webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

12.19.2011

VACINA PODE COMBATER O CÂNCER DE MAMA

Vacina pode combater o câncer de mama

Em todo o mundo o tipo de câncer que mais atinge as mulheres é o de mama. Cientistas estão desenvolvendo uma vacina para agir no combate aos tumores cancerígenos. Saiba mais!

O câncer de mama é o tipo de câncer que se manifesta com mais frequência entre as mulheres de todo o mundo. Mas, uma vacina capaz de reduzir os tumores de câncer de mama e pâncreas pode mudar esse quadro alarmante. Pesquisadores da Universidade da Geórgia e da Clínica Mayo, do Arizona, nos Estados Unidos, testaram essa vacina em ratos geneticamente modificados.
Os responsáveis pela pesquisa informaram que a vacina provoca uma resposta imunológica muito forte e ativa três componentes do sistema imunológico para reduzir o tamanho do tumor, em média, em 80%. Os cientistas explicaram que a vacina leva o sistema a combater os tumores que contém a proteína MUC1. Quando as células se tornam cancerosas, o açúcar das proteínas de sua superfície se submete a diferentes mudanças que as diferenciam das células saudáveis.
Ainda segundo os cientistas, outros estudos sobre o câncer já revelaram que os elevados níveis da proteína MUC1 fazem parte da habilidade das células cancerígenas de resistir à ação das drogas anticâncer utilizadas na quimioterapia.
Os pesquisadores destacaram que esta é a primeira vez que uma vacina leva o sistema imunológico a distinguir e eliminar as células cancerosas em função de certas proteínas. A esperança dos cientistas é que os testes clínicos em humanos comecem em 2013.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é que, a cada ano, novos 1.050.000 casos da doença sejam registrados em todo o mundo. No Brasil, o cenário não é diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário