webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

5.17.2012

GOTA


CERCA DE 140 MILHÕES DE PESSOAS PODEM TER A DOENÇA

Gota: cerca de 140 milhões de pessoas podem ter a doença
Dieta rica em frutas e lacticínios pode ajduar a prevenir a Gota.

Ainda muito desconhecida, a Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) e surtos de artrite aguda. De acordo com o Dr. Carmo de Freitas, reumatologista, o nível limite desta substância na corrente sanguínea é de até 7,0 mg/100ml, sendo que, em alguns países, quase 20% da população ultrapassa a marca.
“Vale ressaltar que nem todos desenvolverão a doença, mas que o diagnóstico de hiperuricemia é muito importante, pois muitas vezes os indivíduos que têm o nível de ácido úrico elevado têm também grandes chances de serem hipertensos, diabéticos e apresentarem aumento de gordura no sangue, além de cálculos renais”, destaca ele.
A crise
Pacientes gotosos podem permanecer de 20 a 30 anos com ácido úrico elevado antes de ter a primeira crise de artrite, que é bastante típica: o indivíduo vai dormir bem e acorda de madrugada com uma dor insuportável que, em mais de 50% das vezes, compromete o dedão do pé.
“Há situações de dor tão forte que os pacientes não toleram lençol sobre a região afetada. Pode haver febre baixa e calafrios. Não havendo tratamento, os espaços entre as crises diminuem e sua intensidade aumenta. Os surtos ficam mais prolongados e, mais tarde, com tendência a envolver mais de uma articulação, as quais podem ficar gravemente deformadas” explica o Dr. Carmo.
A cura
Para a Gota não há cura, porém o tratamento é garantido. “Alguns pacientes conseguem controlar o ácido úrico somente com dieta. Já a grande maioria tem que associá-la ao uso de algum medicamento”, conta o médico.

Confira as dicas do reumatologista para prevenir o aumento de ácido úrico no corpo:
• Limite o seu consumo de carne, feijão, grão-de-bico e frutos do mar com casca (camarões, lagostas, mariscos). Procure fazer uma dieta rica em frutas e lacticínios;
• Limite o consumo de álcool. Reduza a ingestão de refrigerantes e bebidas adoçadas. Mas, beba bastante líquido;
• Controle o seu peso. Pratique exercícios físicos.
 
Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue, o que leva a um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É este depósito que gera os surtos de artrite aguda secundária que tanto incomodam seus portadores.
É importante saber que nem todas as pessoas que estiverem com a taxa de ácido úrico elevada (hiperucemia) serão portadoras de gota (somente 20% dos hiperucêmicos desenvolverão a doença). A maioria dos portadores de gota é composta por homens adultos.

Causas
Ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins. Sem a eliminação adequada, há um aumento da concentração desse ácido no sangue;
Produção excessiva de ácido úrico pelo organismo devido a um “defeito” enzimático. Neste caso, a pessoa produz uma grande quantidade de ácido úrico e os rins não conseguem eliminá-la. Esta causa é menos comum.
Alguns medicamentos como diuréticos e o ácido acetilsalicílico podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico.

Sintomas
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é um inchaço do dedo grande do pé acompanhado de dor forte. A primeira crise pode durar de 3 a 10 dias, e após este período o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente faz com que ele não procure ajuda médica imediata.
Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações. Geralmente as crises de artrite aparecem nos membros inferiores, mas pode haver comprometimento de qualquer articulação.
Sem tratamento, o intervalo entre as crises tende a diminuir e a intensidade a aumentar.
O paciente que não se trata pode ter suas articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulaçõs e bursas.

Diagnóstico
Só é possível fazer o diagnóstico de gota na primeira crise se forem encontrados cristais de ácido úrico no líquido aspirado da articulação. Caso contrário, não é possível definir o diagnóstico antes de descartar outras causas possíveis. Se a taxa de ácido úrico estiver normal durante a crise, mas mesmo assim houver suspeita do desenvolvimento da doença, o médico deverá indicar uma nova dosagem dentro de 2 semanas.
Um exame de raio-X pode ajudar a definir o quadro.

Tratamento
Não há cura definitiva para a gota, já que a maioria dos casos acontecem devido a falhas na eliminação ou na produção do ácido úrico. Como ambas as causas são genéticas, o tratamento não é definitivo.
Geralmente são indicados dieta e medicamentos para diminuir a taxa de ácido úrico no sangue e, conseqüentemente, evitar as crises de gota.

Recomendações
* Quando em tratamento, se os níveis estiverem normais, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser feito sem exagero;
* Não coma frutos do mar, miúdos, excesso de carne vermelha, quando os níveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise. Sob tratamento, esses alimentos podem ser ingeridos sem exagero.
* Não abandone o tratamento porque o nível de ácido úrico sobe novamente levando a deformidades das articulações.
Dráuzio varela 

Nenhum comentário:

Postar um comentário