Cortar em pedaços menores proporciona sensação de saciedade. Nutricionista explica!
Os pesquisadores analisaram as reações de 300 estudantes do sexo masculino e feminino, divididos em dois grupos. O primeiro grupo recebeu uma baguete coberta com cream cheese e o segundo grupo recebeu o mesmo alimento, mas dividido em quatro pedaços menores. O grupo que recebeu o pão inteiro comeu um pouco mais do que aqueles que receberam o alimento cortado.
Ainda na pesquisa, os entrevistados comeram uma refeição completa 20 minutos depois do término do primeiro lanche. Ficou constatado que o grupo do pão fatiado comeu menos na segunda refeição.
De acordo com os pesquisadores, quanto mais pedaços no prato, maior a impressão de que há mais comida. Para a nutricionista Mariana Froes, consultora do Suadieta, os estudos são preliminares, mas é possível dizer que quando os alimentos são cortados em pedaços menores, a pessoa leva mais tempo para comer. “Se as pessoas demorarem mais tempo para comer, elas tendem a ficar mais satisfeitas”, disse.
A especialista explica, ainda, que colocar pedaços grandes na boca dificulta a mastigação e a digestão pode ser prejudicada. “Quando demoramos mais tempo mastigando, ficamos satisfeitos mais rápido. Comer rápido pode levar a comer mais, assim como não prestar atenção no que se come pode levar a comer mais”, explicou. “Acho que esse efeito pode ser fisiológico e também psicológico”, completou.
COMO EMAGRECER MASTIGANDO
Um passo a passo para você transformar a mastigação em uma aliada da sua dieta!
• Na hora de comer, esqueça a pressa, faça seu prato e respire fundo por três vezes, antes de começar a comer. Isso ajuda a baixar o stress.
• Antes de engolir, abra e feche o maxilar por, pelo menos, 30 vezes em cada ida do talher aos lábios;
• Mantenha a calma. O intervalo entre uma garfada e outra deve ser de aproximadamente 20 segundos.
• Use a língua para dividir o alimento entre os dois cantos da boca. Ao longo da mastigação, reveze-os de lugar constantemente.
• Sempre que possível, escolha as versões mais sólidas dos alimentos para que a mastigação fique lenta.
• Se for comer pão ou outro carboidrato, como biscoitos, bolos e doces, reforce o ritual: ponha o pedaço em um pratinho e corte-o em pelo menos quatro partes.
• Prefira os vegetais crus, pois assim você tem a chance de treinar ainda mais sua mastigação lenta.
• Com a mastigação lenta, o ponto de saciedade enviado pelo cérebro se torna perceptível em 20 minutos.
Dica
Experimente começar a refeição com uma fruta. O açúcar da fruta, a frutose, vai direto para a circulação e aplaca a gula.
COMA PARA EMAGRECER
Descubra quais são os alimentos que aceleram o seu emagrecimento!
Banana
Você já reparou que os primeiros dias de dieta parecem ser torturantes? Tudo isso porque a nossa vontade de beliscar algo é permanente. Porém, esta fruta tão comum, prática e barata é uma ótima aliada para acabar com este mal.
Tudo isso porque a banana é rica em fibras, nutrientes que diminuem a fome e aceleram a digestão, facilitando a perda de peso. Ela também ajuda a estabilizar os níveis de leptina, hormônio responsável pelo controle da fome, que ficam abaixo da média quando a gente dorme mal.
Leite
Muitos nutricionistas cortam o leite durante a dieta emagrecedora. Porém, pesquisas comprovam que beber duas xícaras por dia da versão desnatada ajuda a emagrecer.
Isso acontece porque o leite é rico em cálcio, que se liga às moléculas de gordura, expulsando-as do corpo antes de serem reabsorvidas. A vitamina D ainda acelera a quebra das células adiposas.
Pimenta vermelha
Quem não gosta de uma pimenta? Se você é adepto a este tempero, saiba que as suas vantagens vão além do sabor. A pimenta vermelha reduz pela metade o desejo por doces e comidas gordurosas, além de facilitar a queima de calorias.
O segredo está na capsaicina, substância que dá o sabor picante, diminui o apetite e turbina o metabolismo.
Feijão
Este alimento brasileiríssimo pode e deve fazer parte da sua dieta! O segredo é acrescentar apenas meia xícara de qualquer tipo de feijão no prato, com legumes, saladas ou massa, o que faz a pessoa comer menos porções de outros alimentos e se sentir satisfeita por muito mais tempo.
A explicação é bem simples: o grão contém fibra solúvel, que se transforma em gel no intestino, prolongando a saciedade. Legumes ainda dobram a produção do hormônio que envia o sinal de parar de mastigar para o cérebro.
Chocolate amargo
Quer comer chocolate? Bateu aquela vontade incontrolável? Então, cheire-o! Pesquisas indicam que cheirar o chocolate escuro por dois minutos tira a fome.
Parece estranho, mas ao cheirar algo, o corpo pensa que nós vamos comer, iniciando o processo de digestão, responsável por diminuir os níveis do hormônio que estimula o apetite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário