webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

6.18.2012

COMO COMER PÃO SEM ENGORDAR

Como comer pão sem engordar

Pão integral é uma boa alternativa para não deixar de comer pão. Saiba mais!


Rico em carboidratos, o pão é sempre um dos primeiros itens a serem cortados no inicio de uma dieta emagrecedora. Mas, este alimento já faz parte da rotina dos brasileiros e, por isso, não é uma tarefa fácil deixar de consumi-lo. De acordo com a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, a melhor saída não é cortar o pão do cardápio, mas, sim, substituir a versão tradicional por outras mais saudáveis. Confira a entrevista completa!
1 - Qual o melhor pão de fôrma para a dieta: o pão light ou o integral?
Sempre, sem sombra de dúvidas, a melhor opção é o pão integral. As fibras presentes neste produto vão ajudar na saúde intestinal, o que é fundamental para perda de peso. O pão branco pode elevar mais rapidamente o nível de açúcar no sangue. Como a queda da glicose acontece na mesma velocidade, a fome chega mais cedo do que o normal. Isso tudo graças ao excesso de insulina que o corpo acaba liberando com a ingestão de farinha branca. É importante lembrar que a insulina também aumenta a quantidade de gordura do corpo.

2 - Em relação aos pães com grãos, qual a melhor escolha?
Qualquer pão com grãos é interessante, seja de linhaça, aveia, qualquer um que você goste. O bom é ir variando, sempre.

3 - Quantas fatias de pão eu posso comer por dia?
A quantidade de fatias vai depender das outras fontes de carboidratos que a pessoa consome no dia, mas o que eu sempre recomendo é a variedade nessas fontes, pois o que muita gente acaba fazendo é consumindo pão no café da manhã, no lanche da tarde e no jantar, o que não acho que seja a melhor escolha. Eu sempre recomendo que escolha uma refeição para usar o pão, pode ser 2 fatias de manhã, por exemplo, mas prefiro que seja uma fatia de pão e uma fruta, que também é fonte de carboidrato e possui outras fontes de vitaminas e minerais.

4 - Qual o melhor acompanhamento para comer com o pão no café da manhã? Por quê?
Para acompanhar o pão fuja dos embutidos que contêm muitos aditivos químicos e sal, tudo isso pode prejudicar a saúde e a dieta também. Eu recomendo um fio de azeite extra virgem. O azeite é um ótimo aliado da dieta e da saúde, protege o coração e é rico em antioxidantes, combatendo assim os radicais livres. Eu tenho recomendado também, para quem gosta, óleo de coco, pois não gosto da ideia do óleo de coco como ingrediente a mais na dieta e sim como parte dela.

5 - O pão árabe é realmente menos calórico e mais saudável?
Em se tratando de calorias, o pão árabe médio tem mais ou menos a mesma quantidade de 2 fatias de pão e se for o de farinha branca, não acho que seja a melhor opção pelo mesmo motivo do pão de fôrma light.

Dica da nutricionista
Temos que respeitar a individualidade de cada um, pois tem gente que é mais sensível ao consumo de farinha. A palavra-chave é moderação!

Muitas dúvidas ainda surgem em relação ao delicioso pãozinho, afinal, comer pão todo dia engorda? Sim e não. Assim como todos os alimentos, depende da quantidade.
Publicidade
O que faz uma pessoa engordar são os maus hábitos alimentares, o excesso e o sedentarismo. O pão pode ser consumido diariamente desde que na quantidade adequada, e você pode preferir opções mais saudáveis que farão bem para você.
O carboidrato, grupo alimentar em que o pão pertence deve ser consumido diariamente, este nutriente é a base da nossa alimentação, pois fornece energia para que possamos realizar as atividades do dia a dia. É errado pensar que para emagrecer é preciso excluir o carboidrato da alimentação, o correto é não exceder na quantidade. Por isso não é preciso deixar de comer pão.
Quando integral, o pão tem vantagens em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade. O pão mais escuro é normalmente o melhor, pois a farinha é menos processada, tendo por isso, mais nutrientes benéficos para a saúde.

Esclareça outras dúvidas relacionadas ao pão:
Torrada ou pão, o que tem menos calorias?
Embora com maior quantidade de calorias, os pães muitas vezes são mais saudáveis e engordam menos que os biscoitos e torradas. Considerando que você consuma a mesma quantidade de ambos, geralmente os biscoitos e torradas tem menor quantidade de fibras e mais de gordura, além dos pães saciarem mais do que os biscoitos e as torradas.
Em questão de calorias, 1 pão francês equivale em média a 5 unidades de biscoito água e sal ou 3 torradas.
Glúten prejudica o emagrecimento?
O glúten é uma proteína encontrada nos cereais (trigo, centeio, aveia e cevada) e está presente no pão. Devido a esta proteína que o pão fica fofinho. É obrigatório conter no rótulo que o alimento contém glúten, porque algumas pessoas tem alergia a essa proteína, conhecida como doença celíaca. No momento não há nada comprovado cientificamente de que o glúten prejudique pessoas que não possuem a doença celíaca.
O miolo engorda mais que a casca?
O miolo possui uma maior concentração de água e ar, enquanto a casca possui menos água e mais nutrientes. Tanto o miolo quanto a casca engordam praticamente a mesma coisa. Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo
O pão caseiro ou feito em máquina é mais saudável?
Sim, pois você escolhe o tipo de farinha e todos os outros ingredientes, podendo escolher opções mais saudáveis, ou acrescentar alimentos que tornarão seu pão mais nutritivo.

DESVENDE OS MISTÉRIO DE UM BOM PÃO CASEIRO

Desvende os mistério de um bom pão caseiro
Por mais que você siga a receita direitinho, o seu pão nunca fica exatamente do jeito que você imaginou? A solução para este problema pode estar aqui!


Você é uma daquelas pessoas que fica irritada quando segue passo a passo uma recita que acaba dando errado? Ou, que fica muito chateada por que depois de ter passado horas preparando um pão diferente ele estragou em dois dias? Tudo bem, fazer um pão pode ter lá os seus segredos. E para que você acerte na próxima receita desvendamos todos eles.

Confira:

- A farinha

A qualidade deste ingrediente é extremamente importante, pois dela depende o resultado final da receita. Para a preparação de pães artesanais recomenda-se sempre o uso das farinhas de qualidade superior. É aconselhável ter sempre à mão uma quantidade extra de farinha para auxiliar na tarefa de amassar e sovar a massa.

- O fermento

O melhor é optar pelo fermento biológico fresco e pelo fermento biológico seco. Ambos têm o mesmo rendimento e são trabalhados da mesma forma. Quando desejar substituir um pelo outro, considere que 15 gramas de fermento biológico fresco equivalem a 1 colher de sopa de fermento biológico seco.

- Para glacear

Tudo vai depender do seu objetivo. Veja:

- Com ovos inteiros: A casca fica dourada.
- Com leite: A caca fica mais escura.
- Com gema: A casca fica brilhante.
- Com água e sal: A Casca fica crocante e opaca.
- Com fécula de milho e água: A casca fica macia e com pouco brilho.

- Conservação

Geralmente, os pães devem ser consumidos no mesmo dia em que são preparados, mas em alguns casos, como os de grandes e de miolo mais compacto, podem ser consumidos em até dois dias.

De qualquer maneira, é possível preparar pães para toda a semana, já que todos os tipos de massa podem ser congeladas. Divida a receita em porções e congele em plásticos separados.

- Temperaturas

Para o crescimento da massa a temperatura deve ser morna e não quente, pois o excesso de calor fará com que a massa seque demais.

Quanto ao forno, deve-se respeitar a temperatura indicada na receita, considerando que cada tipo de pão tem a sua temperatura própria.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA...

O pão nosso de cada dia...
Confira um tabela de caloria dos pães mais consumidos pelos brasileiros!


Quem consegue resistir a um pão quentinho ou a uma padaria lotada de produtos deliciosos? Complicado isso, não é? Por conter grande quantidade de carboidrato, os pães acabam se tornando um dos grandes vilões da nossa dieta. Porém, as suas versões light e diet podem ser uma saída para aqueles que não conseguem riscá-los do cardápio.

Confira uma tabela de calorias dos pães mais consumidos:

Pães Baguete - 1 fatia grossa = 70 calorias

Baguete com gergelim - 1 fatia grossa = 82 calorias

Bisnaguinha - 1 unidade = 45 calorias

Brioche - 1 unidade = 210 calorias

Broa de milho - 1 unidade = 150 calorias

Croissant - 1 unidade (60g) = 247 calorias

Panetone - 1 fatia (100g) = 283 calorias

Pão de batata-inglesa - 1 unidade (30g) = 90 calorias

Pão de cará - 1 unidade (50g) = 140 calorias

Pão de centeio integral - 1 fatia = 58 calorias

Pão francês - 1 unidade (50g) = 135 calorias

Pão de fôrma tradicional - 1 fatia = 74 calorias

Pão de hambúrguer - 1 unidade (100g) = 278 calorias

Pão de hot-dog - 1 unidade (100g) = 286 calorias

Pão de mel c/ cobertura de chocolate - 1 unidade (20g) = 91

Pão de queijo - 1 unidade (20g) = 68 calorias

Pão integral de trigo - 1 fatia (30g) = 70 calorias

Pão sírio integral - 1 unidade (50g) = 147 calorias

A VERDADE SOBRE OS CARBOIDRATOS

A verdade sobre os carboidratos
Será que o pão frânces é mesmo o vilão?

Logo pela manhã, o cheiro daquele pão francês quentinho tortura qualquer um. E a primeira coisa que pensamos ao iniciarmos uma dieta é excluí-lo da refeição. Mas, afinal, o pão engorda tanto assim ou ele pode fazer parte de um cardápio balanceado?

Na verdade, o que acontece é que muitas pessoas não conseguem controlar o desejo de comer apenas um pãozinho. A nutricionista Lílian Assis esclarece que ele pode ser consumido com moderação no período da dieta.  Ela ressalta que retirar o miolo do pão reduz consideravelmente o valor calórico.

“O pão francês pode entrar no cardápio das pessoas que almejam emagrecer. Com a retirada do miolo, o valor calórico reduz em média de 134 para 80 calorias. Já o pão integral tem de 80 a 150 calorias a cada duas fatias, dependendo do pão. Comparando, os números são próximos”, explica a especialista.

Porém, ela ressalta que os itens que pesam contra o pão francês são o alto teor de sódio e a falta de fibras. “O pão francês é rico em sódio. Esta é a porção do sal que eleva a pressão e causa retenção de líquidos, favorecendo o inchaço. Outra desvantagem é a falta de fibras que estão presentes no pão integral. A fibra aumenta a saciedade e melhora o funcionamento do intestino, entre outros benefícios”, diz a nutricionista.

Ela recomenda o consumo ponderado do pão francês para aqueles que não conseguem ficar sem ele. “As pessoas que amam o pão francês o devem consumir, no máximo, duas vezes por semana, sem o miolo. Procure revezar com o uso de outros pães, como o integral ou o árabe”, orientou.

Como driblar a fome durante o trabalho

Seg, 12/10/2009 - 05h00 - Bem-estar postar comentário
Como driblar a fome durante o trabalho
Atire a primeira pedra quem trabalha o dia todo em frente ao computador e não faz lanchinhos calóricos durante o dia. Não adianta, é difícil driblar os "ataques de gula" e manter a dieta sem comer chocolates ou biscoitos quando se trabalha o dia todo.
Publicidade
Para te ajudar, o Vila Equilíbrio conversou com a nutricionista Roberta Silva e a primeira dica para evitar excessos é manter a fome sob controle."Procure fazer todas as refeições durante o dia: principais e lanches intermediários. Evite ficar muitas horas sem comer, isso já vai contribuir a ter um melhor controle. Tenha com você alimentos saudáveis para consumir nesses momentos, evite ter guloseimas e alimentos muito calóricos." Esse truque é valioso, não ter "tentações" por perto!
Ela indica que, na hora em que a fome inesperada bater, você esqueça os chocolates e bolachas recheadas e coma alimentos como barrinhas de cereal, frutas, iogurtes, biscoitos de água e sal. Outra opção legal é substituir por sucos de fruta ou chás. Tudo isso, é claro, com moderação na quantidade.

Às vezes acreditamos que comer uma coisinha calórica ou pouco saudável durante o expediente não vai fazer muita diferença, mas Roberta explica que não é bem assim. De acordo com ela, as guloseimas normalmente são ricas em gorduras, açúcares e sódio. O que leva ao ganho de peso e no caso do sódio pode fazer a pessoa reter líquidos. "Para saúde, além dos malefícios que pode trazer o aumento de peso, devido aos componentes destes alimentos, pode contribuir para o aumento do colesterol, triglicérides e outras doenças relacionadas com a má alimentação."

Não é necessário radicalizar. "Nada precisa ser proibido ou excluído da sua alimentação, mas é importante que se consuma em quantidade e frequência adequada."
Confira algumas opções para enganar a sua necessidade de comer "besteiras":
- Leve para o escritório banana e aveia. Quando bater a fome amasse a banana com aveia.
- Leve em um potinho tirinhas de cenoura, isso vai diminuir a sua vontade de comer salgadinhos.
- Outra opção legal de tirinhas é a de maçã verde. Basta cortar em fatias finas, colocá-las sobre um papel absorvente e levar ao micro-ondas por dois minutos de cada lado. Depois, polvilhe canela e adoçante em pó.
- As barrinhas de cereais são sempre boas aliadas. Se você quiser ser ainda mais saudável, vale até fazer em casa. Veja a receita:
Coloque em uma panela 250 gr de açúcar mascavo, 1 colhe (sopa) de glucose de milho e 1 xícara (chá) de água; leve ao fogo até o ponto de bala. À parte em uma vasilha misture 250 gr de fibra de trigo, 250 gr de flocos de arroz, 1 colher (sopa) de gergelim branco e 3 colheres (sopa) de aveia em flocos. Despeje a calda em cima e mexa até formar uma bola. Coloque em um papel alúminio untado e vá apertando com as mãos até ficar uma barra grande com uma espessura de aproximadamente 1 cm. Corte em barrinhas e embale-as em papel filme.
Por Larissa Alvarez
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário