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9.24.2012

Drogas Maduras e o Mercado Farmacêutico

A jornalista de economia do jornal Folha de S. Paulo, Maria Cristina Frias, publicou, na sexta-feira (21/9), uma matéria sobre o mercado de genéricos no Brasil. Segundo a reportagem, este seguimento do setor farmacêutico sobrevive de registros antigos. Ela disse que a indústria se sustenta hoje por medicamentos que colocou no mercado no máximo até 2003. De todas as unidades de genéricos vendidas, 85% são aquelas que o setor chama de “drogas maduras”, ou seja, medicamentos registrados entre 2000 e 2003. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pro Genéricos), no faturamento, a participação é 79%.

Segundo a presidente da entidade, Telma Salles, os medicamentos que tiveram patentes expiradas desde então representam menos neste seguimento, mas devem ganhar relevância com maior velocidade do que ocorreu com os anteriores, quando o setor ainda era embrionário. “Quando se lança algo no mercado, leva tempo para que seja conhecido. Mas o importante é que o acesso aos produtos pela população vem ficando maior nesses anos”.

De acordo com a reportagem, atualmente, os genéricos ocupam 27% do mercado nacional. A previsão é de que esses produtos representem 45% do setor até 2020. Ainda sobre o mercado farmacêutico nacional, entre 2003 e 2011, o crescimento do setor sem o genérico crescimento foi de 55,8%. Com os genéricos, o avanço chegou a 91,3% no mesmo período. Os dez medicamentos genéricos mais vendidos no Brasil são dipirona, lasortan, sildenafila, atenolol, paracetamol, nimesulida, metformina, hidroclorotiazida, enalapril e amoxicilina. Desses, somente um foi o sildenafila (para disfunção erétil) foi lançado após 2003.

Especialistas afirmam que a tendência é de expansão do mercado. Num evento promovido pela Fundação Oswaldo Cruz, a consultora Adriana Moura, expert em Propriedade Intelectual e Regulação Sanitária, falou sobre tendências e oportunidades no setor farmacêutico do ponto de vista global. Segundo ela, três áreas de produção devem se destacar nos próximos três anos. “Somente os medicamentos genéricos devem atingir um crescimento de 73% nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”
  Alexandre Matos 
Farmanguinhos

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