webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

1.08.2012

Hora de promover o desapego

Desapego X Apego


:: Ingrid Dalila Engel ::
Desapego... que exercício difícil para nós ainda presos ao ego humano... o apego é uma das maiores ilusões da vida terrena... apegar-se a que? A quem? Apegar-se para que? Se tudo é transitório, se tudo é passageiro...

O apego é uma das fontes de maior sofrimento... quanta dor, quantas lágrimas por nada.

O apego é o mesmo que querermos segurar o vento, o ar... somente com o desapego é que podemos ter... ter o que é da alma... porque nós não temos... nós simplesmente somos... somos o que somos.

O sofrimento do apego se inicia aqui, na Terra, quando presos aos mayas* acreditamos ter posse sobre as coisas materiais; a nossa terra, a nossa terra, a nossa casa, as nossas roupas, a nossa beleza, o nosso carro, o nosso cargo, a nossa posição social, o nosso talão 5 estrelas, o nosso cartão de crédito internacional, a nossa empresa e assim por diante... Claro que a prosperidade é um direito do ser, é estarmos em sintonia com a energia da abundância cósmica, mas não podemos confundir com posse...

Alguns tem um forte sentimento de apego dentro de um Fusca 64 e outros passarão totalmente desapegados dentro de uma Mercedes 2003... nós aprendemos na Luz e na sombra... temos que perder para darmos valor ao ganhar, temos que passar pela escassez para aprendermos a buscar a abundância; e a vida é uma grande roda, que gira e gira e nós vamos vivenciando todos os desafios, todas as situações para adquirirmos sabedorias... tudo é cíclico... tudo é empréstimo temporário para o nosso aprendizado.

Quanto sofrimento é gerado à alma no momento do seu desencarne, quando, presa aos apegos terrenos... não alcança a Luz porque está olhando as sombras; não atinge um nível maior de consciência porque está presa à inconsciência dos apegos terrenos...

Devemos sim viver os prazeres da terra, com o desapego da alma... vivendo aquilo que a vida está nos proporcionando sem a prisão do medo da perda...

E o que dizermos do apego emocional? Ah... é mais e muito mais dolorido!

Criamos inúmeras vezes na nossa mente, no nosso corpo emocional, a ilusão de que o outro nos pertence, que nós temos posse sobre o outro e também vendemos a ilusão que o outro tem posse sobre nós... e neste jogo emocional vivemos anos, vidas inteiras e criamos laços carmáticos profundos... e o mais irônico, para não dizer o mais triste, é que nos atrevemos, presos a esta visão distorcida, a chamar isto de amor! Mas temos que compreender que para atingirmos o Desapego e o Amor Maior, temos que vivenciar o apego e o amor terreno. São os nossos primeiros passos para alcançarmos a sabedoria dos Mestres.

Nós confundimos apego profundo com desapego e não conseguimos realmente enxergar nossa confusão e a vida faz a parte dela, ou seja, gera o desapego para percebermos o quanto estávamos apegados.

Na minha própria experiência de vida e na minha experiência profissional já tive a abençoada oportunidade de perceber esta distorção.

Na minha mente vêm, neste momento, dois ou três casos recentes que ilustram esta situação e vou citar um deles para que, através de uma profunda reflexão, sirva-nos como um aprendizado, porque a humanidade é interligada e um influencia o outro; o aprendizado de um altera o todo.

A Maria e o João foram casados por quase 20 anos. O João se apaixonou pela Joana e foi embora em busca da sua felicidade, real ou ilusória, não importa aqui. Isto já faz dez anos... O João foi embora mas continuou iludindo a Maria. Não permitia que ela se desprendesse dele. Visitava-a constantemente, a presenteava sempre, escrevia cartas dizendo da sua ligação com ela, que não conseguia esquecê-la, mas que não tinha forças para deixar a Joana pois ela era tão frágil... tão necessitada dele... e que a Maria sim, era forte, e como ele a admirava por isso e que a Maria poderia compreender e esperar que ele resolvesse a situação... e que tentaria resolver o mais breve possível e em algumas vezes até deixava transparecer que seu desespero era tão grande que poderia até se suicidar e que a Joana era tão dependente que se ele a deixasse provavelmente ela seria capaz de fazer uma loucura e o que seria dele? E a consciência e responsabilidade dele? Nunca mais se perdoaria. A Joana era tão depressiva... até tomava vários medicamentos... e a Maria nisso tudo? Um verdadeiro exemplo de desapego... negou a própria vida, parou de lutar por suas metas, escondeu-se atrás destas migalhas ilusórias e ficou aguardando esperançosa o retorno do João; ficou adiando ser feliz por todos esses anos... Quando o João retornasse como seriam novamente felizes!

Desapego? Amor incondicional? Baixa auto-estima? Sim, pode até ser amor mas o amor incondicional é desapego e desapego é amor incondicional... é querer a felicidade e o bem estar do outro e de si mesmo. Mas para amarmos o outro temos também que nos amar e nos respeitar. Será que não é um apego tão forte, tão enraizado, que não permitimos que o outro seja feliz e num grande auto boicote, optamos em sermos infelizes para não nos desapegarmos do outro e não permitirmos que o outro se desapegue de nós.

O que aparenta desapego é um profundo apego; tão forte que preferimos renunciar à própria felicidade do que renunciarmos ao outro.

Estejamos atentos aos mayas... aos autoboicotes... às migalhas que acreditamos merecer...

Desapego nos liberta. Apego nos aprisiona.

Exercitemos o desapego das coisas materiais, das ilusões emocionais, dos rancores, das mágoas, de tudo aquilo que nos aprisiona.

Libertemo-nos! Sejamos livres no Desapego!

* Mayas (do sânscrito): "Ilusão".


Que tal iniciar 2012 com uma boa faxina? Reflita: o que você quer manter ao longo do ano e o que quer jogar fora, mas não tem coragem? Ou tem preguiça, apego, comodismo?
Muitas vezes, manter uma situação, uma relação ou um padrão conhecido pode parecer mais fácil do que se desapegar. Nesse caso já sabemos o que está nos esperando no futuro: a mesma coisa que temos agora. Mas se você considera que precisar mudar no ano que está começando, então vamos à faxina! Como diz aquela música do Gabriel O Pensador: "Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente."
O que não lhe serve mais? Comece pelo armário. Geralmente guardamos mais que roupas nas gavetas, são coleções de lembranças, de outras situações e épocas. E se não cabem mais ou você não usou no ultimo ano é porque você mudou. Então aproveite e se livre desses antigos "eus" guardados no armário.
Depois, olhe a sua aparência e veja o que não lhe satisfaz. O que realmente você pode fazer sobre isso? Um corte de cabelo, uma dieta mais saudável, uma caminhada. E com a família? Menos TV e computador e mais conversas e passeios? Nas relações com os outros, que tal não esperar passar ou chegar no limite para resolver conflitos? Tem sempre o meio do caminho se você se propuser a procurar. Resumindo: tem sempre alguma parte da nossa vida que precisa de faxina, e o sinal é que não estamos felizes nessa área.
A limpeza energética tem por objetivo purificar, renovar e equilibrar nossos corpso físico, emocional, mental e energético. Afastando do nosso redor as cargas negativas que carregamos no nosso dia-a-dia e conectando-nos aos planos mais sutis da natureza. Todas as técnicas abaixo ajudam a fazer a limpeza energética, escolha a que mais se identificar ou a combinação de duas delas.

Purificação com Florais de Minas

Buquê de Flores Brancas - Composição: Camellia, Coffea, Fortificata, Jasminum, Lacrima, Lilium, Millefolium, Origanum e Zante. Atua como tônico em processos de limpeza e purificação. Devido à natureza da cor branca, este buquê tem a capacidade de penetrar em nossos corpos energéticos, emocionais e mentais. A dosagem padrão é de quatro gotas diretamente na boca, quatro vezes ao dia, até terminar o vidro.

Proteção com pedras e cristais

A turmalina negra proporciona uma limpeza no campo energético e ajuda a formar um escudo protetor. Pode ser utilizada para neutralizar as próprias energias negativas, como raiva, ressentimento ou inveja. O preto vibrante refletido pela turmalina irradia luz. Ótima para ter sempre com você durante o ano, em contato com o corpo como em um pingente ou no bolso.

Banho fitoterápico

Tomer um banho verde (fitoterápico) de eucalipto. Utilize um punhado da erva seca para um litro de água. Coloque para ferver por alguns minutos. O banho é de corpo inteiro, da cabeça aos pés. Começando pela cabeça, vá jogando seu banho com a intenção de limpar tudo o que atrapalha, todo e qualquer lixo que guardou por algum motivo e não lhe serve mais.

Meditação

Primeiro escolha um lugar para ficar sem ser incomodado, pode ser uma cadeira ou uma almofada. Não se preocupe com nenhuma posição específica. Apenas fique ali, sem ter que fazer mais nada.
Em seguida, preste atenção na sua respiração. Passe então a respirar conscientemente. Respire e preste bastante atenção no movimento do ar que entra e que sai. Você não precisa forçar nenhum tipo de respiração especial. Mas respire, de preferência sempre pelo nariz. Continue este movimento...
Agora, feche os olhos; inspire e expire profunda e calmamente. Assim, concentrado, imagine que quando você inspira o ar entra leve e fresco, e que esse ar que entra é verde claro, da cor de folha-nova. E quando você expira, o ar sai mais denso e pesado e também com um verde mais escuro. Imagine que a cada inspiração você coloca mais frescor e leveza para dentro e a cada expiração se livra das coisas pesadas e que não servem mais.
Passe alguns minutos fazendo essa respiração colorida e quando terminar, na ultima expiração abra levemente a boca e deixe o ar sair de uma vez, com força e barulho, como quem diz: Vá!
 SOBRE O AUTOR
Simone Kobayashi
Terapeuta Holística. Especialista e estudiosa das pedras e cristais há 15 anos, se dedica à junção de técnicas para o equilíbrio e harmonização, como Cristalopuntura e Reikristal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário