webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

1.18.2012

Autobronzeador: é seguro?

Penso em usar autobronzeador no verão. Ele é cancerígeno ou tem alguma contraindicação?
(Julia)
Julia, use o autobronzeador com tranquilidade. Ele não é cancerígeno, ao contrário das câmaras de bronzeamento artificial. Às vezes pode provocar alguma reação alérgica, mas é só. Se isso acontecer, interrompa o uso.
O autobronzeador muda a cor da camada córnea, a mais externa da pele, por meio de uma reação química. A pele fica com um tom acastanhado (e um pouco alaranjado), semelhante a um bronzeado. Esse tom vai desaparecendo conforme a pele se renova. Por isso, o autobronzeador precisa ser reaplicado regularmente. Ao aplicar, preste atenção nas diferentes áreas de pele, porque áreas de camada córnea espessa podem pegar mais cor do que áreas de camada córnea fina. É o caso das palmas das mãos, cotovelos, plantas dos pés, calcanhares e joelhos. Se ficarem mais escurecidas, raspe delicadamente com toalha úmida. Essa esfoliação elimina parte da camada córnea, tornando a cor homogênea.
Um cuidado: não se deixe enganar pelo falso bronzeado. Ele não aumenta a resistência da sua pele a queimaduras. Portanto, quando você sair ao sol, aplique com muita atenção filtro solar em todas as áreas expostas de sua pele.
Por Lucia Mandel
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário