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8.16.2011

8 ERROS MAIS COMUNS COMETIDOS NAS ACADEMIAS

8 erros mais comuns cometidos nas academias

Professor fala sobre os erros e explica as consequências destes na sua vida. Toda atenção é pouca nesta hora. Leiam!!

Academia. Ambiente em que se respira bem-estar, cheio de corpos perfeitos, gente bonita, muita malhação, mas, ao mesmo tempo, muita desinformação. Há quem imagine que não comer antes de se exercitar é o correto. Errado! É preciso se alimentar sim! De acordo com o professor e fisioterapeuta, Ivan Pereira, da academia paulista Companhia Athletica, outro ponto importante é o trabalho realizado pelo professor durante a aula.
Para Ivan Pereira, o educador físico é o responsável por evitar todos os erros cometidos pelos alunos. “Por isso, é indispensável um profissional qualificado e apto a prescrever e corrigir os exercícios, orientando sobre a forma mais adequada de realizá-los. Antes de se matricular em uma academia, é importante visitá-la. Fique atento na abordagem do professor e procure conhecer todos os serviços oferecidos no local. Tudo isso somado, fará a diferença no resultado desejado”, esclareceu.
Para ajudar a todos que malham nas academias a não errarem na prática dos exercícios, o professor Ivan cita oito erros mais comuns cometidos pelos alunos.
1- Não se alimentar adequadamente - Para tentar emagrecer mais rápido a pessoa deixa de obter a energia necessária para realizar o treino completo. Ela perde eficiência e, consequentemente, tem um gasto calórico menor. Além do risco de ter queda de pressão e precisar interromper o exercício. Alimentar-se corretamente é indispensável para completar a atividade, gerando a queima de calorias e perda de peso maiores.
2- Realização de exercícios extenuantes - Neste caso com a intenção de aceleração da perda de peso. No indivíduo que realiza uma atividade extenuante, a perda de peso é menor durante o período de treinamento. No entanto, quem faz exercícios com regulagem adequada consegue obter uma perda progressiva maior, pois passa a gastar calorias durante e depois do exercício.
3 - Mau posicionamento no aparelho -  O erro deve ser atribuído ao educador físico que não percebe a falha do aluno. No exercício com mau posicionamento, além da perda de eficiência, o aluno passa a correr um risco maior de lesões graves, podendo afetar o joelho, quadril e ombro. Os erros mais comuns acontecem no exercício de agachamento, sobrecarregando a coluna ao invés do músculo (quadríceps e glúteo). Vale ressaltar que não é o peso que determina o resultado. Um peso adequado e posição correta na execução do exercício são mais satisfatórios.
4 - Hidratação ineficiente - Não se hidratar corretamente durante o treinamento aeróbico ou anaeróbico. A hidratação adequada proporciona a termorregulação do organismo e colabora para o bem estar do aluno durante o exercício. A ausência de hidratação gera aumento da temperatura do corpo e, consequentemente, faz com que a atividade provoque mais sofrimento para o organismo. O melhor líquido para hidratar é a água. A média de consumo varia de acordo com a atividade, sendo ideal a ingestão de, aproximadamente, 200 ml por hora.
5 - Falta de comprometimento - A frequência alternada e, muitas vezes, falha, sem periodicidade, faz com que o resultado não seja atingido e deixe o aluno insatisfeito. Assim, ele não tem mais estímulo para frequentar a academia.
6 - Suplementos - Acreditar que o suplemento vai resolver todos os problemas. O suplemento é bom se for consumido em períodos adequados e em que se faça necessário seu uso. Não existem milagres. Somente com o comprometimento e esforço para realizar os treinamentos, o aluno alcançará seus objetivos.
7- Falta do alongamento - Há uma ausência do treinamento da flexibilidade, por meio do alongamento. Um bom treinamento acontece com bons exercícios de alongamento. Sem eles, o aluno poderá sofrer tensões musculares e, consequentemente, dores. A falta de alongamento também pode acarretar em má postura no dia a dia.
8 - Timidez excessiva. O aluno tímido deixa de obter vantagens por não interagir e esclarecer suas dúvidas. Se o educador físico não for atento, o aluno não consegue progredir nos seus objetivos, pois obtém um resultado muitas vezes ineficiente e insatisfatório. Esse é mais um erro do professor, que deve estimular o aluno a ser pró-ativo nas aulas, e fornecer todas as orientações necessárias.

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