webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

12.17.2011

Nitroglicerina pura

Medicamento para o coração pode ser eficaz contra câncer 

A nitroglicerina, usada no tratamento da angina, ajuda o sistema imunológico a combater as células cancerígenas

Nitroglicerina: a droga, indicada em casos de angina, pode vir a ser usada para reforçar o tratamento contra o câncer Nitroglicerina: a droga, indicada em casos de angina, pode vir a ser usada para reforçar o tratamento contra o câncer (Jack Hollingsworth)
Um medicamento usado para tratar pacientes com angina pode vir a ser usado também contra alguns tipos de câncer. Segundo uma pesquisa da Universidade de Queen, no Canadá, e publicada no periódico Cancer Research, a nitroglicerina ajuda o sistema imunológico a combater as células cancerígenas, evitando o crescimento do tumor.
A nitroglicerina é utilizada pela medicina por sua função vasodilatora. Ela é comumente indicada para casos de doenças isquêmicas coronárias, de infarto agudo do miocárdio e ou de insuficiência cardíaca. A droga é ainda relativamente segura e barata e usada há mais de um século para tratar essas doenças cardíacas.
“Nossa descoberta pode levar a novas abordagens para o tratamento de pacientes com determinados tipos de câncer”, diz Charles Graham, professor do Departamento de Ciências Biomédica e Molecular, que coordenou o estudo ao lado de Robert Siemens. Os pesquisadores analisaram o papel da hipóxia (baixa quantidade de oxigênio dentro dos tecidos) na habilidade que alguns cânceres têm de escapar à destruição pelo sistema imunológico.
Descobriu-se, então, que a hipóxia na célula cancerígena está relacionada com a superprodução de uma enzima chave, a ADAM10, que deixa a célula resistente ao ataque das células imunes. Entretanto, quando as células foram tratadas com um agente imitador do óxido nítrico, como a nitroglicerina, as condições de hipóxia foram superadas e as células cancerígenas perderam sua resistência aos ataques do sistema imunológico. Os resultados indicam que a nitroglicerina pode potencialmente ser usada para melhorar a resposta de defesa natural do corpo ao câncer.
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário