webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

10.28.2011

Doenças hepáticas: Avaliação

Para que servem os exames de TGP, TGO, Gama-GT e Bilirrubina Total?

Há diversas avaliações laboratoriais bioquímicas e clínicas realizadas para fornecer informação sobre o estado do fígado de um paciente. O diagnóstico precoce de eventuais doenças hepáticas é fundamental principalmente se considerarmos que o fígado é o órgão do corpo humano que mais aguenta lesões sem manifestar sinais aparentes. A grande maioria dessas lesões causam inicialmente poucos e leves sintomas e, quando eles aparecem, geralmente o fígado já está demasiadamente comprometido.

Exames de TGO e TGP são realizados para identificar possíveis lesões nos hepatócitos, que são as células do fígado. Já o teste GamaGT busca lesões nos ductos biliares, já que GGT é uma enzima marcadora de colestase, isto é, quando há acúmulo de bile no sistema hepático. Esse acúmulo pode ser decorrente de uma obstrução das vias biliares devido à presença de cálculos; ou mesmo em uma hepatite, quando a função do figado fica prejudicada. assim, Outro exame importante é o que mede a dosagem das bilirrubinas, já que avalia ao mesmo tempo lesão hepatocelular, fluxo biliar e função de síntese do fígado.

Saiba mais....

Transaminase Glutâmico Oxaloacética (TGO)
Também chamada de aspartato aminotransferase (AST), é encontrada em altas concentrações no citoplasma e nas mitocôndrias do fígado, músculos esquelético e cardíaco, rins, pâncreas e eritrócitos (glóbulos vermelhos). Quando qualquer um desses tecidos é danificado, a TGO é liberada no sangue.
valores normais: até 31 U/L (mulheres) e 37 U/L (homens)

Transaminase Glutâmico Pirúvica (TGP)
Conhecida ainda como alanina aminotransferase (ALT), é encontrada em altas concentrações apenas no citoplasma do fígado, o que torna o seu aumento mais específico de lesão hepática. No entanto, pode estar aumentada em conjunto com a AST em doenças musculares severas.
valores normais: até 31 U/L (mulheres) e 41 U/L (homens)

Gama glutamiltransferase (GGT)É uma enzima encontrada em grande quantidade no fígado, rins, pâncreas, intestino e próstata, mas também está presente em vários outros tecidos. Apesar de elevações muito grandes estarem associadas principalmente a obstrução biliar e a câncer primário ou secundário do fígado, alterações menores são poucos específicas de doenças do fígado. Cerca de 15% das pessoas têm a GGT acima dos valores considerados normais sem a presença de qualquer doença. Elevações da GGT também podem estar associadas, sem nenhum significado patológico, ao uso de álcool e de algumas medicações.
valores normais: 8 a 41 U/L (mulheres) e 12 a 73 U/L (homens)

Bilirrubina total (TBIL)Bilirrubina é um produto da quebra do heme (que é uma parte da hemoglobina nas hemácias). O fígado é responsável por limpar a bilirrubina do sangue. O aumento da bilirrubina total causa icterícia (visível pelo amarelamento de pele) e pode ser um sinal de diversos problemas tais como anemias hemolíticas, hemorragia interna, cirrose, hepatite viral, obstrução dos ductos biliares, por câncer ou pedras na vesícula biliar.
valores normais em adultos (bilirrubina total): 0,1 a 1,0 mg/dL


SOBRE O FÍGADO

O fígado é a maior glândula do corpo humano. Está localizado no canto direito superior do abdôme, sob o diafragma. Seu peso aproximado é cerca de 1,5kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Em crianças é proporcionalmente maior, pois constitui 1/20 do peso total de um recém-nascido. Na primeira infância é um órgão tão grande, que pode ser sentido abaixo da margem inferior das costelas, ao lado direito. Funciona como glândula exócrina, isto é, libera secreções em sistema de canais que se abrem numa superfície externa. Atua também como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.

Funções Vasculares• O fígado pode se expandir em tamanho para armazenar volume de sangue em excesso
• O sangue que flui através dos sinusóides é filtrado de bactérias
• O fígado forma a maioria das substâncias utilizadas na coagulação sanguínea

Funções de Armazenamento de Vitaminas e de Ferro• Armazena diversas vitaminas, incluindo as vitaminas D, A e B12, prevenindo deficiências
• Grande parte do ferro do corpo é armazenada no fígado na forma de ferritina

Funções de Secreção e de Excreção• Produz a bile, que neutraliza os sucos gástricos e auxilia na absorção de lípides
• A bilirrubina pode ser dosada para avaliar doenças sangüíneas e distúrbios hepáticos

Toxicidade no fígado
A hepatotoxicidade é um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas. Pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, mas também pode ser causado por produtos químicos usados em laboratórios ou indústria, e substâncias químicas naturais, como as microcistinas.

Estudos clínicos demonstraram que o medicamento paracetamol (cuja marca de referência é o Tylenol), quando usado em altas doses, pode causar hepatotoxicidade em alguns pacientes. Em adultos e adolescentes, pode ocorrer hepatotoxicidade após a ingestão de mais que 7,5 a 10g em um período de 8 horas ou menos. Fatalidades não são frequentes (menos de 3 a 4% de todos os casos não são passíveis de tratamento).
 Fonte: Blog da Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário