webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

6.18.2012

Dicas saudáveis para a rotina do casal

 
Para você que está namorando, é casado (a) ou possui algum outro tipo de relacionamento em que residem juntos, veja algumas dicas para os casais que pretendem melhorar seus hábitos alimentares:
- Elabore um cardápio para a semana toda e escolha alimentos saudáveis, de todos os grupos alimentares. Ter um cardápio pronto torna a rotina mais prática, dessa forma você não precisa todos os dias pensar no que fazer para as refeições.
- Antes de ir ao supermercado, faça uma lista do que realmente seja necessário.
Publicidade
Não vá às compras com fome, pois acabará comprando além do que é importante e gastando a mais também.- Procure adquirir mais alimentos naturais, sem agrotóxicos, nem aditivos químicos.

- Evite comprar salgadinhos de pacote, bolachas recheadas, balas, ou seja, alimentos muito calóricos, ricos em gordura .
- Na hora da compra observe o rótulo dos produtos, veja o valor nutricional, ingredientes dos produtos e data de validade. Quanto menos gordura saturada, aditivos químicos, corantes, açúcares, sódio, mais saudável o produto é.
- Ao invés de refrigerantes, dê preferência por comprar frutas, sucos à base de soja e até mesmo polpas de frutas congeladas.
- Evite comprar pratos prontos, dê preferência por realizar as preparações em casa, assim você saberá exatamente quais os ingredientes que você estará consumindo e também garantindo a higiene da preparação.
- A maioria dos casais hoje em dia trabalha o dia todo, chegam cansados e não querem se preocupar com o que vão comer. Neste caso, sugiro que a mudança aconteça quando acordar. Faça um café da manhã equilibrado, antes de sair de casa, leve alguns alimentos práticos para os lanches intermediários, como iogurte, barra de cereais, frutas, sucos, biscoitos, enfim, o que for mais prático.
- No almoço, tente comer com variedade, qualidade e não exagere na quantidade. No jantar, quando os dois estiverem em casa, escolha uma opção saudável e prática. Por exemplo: ao invés de pedir pizza ou fast food, elabore uma pizza de frigideira com ingredientes de baixas calorias, que você tenha em casa, fica pronto rapidinho.
- Outra opção é fazer sanduíches com ingredientes saudáveis. Sugestões: queijo branco, ricota, requeijão, queijo cottage, peito de peru, presunto magro, blanquet de peru, frango desfiado, carne fatiada, verduras e legumes crus.
- Se você e o seu parceiro preferem fazer uma refeição mais completa, que tal uma salada variada, uma carne grelhada? Uma sopa também é uma ótima pedida, principalmente nos dias frios.

- Nos finais de semana, não há problema em frequentar um restaurante e consumir alimentos mais calóricos ou até mesmo uma bebida alcoólica. O segredo está na freqüência e na quantidade, que sempre devem ser moderadas.
 

Alimentação saudável no fim de semana


Muitas pessoas têm dificuldade para controlar a alimentação quando saem da rotina. Finais de semana, feriados e férias podem ser um problema para quem deseja manter uma alimentação equilibrada.
Publicidade
As viagens quase sempre são uma pedra no meio do caminho, pois modificam a rotina alimentar, interrompem a prática de exercícios físicos e os alimentos diferentes e variados viram uma tentação difícil de resistir.Os feriados e pequenas viagens geram os mesmos problemas para quem deseja emagrecer. As festas gastronômicas, como a Páscoa e o Natal, nas quais a comida farta e calórica é o foco principal, podem fazer um belo estrago para os que não conseguem optar por escolhas inteligentes. E o que dizer dos finais de semana? Desculpa para quebra de decoro alimentar?
É muito importante diferenciar fome de gula. A gula é um dos fatores responsáveis pela falta de controle na alimentação. Muitas pessoas comem mesmo sem estar com fome, porque não são capazes de controlar a vontade de ingerir um determinado alimento. É verdade que o excesso de comida à nossa volta torna cada vez mais difícil conter o desejo de comer. É preciso controle emocional para resistir ao desejo de consumir alimentos que contêm calorias em excesso.
Uma técnica para resistir à gula é sempre perguntar-se antes de comer: Estou com fome? Porque vou comer? Responda primeiro, antes de se aventurar a consumir uma guloseima de alto risco.
Em ocasiões fora da rotina é preciso evitar beber cerveja ou refrigerante para matar a sede. A boa e velha água é muito melhor. Se você está seguindo um programa alimentar, deve evitar pressões. A melhor forma é explicar seus objetivos e a importância que eles têm para você.
Por Flávia Leão Fernandes
Psicóloga - CRP 06/68043



Nenhum comentário:

Postar um comentário