webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

9.22.2011

Cibercondria

Cibercondria que é um comportamento de procurar informações na internet para se tratar.

O perigo deste comportamento é que isso é um risco, sem dúvida. Com o acesso a esse tipo de informação está havendo uma alteração do comportamento das pessoas, que vão ao médico e, depois que voltam para casa, se informam na internet. E, resolvem à partir daí se medicar. O grande problema é que na internet tem de tudo e, sendo um território livre, não temos o menor controle sobre a qualidade e a seriedade da informação que está postada.

Isto pode levar a automedicação e riscos para a saúde pois medicamentos que são vendidos livremente são usados de forma abusiva causando prejuízos à saúde do paciente.

Para saber mais sobre o tema leia o exemplar na internet, no endereço

http://www.yakult.com.br/upload/yakult/yak_49.pdf

Nota "boaspraticasfarmaceuticas": O lado positivo da procura na internet é  a checagem do dignóstico médico. Muitas vezes este dignóstico pode estar equivocado e ai a internet pode ajudar muito até na procura de um outro profissional. Os erros médicos são cada vez mais frequentes e a informação ao paciente por sites confiáveis é muito importante e pode ajudar a salvar vidas. O paciente não deve se automedicar mas ter acesso as informações é fundamental. 

Cem mil americanos morrem a cada ano devido à remédios indicados por médicos


O estudo estimando que 100.000 americanos morrem a cada ano a partir de suas prescrições olhava apenas para as mortes por efeitos secundários conhecidos. Ou seja, essas mortes  aconteceram porque o médico cometeu um erro e prescreveu o medicamento errado.

Infelizmente, milhares de pacientes morrem de tais erros também, mas este estudo analisou apenas a morte em nosso atual sistema médico que não deveria falhar em ninguém. Dezenas de milhares de pessoas estão morrendo todos os anos a partir de drogas que tomaram apenas como o médico indicou. Isso mostra o quão perigosos os medicamentos são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário