. Além disso, dietas muito pobres em carboidratos podem não ser seguras a longo prazo.

Mito - Comer macarrão desacelera o metabolismo.

O macarrão é um alimento fonte de carboidrato e seu consumo adequado mantém o metabolismo funcionando adequadamente. Os carboidratos são a principal fonte de glicose para o corpo, sendo esta o principal combustível (ou fonte de energia) para o cérebro, células vermelhas sanguíneas (hemoglobinas), sistema nervoso central e outras funções corporais. Além disso, as refeições saudáveis com massas alimentícias são um componente chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a Dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente. Os padrões alimentares tradicionais conferem mais benefícios para a saúde do que os atuais padrões ocidentais.

Mito - Dieta só de proteína ou só de carboidratos é o segredo para mudar o corpo.

Dietas exclusivas, ou só de carboidratos ou só de proteínas, oferecem maior risco de contrair doenças. As refeições saudáveis com massas alimentícias são uma deliciosa maneira de se incluir ou aumentar o consumo de vegetais, leguminosas e outros alimentos considerados saudáveis e que não são consumidos em quantidades e ou frequência suficiente. Além disso, as massas alimentícias constituem uma alternativa saudável e econômica em quase todas as sociedades.
Sua Dieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário