webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

9.17.2011

Cosmético faz propaganda sem retocar fotos

A marca de maquiagem Bare Escentuals decidiu não saber o rosto das modelos na hora de selecionar suas novas garotas-propaganda. A empresa também optou por publicar as fotos sem retoques do Photoshop. Segundo um porta-voz da marca, apenas as cores das imagens foram ajustadas, não as imperfeições na pele das modelos.
É uma estratégia no mínimo ousada para uma empresa que vive de vender beleza e compete num mercado em que todas as outras usam e abusam de retoques para reforçar a ideia de que as mulheres podem, sim, ser perfeitas – desde que comprem a base X, o batom Y, o rímel Z… Por isso, ganhou até espaço no New York Times.
A reportagem conta que o processo de seleção das modelos começou com um questionário. Sim, um questionário, sem fotos. As mulheres, de 20 a 60 anos, foram convidadas a falar de suas vidas, do que gostavam, o que faziam.
A partir das respostas, a empresa selecionou 78 mulheres para entrevistas. Ficaram 26 e, depois, apenas as cinco que aparecem na nova campanha. Elas têm idades diferentes, biótipos diferentes, vidas diferentes. Uma é bombeira voluntária e cientista ambiental. Outra é atriz, mãe de três.
Com a nova campanha, a empresa diz que quer assumir sua responsabilidade e mudar as imagens que as mulheres estão acostumadas a ver na TV, nas revistas. Confesso que gostei do slogan: “Bonita é o que você é. Beleza é o que você faz.”
O que você achou da iniciativa? Você acha que eles vão  vender mais maquiagem mostrando mais ruguinhas,  mais olheiras, mais mulheres como nós?


Letícia Sorg  revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário