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5.22.2012

it-cosmetics

Maquiagem de luxo

Depois das it-girls e it-bags, a novidade mais recente do mundo "it" são os it-cosmetics (linhas de maquiagem assinadas por grandes marcas no mundo da moda). Não é de hoje que grifes superpoderosas têm sua linha de beleza --Chanel, Dior e Dolce & Gabbana fazem isso há muito tempo. Porém, 2012 trouxe uma batelada de novidades nesse ramo.
O designer de sapatos Christian Louboutin e o estilista Marc Jacobs anunciaram recentemente que estão preparando suas respectivas linhas de maquiagem. Jacobs ainda está na fase de criação; já Louboutin espera lançar os produtos em 2013.



A Calvin Klein resolveu ir além do perfume e lançou a linha de make CK One em março (ainda não chegou no Brasil). Caminho já trilhado pelas grifes Tom Ford, que lançou sua linha em 2011, e Burberry, dm 2010.
Essa sinergia entre o mercado da moda e o de beleza começou com os perfumes.
Na drogaria Onofre, os estilistas que mais vendem perfumes são Carolina Herrera, Giorgio Armani e Calvin Klein. Herrera também lidera a venda no Duty Free com a sua fragrância masculina --e ocupa oitava e nona posição com o 212 e 212 Vip.
No "free-shop" brasileiro, os perfumes com nomes de estilistas vencem inclusive os das celebridades como Jennifer Lopes, Britney Spears e Shakira.
De acordo com o diretor de relacionamento da empresa de pesquisa GFK, Antonio Perrella, a combinação entre o crescimento do mercado de luxo e o de cosméticos pode ser o motivo que levou essas marcas a ir além dos perfumes e investir também em maquiagem.
Lucas Jackson/Reuters
Marc Jacobs, no baile do Met, em NY
Marc Jacobs, no baile do Met, em NY
"Essas empresas já estão sedimentadas no mercado do seu produto principal [roupas ou sapatos], criar novos braços é uma maneira de aumentar o portfólio", afirma. Entrar no armário de classes sociais que não podem comprar os itens principais também pode estar entre os motivos da nova empreitada de Jacobs e Louboutin.
O rei dos sapatos de solados vermelhos, Louboutin disse que se aventurar na área da beleza é "a extensão natural para alguém como eu, que gosta de dar poder às mulheres". Ao menos, entre os "its", as maquiagens vão ser mais em conta que as bolsas ou sapatos. E as aficionadas por moda com orçamento mais apertado vão poder ter um Louboutian para chamar de seu, nem que seja o batom.

Divulgação/Facebook Calvin Klein
Lançamentos da linha da Ck One Color (ainda não está a venda no Brasil)
Lançamentos da linha da Ck One Color (ainda não está a venda no Brasil)
Heloísa Negrão

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