webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

1.19.2012

SAÚDE BUCAL


Focos dentários: o risco de não cuidar da saúde bucal

Problema pode afetar sistemas cardiovascular, respiratório e, principalmente, locomotor

Rio - Problemas bucais podem ser responsáveis por mais dor de cabeça que apenas cáries e tártaros. A falta de cuidados leva ao desenvolvimento de focos dentários que, se não forem tratados, podem resultar em doenças nos diversos sistemas, como o cardiovascular, o respiratório e, principalmente, o locomotor.

“O micro-organismo entra pela corrente sanguínea e segue para outros órgãos, especialmente aqueles já fragilizados por outro tipo de infecção”, explica o dentista Rafael Metropolo, da Academia Europeia de Ossointegração. “Problemas na gengiva são os principais causadores dos focos bucais”, complementa o especialista.

Série de doenças

De acordo com médicos do esporte, até 30% das lesões musculares dos jogadores profissionais de futebol são originadas de focos dentários. Além das lesões, esportistas e pessoas sedentárias ainda podem desenvolver série de doenças a partir dos focos dentários, como a asterosclerose, o enfarte e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

“Atualmente, a medicina bucal é fundamental para o tratamento de lesões. Não apenas o aspecto cárie, mas os problemas infecciosos e os traumatismos nesta área podem dificultar e muito a recuperação de uma lesão muscular aparentemente simples”, destaca o ortopedista José Luiz Runco, médico da Seleção Brasileira e do futebol profissional do Flamengo.

A atenção com a saúde bucal deve ser redobrada em mulheres grávidas, já que a presença de vírus e bactérias no organismo acentua a perda de peso e pode levar até a um parto prematuro.

Cuidado com as inflamações

A única forma de evitar focos dentários é a prevenção. Pressões na arcada dentária por sisos e cáries — que podem evoluir para infecções odontogênicas a partir da entrada de bactérias —, além de inflamações nas gengivas, devem ser tratados com atenção.

“É importante ir ao dentista. Pela estrutura do trabalho, jogadores de futebol profissional, principalmente, acabam se cuidando mais. O problema é quando falta atenção à saúde bucal”, observa o ortopedista José Luiz Runco.

“Se o paciente for saudável em relações bucais, tem boa chance de se prevenir dos focos. O ideal é fazer revisão com o dentista de seis em seis meses, pelo menos”, diz Rafael Metropolo.

Cuidados com saúde bucal rendem frutos


Para evitar transtornos com seus jogadores, o Flamengo investe na saúde dental. A equipe juniores tem acompanhamento constante de uma dentista. O investimento tem rendido bons frutos: na última temporada, só um jogador teve suspeita de focos dentários.

O atacante Lucas, de apenas 19 anos, sofreu três lesões na coxa. “A equipe médica logo desconfiou que fosse problemas nos dentes, mas felizmente o dentista disse que minha saúde dentária estava ótima”, conta o jogador.

Saiba mais

 

Como os adolescentes podem manter dentes saudáveis e brilhantes?

A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal adquiridos na infância. Independentemente do uso de aparelhos ortodônticos, o importante é:
  • Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, para remover a placa bacteriana , que é a principal causa da gengivite e das cáries.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana instalada entre os dentes e sob a linha da gengiva. Se a placa não for retirada diariamente, pode endurecer e formar o tártaro, uma substância amarelada e de aparência desagradável.
  • Limitar a ingestão de açúcar e alimentos que contém amido, principalmente os pegajosos (que grudam na superfície dos dentes).
  • Consultar o dentista periodicamente para um exame profissional detalhado e uma limpeza ou profilaxia.
Uma boca asseada e bem cuidada não somente prolonga a vida dos dentes como também faz o indivíduo se sentir bem, com hálito fresco e um sorriso mais bonito.

Sobre que assuntos especiais, relacionados com os dentes, os jovens deveriam estar informados?

Problemas dentários podem acontecer na adolescência e, infelizmente, eles realmente acontecem. Com mais informações sobre temas que afetam a saúde bucal, as escolhas se tornam mais fáceis.
  • Ortodontia - Muitos adolescentes e pré-adolescentes precisam usar aparelhos para corrigir os dentes mal posicionados ou muito juntos, e o mau alinhamento das arcadas. É mais difícil cuidar de dentes que não se ajustam bem. Esses dentes correm o risco de precisarem ser extraídos e causam um esforço extra nos músculos da mastigação. A avaliação de um Ortodontista poderá determinar se você precisa usar aparelho e qual o tratamento correto. O uso de aparelho exige uma escovação ainda mais rigorosa.
  • Protetores bucais - Se você pratica esportes, estes protetores são indispensáveis para proteger seu sorriso. Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são feitos para evitar que eles sejam traumatizados, que os lábios sofram cortes ou que outros possíveis danos ocorram na sua boca. Se você usar aparelho ortodôntico ou prótese na arcada inferior, seu dentista poderá sugerir que você também use um protetor para os dentes inferiores.
  • Nutrição - A alimentação tem um papel fundamental na sua saúde bucal. Os açúcares e amidos em muitos alimentos e bebidas contribuem para a formação da placa bacteriana, que destrói o esmalte do dente. Reduza a ingestão de lanches e refrigerantes. Cada vez que você consome alimentos e bebidas que contém açúcar ou amidos, os ácidos atacam seus dentes durante 20 minutos ou mais. A adoção de uma dieta equilibrada, baseada noscinco grupos de alimentos, pode fazer uma grande diferença para a saúde de sua boca. Como lanche, escolha alimentos nutritivos, como , por exemplo, queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.
  • Fumo - Se você não fuma ou nem mastiga tabaco, resista e não comece com esses hábitos. Eles podem manchar seus dentes e gengivas, tornar mais forte a mancha do tártaro que se acumula nos dentes e produzir mau hálito, além de outros problemas de saúde. Com o passar do tempo, o fumo e o hábito de mastigar tabaco aumentam o risco de gengivite e câncer na boca. Se você faz uso do tabaco, informe seu dentista e seu médico e avise-o se houver qualquer problema bucal.
  • "Piercing" na boca - Apesar da sua popularidade, este tipo de "piercing" pode causar complicações tais como infecções, sangramento incontrolável ou danos a um nervo. Você também corre o risco de engasgar com os pinos e argolas. As jóias de metal podem danificar seus dentes e sua gengiva. Se estiver pensando em fazer "piercing" oral, fale com seu dentista. Ele poderá ajudá-lo a fazer uma escolha mais segura.
  • Distúrbios alimentares - A bulimia (comer demais e vomitar) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso que, muitas vezes, resulta em vômitos) são problemas graves de saúde que afetam diretamente a aparência dos dentes, corroendo o esmalte. O dentista pode corrigir o esmalte deteriorado, mas não pode tratar o distúrbio alimentar, que pode levar ate à morte e deve ser tratado com um psicólogo. Se você tem - ou acha que tem - um distúrbio deste gênero, fale com seu médico.

O que fazer para deixar meus dentes mais brancos?

Uma boa limpeza ou profilaxia, feita por seu dentista, remove a maior parte das manchas externas causadas pelos alimentos e pelo tabaco. O uso de um creme dental branqueador especial também pode ajudar a remover estas manchas até o momento da sua próxima consulta. Se seus dentes estiverem manchados há muito tempo, é possível que você tenha que fazer um tratamento profissional para branqueá-los.
As manchas internas podem ser branqueadas ou recobertas (coroa). Todos estes métodos são seguros e trazem bons resultados. Seu dentista poderá recomendar o tratamento apropriado que depende do estado dos seus dentes e dos resultados desejados.
 
Para manter a boca saudável é indispensável que você tome alguns cuidados com a sua saúde. Seguindo algumas regras e criando hábitos de higiene, você evitará não só as cáries, mas também outras doenças ligadas a má higiene da boca, além de ter dentes saudáveis.

Aprendendo a Escovar os Dentes

Que devemos escovar os dentes após as refeições, todos nós sabemos, mas a questão é se realmente fazemos da forma correta.
O modo correto de limpar os dentes é: escovar as superfícies dos dentes da parte superior virados para a bochecha, em seguida, o mesmo processo deverá ser repetido nos dentes inferiores; escove as partes superiores usadas na mastigação; não se esqueça das superfícies da parte interna dos dentes inferiores e superiores. Para completar escove a língua.
Higiene Bucal
Higiene Bucal
A escova de dentes mais recomendada pelos dentista é aquela de cerdas macias (remove melhor a placa bacteriana) e com a cabeça menor, o que facilita alcançar os cantos internos da boca.
Para que a escova de dentes seja eficaz, você deverá trocá-la a cada 3 meses, quando ela apresentaE sinais de desgastes, e uma outra dica, depois de uma gripe forte curada é melhor trocar a escova, para evitar uma nova contaminação através das bactérias que se alojam nela.

A Importância do Uso do Fio Dental

O uso do fio dental pode não ser o suficiente para uma boa higiene bucal, é preciso usá-lo de maneira correta.
Limpeza dos Dentes
Limpeza dos Dentes
Veja como!
  • Use a cada limpeza pelo menos 40 cm de fio dental, sendo que uma parte dele deverá ficar enrolada nos dedos.
  • Ele deverá ser manuseado entre os dentes de cima para baixo, de baixo para cima.
  • Não force o fio dental contra a gengiva, passe nos cantos, mas suavemente.
  • Não use em vários dentes a mesma parte do fio dental, é melhor usar um pedaço para cada um.
  •  

O Uso do Enxaguante Bucal

Para completar a boa higiene da boca, conclua o processo usando um enxaguante bucal, de preferência com flúor. Ele auxilia no combate da placa bacteriana, do mau hálito, na formação das cáries, pois consegue alcançar onde a escova de dentes não chega.
Saúde Bucal
Saúde Bucal
 

Os Problemas Mais Comuns da Boca

É muito importante cuidar da saúde da boca para evitar problemas, como cáries, placas e tártaros. Um outro tipo muito comum é a inflamação das gengivas, que na maiorira dos casos ocorre pela má escovação, por isso os resíduos de comida acabam inflamando a gengiva, deixando-a vermelha e muito sensível.
Sensibilidade dental e mau hálito também são problemas bucais muito comuns, que afetam muitas pessoas. No caso da sensibilidade, os fatores desencadeadores podem ser tantos, podem ter sido provocados, até mesmo, por bebidas ácidas.
Procure manter a rotina das consultas de controle ao dentista e uma boa higienização dos dentes,  pois esse é um ótimo modo de manter a boca sempre saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário