webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

11.29.2011

Teste reprova 4 bronzeadores com fator de proteção 8


Dois foram eliminados por reação alérgica; dois, por fator de proteção abaixo do indicado
RIO — Análise da Proteste Associação de Consumidores em marcas conhecidas de bronzeadores com fator de proteção oito teve resultados decepcionantes: dois foram eliminados antes mesmo de passarem por um exame mais detalhado, e outros dois foram reprovados durante testes, por apresentarem fator de proteção menor do que o indicado na embalagem.
O bronzeador Soleil, da Racco, foi eliminado antes dos testes finais por conter em sua fórmula methyldibromo glutaronitrile, substância potencialmente cancerígena proibida na Europa. Já o Banana Boat foi reprovado porque três dos consumidores que o usaram relataram coceira e vermelhidão após dois dias de uso.
O Sundown Gold e o Rayto de Sol apresentaram nível de proteção inferior ao que consta na embalagem: o primeiro tinha fator sete, o segundo, cinco.
Também foram testados Coppertone Bronze e Cenoura & Bronze, que apresentarem níveis de proteção acima do esperado. O Coppertone Bronze tinha fator 13, e o Cenoura & Bronze, 14.
O filtro benzophenone 3, que é cancerígeno, foi encontrado em todos os produtos testados, à exceção do Sundown, mas em níveis inferiores ao limite de 10% estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os produtos foram testados por 15 voluntárias, durante quatro dias, e a cor de suas peles foi medida com um aparelho chamado colorímetro, antes e depois dos dias de uso. Após sete dias sem utilização do bronzeador, a região do corpo tratada foi comparada com a que ficou diretamente exposta ao sol.
A promessa de proporcionar um tom dourado à pele não foi confirmada pelo colorímetro, mas as voluntárias elegeram o Coppertone Bronze e o Rayito de Sol como os melhores neste quesito.
Para a Proteste, o Coppertone Bronze foi o produto que se saiu melhor na análise.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário