Dicas para dormir bem e melhor
Quando as queixas de dormir mal e das insónias se intensificam, as consequências para a saúde agravam-se. A obesidade, a hipertensão e a diabetes estão associadas ao facto de dormir mal durante a noite. O humor, o crescimento e o desenvolvimento psicomotor são igualmente afectados pela falta de descanso e por noites mal dormidas.
Surgem, assim, as doenças e as perturbações do sono. Ambas estão associadas a problemas de saúde e a estilos de vida adoptados.
Integrada no quadro destas patologias encontramos a apneia do sono, relacionada com a obesidade, que pode surgir logo na infância, embora seja muito mais comum na idade adulta. a apneia do sono pode originar doenças cardíacas e condicionar assim a qualidade de vida da pessoa. No mesmo quadro encontramos a narcolepsia, que se caracteriza por dificuldade em acordar de manhã, sonolência ao longo do dia e períodos de fraqueza, devidas à sensação de excesso de sono, que atingem as crianças, adolescentes e adultos. Há, ainda, o sonambulismo, muito frequente na infância, que deriva do factor genético. Na lista das perturbações do sono, constam ainda o bruxismo (ou ranger dos dentes durante o sono), o jet lag, a sonolência e os terrores nocturnos.
Identificar as causas das doenças e das perturbações do sono é o primeiro passo a dar, no sentido de combater o problema e de, assim encontrar o tratamento adequado para que volte a dormir bem e melhor. Por esse motivo, contactar o pediatra e/ou médico de família é fundamental, na medida em que estes certamente recomendarão o especialista mais adequado.
Além de “contar carneirinhos”, existem alguns truques que podem ajudar a dormir bem e melhor, siga alguns destas conselhos:
PARA DORMIR BEM E DORMIR MELHOR :
- Não pratique desporto até 4 horas antes de ir para cama
- Ao jantar não ingira alimentos pesados que dificultem a digestão, e não se deite logo a seguir às refeições
- Não consuma bebidas estimulantes como o chá preto, café ou refrigerantes
- Tome um banho morno de forma a relaxar, não tome um duche, procure fazer um banho de imersão
- Não ingira muitos líquidos, mesmo água ou leite devem ser reduzidos ao longo do dia
- Não durma com a TV ligada, pois impede que chegue à fase do sono profundo
- Pratique sexo antes de dormir
- Acorde todos os dias à mesma hora, mesmo nos finais de semana, independentemente de ser ter deitado tarde
- Faça uma caminhada depois de jantar, pois ajuda a acelerar a digestão e, ao mesmo tempo, promove o relaxamento do corpo e da mente
- Evite fumar cerca de 2 horas antes de se deitar, o tabaco ao contrário do que muitas pessoas pensam é estimulante
- Procure criar um ambiente relaxante, com música calma e leia um livro
- Adopte colchões confortáveis e não leve trabalho para a cama
“Focus”
Dicas,INSONIAS,Sono
A insônia é uma das experiências mais dolorosas para as pessoas. As mulheres querem ter uma boa noite de sono após um dia exaustivo, mas infelizmente muitas são incomodadas por um inimigo severo: a insônia.O que é a Insônias
Vikipédia
Neurastenia
A ciência descobriu que entre os pacientes com insônia, a proporção de pacientes do sexo feminino é consideravelmente maior do que a de pacientes do sexo masculino. Isto acontece porque a insônia é causada principalmente pela neurastenia, distúrbio que quando comparadas com os homens, as mulheres são mais propensas a sofrer. Neurastenia é uma espécie de doença neurológica comum. Os pacientes que sofrem de Neurastenia terão sintomas como fraqueza física e mental, fadiga, pouca eficiência no trabalho, dor de cabeça, distúrbios do sono, e assim por diante.Níveis Hormonais Afetam o Sono
Além disso, características únicas e fisiológicas do sexo feminino também são fatores importantes que fazem com que as mulheres facilmente sofram de insônia. Por exemplo, quando as mulheres estão perto do período menstrual, o nível de hormônio feminino vai aumentar, mas a progesterona diminui. Esta situação pode muitas vezes levar os hormônios ao desequilíbrio. Isto pode afetar a emoção das mulheres e torná-las irritadas e inquietas. No período menstrual as mulheres também podem ter um senso de repressão, com isto podem se sentirem ansiosas e tristes, e tornam-se sensíveis a uma variedade de estímulos.A insônia também tem algo a ver com a personalidade da mulher. Se uma mulher é mais introvertida e sensível, então ela seria mais propensa a sofrer de insônia. Todas estas são razões que tornam as mulheres mais suscetíveis à insônia do que os homens.
Em poucas palavras, a insônia não é uma doença que pode causar danos físicos, mas acaba prejudicando a saúde mental das pessoas. Não basta pensar que é apenas um “problema de sono”, ou que não há nada grave. Se você tem algum sintoma de insônia, então você deve tomar cuidado, prestar atenção especialmente na dieta diária, e não deixe de procurar um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário