webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

10.27.2011

E-mails corporativos com fotos: aderir ou não?

RIO - No ambiente profissional, alguns elementos são essenciais para o desenvolvimento de um bom trabalho. Um desses itens indispensáveis é o e-mail, e até mesmo pequenos detalhes podem comprometer a seriedade que se pretende passar. Uma opção que atualmente alguns desses meios de comunicação vêm oferecendo é a disponibilização de foto do usuário, possibilitando que todos os seus contatos tenham acesso à imagem. Porém, a novidade vem junto com uma dúvida: qual critério adotar ao optar por essa alternativa? É adequado, realmente, colocar alguma imagem? Essas e outras questões são respondidas por especialistas da área de RH.

- Não acho que colocar uma foto em um e-mail corporativo, ou usado com esse intuito, seja imprescindível. O essencial nessas mensagens é passar o conteúdo pretendido com clareza. A falta de tempo é notória atualmente e acredito que ir direto ao ponto é o item, de fato, valorizado - analisa Alexandra Visconti, gerente de recursos humanos da Personal Service, empresa especializada em gestão de recursos humanos.
Já Roberto Recinella, especialista em gestão de pessoas e RH, coaching e autor do Livro "Eu sou o obstáculo", acredita que essa escolha depende também da área na qual a pessoa atua. Ele explica:
- Em caso de profissionais liberais, como os ligados a comunicação, artistas, publicitários e professores, acredito que essa postura possa até ser uma ferramenta de marketing, que gera credibilidade. Mas pra outras áreas, pode se tornar um tiro no pé.
Outro fator destacado pelos especialistas é a discrição e a sobriedade. A escolha da foto que será utilizada tem que ser muito bem pensada e criteriosa.
- De maneira alguma pode ser usada, por exemplo, uma foto com roupa decotada ou segurando um copo de bebida. Se a pessoa não tiver uma imagem sóbria, o ideal é não colocar nenhuma - explica Julyana Felícia, gerente de RH da rede MegaMatte.
Recinella reitera a posição de Julyana, e vai além:
- A foto deve ser profissional e agregar valor a sua carreira. Ou seja, se você é um palhaço, nada impede que coloque uma foto de palhaço. Mas, por outro lado, se você é um analista financeiro de um banco, uma imagem sua fantasiado, mesmo que nas horas vagas você seja um palhaço em uma ONG, não é nada adequada.
Alguns acreditam que colocar uma imagem pode facilitar a aproximação entre o profissional e as pessoas com quem ele se relaciona. Dorival Donadão, sócio-fundador da DN Consult, consultoria em gestão estratégica e recursos humanos, concorda parcialmente.
- Corretores de imóveis, por exemplo, costumam fazer uso desse recurso. Esses profissionais precisam manter uma relação próxima e de confiança com os seus contatos. A foto, de certa forma, pode passar a sensação de que você está falando diretamente com a pessoa, já que as mensagens eletrônicas tendem a adotar uma frieza, pois não tem "cara". No entanto, em um ambiente corporativo, dependendo do seu ramo de atividade, pode gerar uma exposição desnecessária.
Já Alessandra acredita que essa aproximação pode ser alcançada de outra forma:
- Acho que ligar para a pessoa é um meio mais eficaz para tornar a relação mais próxima. Em meio aos mil e-mails diários, um telefonema pode fazer toda a diferença.

O Globo
Amanda Moura (amanda.moura@oglobo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário