webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

1.10.2012

CABELOS: DICAS IMPORTANTES

PROTEÍNAS PROTEGEM OS CABELOS NO VERÃO

Proteínas protegem os cabelos no verão
Para hidratar o cabelo, produtos que contenham proteínas são ótimas opções.

Escolher o xampu e o condicionador correto para cada tipo de cabelo não é fácil. No calor, a tarefa é ainda mais complicada, já que as altas temperaturas podem danificar os fios e, até mesmo, o couro cabeludo. Mas, verão e cabelos bonitos? Esta combinação é possível? A resposta é sim. Aliadas a produtos indicados, as proteínas são importantes na composição de qualquer produto capilar e para qualquer tipo de cabelo.
Estudos científicos divulgados recentemente comprovam que as proteínas formam um filme que evita a perda de água, impedindo a desidratação capilar. Ainda segundo esses estudos, estas proteínas podem ser extraídas de fontes vegetais como trigo, arroz, seda, soja e outros cereais.
Segundo especialistas, para cuidar das madeixas é fundamental conhecer cada tipo de cabelo, já que cada um tem uma característica que precisa de cuidados específicos. Os xampus, por exemplo, são importantes na manutenção de proteínas que fazem com que os fios cresçam naturalmente. Saber quais são os principais componentes do produto que será utilizado também é fundamental, mas como escolher o produto certo?
Errar na escolha do produto pode danificar o cabelo causando ressecamento no caso da aquisição de um xampu errado. O couro cabeludo também pode sofrer com a escolha equivocada. De acordo com Mika Yamaguchi, Farmacêutica e Consultora Técnica da Biotec Dermocosméticos, os cabelos possuem uma estrutura com cargas negativa e positiva. O xampu possui somente carga negativa (aniônica), que tem como principal função a limpeza. Já o condicionador possui carga positiva (catiônica) que, além de fechar a cutícula dos fios, desembaraça os cabelos e repõe a camada lipídica, removida pelo xampu, neutralizando as cargas dos cabelos. Ela explica, ainda, que caso contrário, se uma carga for maior que a outra, os cabelos também poderão ressecar.
“Por isso, além de todo processo de limpeza e hidratação que o xampu e condicionador fazem, é importante utilizar os dois produtos para equilibrar as cargas. Sempre primeiro o xampu e depois o condicionador, nunca os dois juntos”, esclarece a farmacêutica.

Cabelos Loiros: Como Cuidar

 ……… 
Os cabelos loiros são extremante trabalhosos de se cuidar
exigem muitos cuidados e uma manutenção .Os fios desbotam,
perdem o tom ,ficam ressecados com mais facilidade e quanto
mais claro for o tom do cabelo loiro mais frágil ficara o fio e requer
ainda mais atenção.

Por isso a Officina Black reuniu algumas dicas para quem tem esse
tipo de cabelo:

Como tirar o “alaranjado” de cabelos loiros:

Cabelos tingidos de loiro são muito delicados e precisam de cuidados. Recomendo sempre o uso de um xampu de qualidade, que não contenha sal, usar sempre um protetor solar nos fios e evitar a piscina e o mar. Um dos fatores que mais contribuem para o fio ficar alaranjado é o fundo de clareamento dos fios. Exemplo: Se a cor natural for do preto ao castanho claro, o fundo de clareamento é vermelho. Em outras palavras, o seu cabelo, nos primeiros momentos da coloração, absorve o tom da coloração, mas com o passar dos dias, irá sobressair o seu tom predominante, ou seja, o vermelho, que junto ao loiro fica com reflexo alaranjado. A sugestão nestes casos é:
Aplique junto ao seu tom de preferência, o loiro em tom acinzentado. Mais recomendo que esta técnica seja utilizada junto a um de nossos  profissionais, para que não apresente um resultado diferente do previsto.


Como tirar o “verde” de um cabelo loiro:
Uma coloração com reflexos vermelhos pode resolver, mas esse processo deve ser feito somente por um profissional.


Qual a diferença entre reflexo, luzes, balaiagem e mechas?
Em que casos cada um é indicado?

Reflexos são muitos fios misturados de tom diferente.

Luzes são alguns fios misturados ao tom do cabelo.
Balaiagem são algumas mechas misturadas à cor do cabelo.
Mechas são algumas mechas bem definidas sobre a cor do cabelo.

Outra dica :faça muita hidratação nos cabelos loiros, eles precisam de pelo menos 1 hidratação semanal .

CABELOS CURTOS SÃO A ÚLTIMA MODA

Cabelos curtos são a última moda
Dicas para você acertar no corte e arrasar durante o verão!

Quem diria que o cabelo curtinho que fez sucesso nos anos 60 ia voltar com força total? É só olhar para o tapete vermelho de Hollywood para ver que muitas celebridades deixaram as longas madeixas de lado para adotar o look “Joãozinho”.

Moderno e diferente, ele dá vida à face, pois deixa o rosto mais visível. De acordo com os cabeleireiros, quanto mais curto, mais fácil de controlar o volume. Veja abaixo os looks que prometem arrasar na próxima estação.

Loiro – Os tons platinados dão efeito chique e sofisticado ao cabelo, mas, precisam ser retocados a cada 20 dias para manter a beleza do visual.

Ruivo – Para quem gosta de radicalizar, vale variar a cor do cabelo de vez em quando. No caso dos tons avermelhados, tonalizar também as sobrancelhas é fundamental.

Charmoso – Quem acredita que um curtinho é sem graça se engana. Se quiser manter um estilo “menininha”, invista em acessórios como tiaras e fivelas.

Ousado – Se a ocasião pedir um look diferente, porque não incrementar com um penteado? A pomada modeladora pode ajudar nesses casos.

COMO PROTEGER OS FIOS DO CABELO

Como proteger os fios do cabelo
Cuidar das madeixas pode ser mais simples do que imagina-se. Conheça os produtos que são ótimos aliados nesta luta diária.

Proteger os fios do cabelo da ação do sol, dar mais volume, tirar o volume, modelar os cachos, diminuir os cachos e, ainda, deixar a cabeleira sempre penteada e com brilho não é uma tarefa nada fácil. Atualmente, com a ajuda da tecnologia, muitos tratamentos estão ajudando, e muito, quem quer ter um cabelo bonito. Mas, para quem não tem nem tempo nem dinheiro para ir constantemente ao salão de beleza, saber quais produtos comprar é uma boa saída. Afinal, os shampoos e condicionadores, por melhores que sejam, não podem fazer todo o trabalho.
Nesta batalha diária pela beleza capilar há algumas armas que podem e devem ser usadas. São elas:
Leave-in: este produto desembaraça, hidrata, dá volume, define os cachos, doma o efeito frizz e, ainda, modela o cabelo. Há no mercado uma variedade. Mesmo que não dê para ir ao salão sempre, pergunte ao seu cabelereiro qual o melhor produto.
Creme de pentear: além de pentear, o creme tem o poder de desembaraçar os fios. Quanto mais fácil um cabelo for de pentear, melhor, não é mesmo?
Protetor térmico: para quem usa e abusa dos secadores de cabelo, o protetor é uma excelente aquisição. Ele não permite que o calor do secador danifique os fios. Ele ainda serve como um facilitador para o uso da chapinha. Com o protetor, a prancha desliza com mais facilidade.
Reparador de pontas: para quem pinta ou faz alisamento nos fios, o uso do reparador de pontas é fundamental. Este produto permite que o fio fique mais brilhante. O melhor é que pode ser usado em qualquer tipo de cabelo. Mas, atenção! Caso ele seja usado em grande quantidade o cabelo pode ficar oleoso.
Pomada: muito usada em cabelos curtos, elas ajudam a modelar as madeixas. Deve ser aplicada após a secagem do cabelo.
Mousse: há quem reclame do grande volume dos cabelos. Mas, há o outro grupo que quer mais volume. Para este grupo, o mousse é uma ótima dica. O uso deste produto realça os fios após a secagem com secador. Também pode ser usado em cabelos úmidos.
Pó: bom para quem tem cabelos oleosos, pois dão um aspecto mais opaco aos fios. O pó ajuda a domar os fios mais rebeldes.

VITAMINA C NO SEU CABELO

Vitamina C no seu cabelo
Ducha de Vitamina C. Mais uma novidade para deixar seus cabelos mais bonitos!

Compartilhe:
Assim como a vitamina C é uma excelente alternativa para te ajudar a se prevenir ou a se refazer de uma gripe ou resfriado, ela também pode fazer milagres com o seu cabelo. A mais nova tendência nos salões de beleza de todo o Brasil é a ducha de vitamina C. Essa nova técnica é utilizada para dar balanço, mais brilho e mais elasticidade às madeixas.
Segundo a hair stylist carioca, Daniele Mangueira, a ducha possui um efeito revitalizante, que protege os fios das agressões naturais do dia a dia como o vento, o sol e a poluição e devolve o brilho às madeixas. Para quem pratica esportes aquáticos, uma boa notícia. A ducha tem o poder de anular o efeito do cloro nos fios. Essa é uma das dicas para salvar o seu cabelo.
Apesar da novidade, o tratamento capilar não é nada do outro mundo. Ele é realizado no lavatório do salão, onde a ducha é acoplada. A água passa por um cartucho de vitamina C, expelindo a substância nos cabelos.
Este tratamento é indicado, também, para quem vai passar por algum processo químico como luzes e escovas. A ducha limpa e prepara os fios. “É um banho de saúde no cabelo”, disse Daniele. Nada mal, não é mesmo?
 10 COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O SEU CABELO
10 coisas que você deve saber sobre o seu cabelo
Tome nota e dê mais vida e brilho aos fios!

Ele é muito mais do que a moldura do nosso rosto. Os cabelos são, hoje, uma das maiores preocupações, não só das mulheres, mas também dos homens, quando o assunto é o visual. Por isso, tome nota e veja quais são as 10 coisas que você deve saber obre suas madeixas.

1 – Apare as pontas pelo menos uma vez por mês. Isso ajuda não só a manter o corte, mas também a evitar que a química estrague os fios.

2 – O seu cabelo também precisa ser protegido do Sol. Use chapéu sempre que puder.

3 – Não exagere na quantidade. Leia o “Modo de usar” de cada produto e respeite as instruções.

4 – Não exagere também na variedade de produtos. Um cabelo precisa de, no máximo: xampu, condicionador, mousse ou silicone ou creme para pentear e protetor térmico após a escova.

5 – Uma vez por semana, deixe o seu cabelo respirar. Não passe nada e, se puder, nem o lave.

6 – Faça hidratação pelo menos duas vezes por mês, seja qual for o tipo do seu cabelo.

7 – Sempre que lavar a cabeça, massageie o couro cabeludo. Além de estimular os fios, você ganha uma sessão de relaxamento.

8 – Aproveite que a moda está bem diversificada e aposte na naturalidade dos seus cabelos. Deixe os seus cachos respirarem e dê um tempo na chapinha e na escova. Opte pelo visual diferente só nas ocasiões especiais.

9 – Quando o assunto é a tintura, aposte nas versões sem amônia. Estes produtos inovadores já chegaram ao mercado brasileiro.

10 – Quem entende de cabelo é cabeleireiro. Por isso, nada de escolher uma química e achar que o seu cabelo vai mudar. Peça indicação a um profissional de verdade.

DICAS PARA VOCÊ SALVAR O SEU CABELO

Dicas para você salvar o seu cabelo
Saiba o que você pode fazer para tirar seus cabelos de uma roubada

Que mulher nunca sofreu por causa das pontas duplas ou do volume exagerado das madeixas? Se você é uma dessas, preste bem atenção nas oito dicas que, além de resolver esses probleminhas capilares mais comuns, impedem que eles voltem a ameaçar a saúde e o brilho dos seus cabelos.
Fios QuebradiçosAs principais causas desse tipo de problema são a exposição ao sol, má alimentação, química, escova e chapinha. De acordo com especialistas, prender o cabelo sempre e com muita força também contribui para isso. O melhor é fugir de qualquer agressão citada acima sempre que for possível. Use produtos próprios para reconstrução capilar. Depois, nas três semanas seguintes, faça apenas hidratação.
Com muito volumeO ideal é fazer hidratações quinzenais. Procure usar sempre um creme defrizante. Prefira os produtos que contenham colágeno, elastina e aminoácidos. Segundo os especialistas, são eles que proporcionam maleabilidade e umidade aos fios.
FrizzOs cabelos finos ou maltratados pelo excesso de química são os mais afetados pelo “frizz”. Mantenha a hidratação a cada 15 dias e faça uso do reparador de pontas. Aliás, nunca tire da sua bolsa o antifrizz, pois ele disciplina as madeixas. Além disso, lance mão da hidratação semanal com produtos à base de aloe e vera e óleos vegetais.
PorosidadeSe você abusa da escova e da chapinha essa é a verdadeira causa do seu problema. O excesso de calor dilata a fibra do cabelo. Para prevenir tome banhos mais frios, porque a água gelada retrai a cutícula do cabelo. Também é bom diminuir a quantidade de escovações. Usar produtos para hidratação e reconstrução pode ser a solução. Quando perceber uma melhora, mantenha só a hidratação quinzenal.
Cor desbotadaMuitas vezes a culpa é da qualidade da coloração que se usa. Xampu de limpeza e exposição ao sol também agravam o problema. A solução é usar filtro solar, xampu e condicionador para cabelos coloridos. Se a tinta desbotou, especialistas recomendam a aplicação de um tonalizante na mesma cor da coloração atual.
Cachos sem formaGeralmente, isso acontece porque o cabelo anda com pouca hidratação, excesso de química, creme para pentear, sol e vento. Mas se quiser prevenir esses males, o melhor a fazer é hidratar a cada 15 dias e só pentear o cabelo enquanto estiver úmido. Usar um ativador de cachos e hidratá-los sempre será bem vindo.
OleosidadeDermatologistas explicam que a principal causa da oleosidade no cabelo diz respeito ao metabolismo de cada um. Em segundo lugar ficam o estresse e a pouca higiene do cabelo. Para não sofrer deste mal não use a força para lavar a cabeça e nunca aplique condicionador na raiz. Xampu, só os específicos e condicionador, só no comprimento.
Pontas DuplasA escova e a chapinha fragilizam muito a fibra do cabelo. Modere os seus usos e aproveite para abusar do reparador de pontas e protetor térmico. Uma cauterização pode ser a solução dos seus problemas, já que ela ameniza o efeito. Mas, se quiser eliminá-las de vez, o jeito é se render a tesoura.

10 DICAS PARA VOCÊ NÃO PASSAR O VERÃO DE CABELO EM PÉ

10 dicas para você não passar o verão de cabelo em pé
Saiba como proteger os seus fios toda vez que for molhar os cabelos no mar ou na piscina.

O verão está aí e não há quem não tire pelo menos uns diazinhos para se refrescar, seja na água do mar ou da piscina. Mas é justamente por causa disso que a estação acaba exigindo um cuidado especial com os cabelos. Afinal, sol, vento, água do mar, o cloro das piscinas e o uso de prendedores são só alguns dos fatores que contribuem para a destruição dos fios. Quando acontecem juntos então...
Se você pretende aproveitar a estação sem precisar ficar descabelada, preste atenção nessas dicas e termine o verão sem danificar as suas madeixas.
1. Assim como a pele, os cabelos também precisam se proteger da exposição excessiva ao sol. Por isso, antes da exposição, passe um filtro solar específico para o seu tipo de cabelo.
2. Especialistas recomendam o uso de chapéu ou boné sempre que for ficar sob o sol. Além de proteger os fios, eles ajudam a proteger a pele do rosto de queimaduras.
3. Depois de se refrescar na água do mar, não deixe os cabelos secarem ao sol. Se quiser evitar os danos do sal, procure enxaguá-los em água doce e secá-los com uma toalha.
4. Em casa, procure lavar os cabelos sempre com os produtos mais indicados para o seu tipo de cabelo e nunca se esqueça de hidratá-los bem.
5. Esta é a época do ano em que as ocorrências de dermatite, seborréia e caspa mais aumentam. Portanto, mesmo se só for pegar um solzinho no fim de semana, não deixe de lavar os cabelos com frequência para diminuir os efeitos da transpiração excessiva no couro cabeludo.
6. A alimentação precisa ser leve, equilibrada e rica em vitaminas sempre, principalmente nesta época do ano. Ela também é um dos principais fatores responsáveis pela saúde dos seus cabelos.
7. Faça hidratações semanais ou quinzenais com máscaras nutritivas específicas para o seu tipo de cabelo. Elas são necessárias para manter a saúde dos fios em dia e evitar que eles quebrem facilmente.
8. Xampus com ceramidas e/ou silicone são ótimos porque formam uma camada protetora nos fios. Intensificar o uso do condicionador ou leave-in hidratante também é uma combinação e tanto para combater o ressecamento das pontas, mais evidente no verão.
9. Se for possível, evite pintar as madeixas com cores fortes. Como no verão o ressecamento dos fios é mais intenso, a coloração pode ficar manchada e acabar estragando seu visual.
10. Nos meses de calor, corte as pontas com maior frequência. Isso evita o efeito frizz e as pontas duplas, tão comuns em cabelos ressecados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário