webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

1.01.2012

Parar de fumar

Metas de ano novo em prática

Determinação é importante para emagrecer, parar de fumar e beber

Daniel Kauffmann quer parar de fumar em 2012 Foto: Ana Branco
Daniel Kauffmann quer parar de fumar em 2012 Ana Branco
RIO - Eis que mais uma vez se repete o bordão: ano novo, vida nova. Mas que tal fazer uma lista de tudo o que você se prometeu para 2012 e, ao longo dos próximos 365 dias, ir tirando cada uma delas do papel e colocando-as em prática? Se você se inclui no grande grupo dos que querem emagrecer, parar de fumar e beber, ou todos eles juntos, especialistas ouvidos pelo GLOBO dão dicas de como alcançar esses objetivos.
A determinação, eles garantem, não pode faltar. É ela que lhe garantirá uma vida mais saudável para ter fôlego de realizar outras metas.
— É fundamental a prática do autocontrole. Todo novo desafio nos fortalece internamente — diz Analice Gigliotti, psiquiatra e chefe do setor de dependência química da Santa Casa da Misericórdia do Rio.
Além do fortalecimento e de melhorar a saúde, o objetivo de parar de fumar, se alcançado, deve garantir a Daniel Kauffmann, especialista em Marketing, de 32 anos, o casamento: sua noiva diz que só casa se ele largar o cigarro.
— Escolhi o começo do ano para largar o cigarro porque é sempre bom começar vida nova com um planejamento. E um ano novo é sempre estimulante para se iniciar alguma coisa. Dá mais força — conta ele, que fuma há oito anos e já tentou parar duas vezes.


Daniel consome de dez a 15 cigarros por dia e vai frequentar, a partir de 3 de janeiro, um dos muitos grupos de tratamento a fumantes oferecidos gratuitamente pelo governo.
— Não posso negar que estou apreensivo, o cigarro tornou-se um parceiro na minha vida, até mais que minha família. Vou com ele a todos os lugares: barzinhos, jogos de futebol, trabalho, estou sempre acompanhado do maço. Vou ter que tirar esse hábito da minha vida e vou fazer tudo para conseguir — garante.
A bancária Isabela Garcia, de 27 anos, também tem compromisso agendado para o início de janeiro. Ela vai ao endocrinologista para iniciar sua jornada de perda de peso. O que a incomoda são os sete quilos que ganhou nos últimos quatro meses, devido ao excesso de trabalho e estudo, e que viraram gordura localizada.
— Algumas pessoas até dizem que eu não estou gorda, mas os quilinhos me incomodam muito. O problema é que não consigo me exercitar, só como e durmo.
Para Isabela, emagrecer acompanhada pela ajuda de um profissional não deve ser tarefa árdua, já que ela mantém hábitos saudáveis: não bebe e não fuma. Agora, se você tem apreço pela boa cervejinha do verão, é bom ficar atento: uma lata tem 150 calorias. Não é muito, se você conseguir parar na primeira.
— O uso excessivo de álcool provoca aumento de peso, e pode levar a situações de perda de controle e danos maiores à saúde — alerta a psiquiatra Analice Gigliotti.
Animado para um 2012 mais saudável? Então, fique atento às dicas de especialistas para cumprir suas metas e feliz ano novo.
O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário