Corpo
Em estudo, quanto mais as participantes eram expostas a imagens de modelos 'plus size', menos afirmavam preferir corpos muito magros
Modelo plus size: Presença dessas mulheres na mídia pode ajudar a combater obsessão por ser magra
(Olga Ekaterincheva/iStockphoto/Getty Images)
CONHEÇA A PESQUISANa pesquisa, 126 mulheres de 16 a 36 anos afirmaram qual o tipo de corpo elas consideravam como ideal. Depois, elas foram expostas a uma série de imagens de modelos de diferentes pesos e disseram qual era o grau de preferência que tinham por cada tipo de corpo mostrado. Segundo os resultados, publicados nesta quarta-feira na revista PLoS One, as mulheres que diziam preferir corpos mais magros no início do estudo se mostraram menos interessadas na magreza após serem expostas a imagens de modelos plus size. Por outro lado, quanto mais fotos de modelos magras elas viam mais elas diziam preferir esse tipo de corpo.
Título original: Visual Diet versus Associative Learning as Mechanisms of Change in Body Size Preferences
Onde foi divulgada: revista PLoS One
Quem fez: Lynda Boothroyd, Martin Tovée e Thomas Pollet
Instituição: Universidade de Durham, Inglaterra
Dados de amostragem: 126 mulheres de 16 a 36 anos de idade
Resultado: A exposição a imagens de modelos plus size faz com que mulheres prefiram cada vez menos os corpos mais magros, assim como ver muitas fotos de modelos magras aumenta a preferência pela magreza
Para os autores desse estudo, os resultados apoiam de forma significativa a teoria da 'dieta visual'. "Isso realmente nos dá pistas sobre o poder que a imagem de modelos super magras exerce. Há evidências de que a magreza entre celebridades e outras personalidades da mídia contribui para que meninas e mulheres tenham uma atitude não saudável em relação a seus corpos", diz Lynda Boothroyd, que coordenou a pesquisa.
Ela explica que esses resultados podem influenciar nas imagens de advertência contra a anorexia. "Para meninas com obsessão por magreza, essas fotos de mulheres anoréxicas podem inclusive aumentar o gosto por corpos mais magros."
Nenhum comentário:
Postar um comentário