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12.19.2012

Autonomia Carioca: Ensino Fundamental

Autonomia Carioca forma 14 mil estudantes das escolas de Ensino Fundamental

  • Programa é resultado de uma parceira entre a Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura do Rio
Ronaldo Braga


Estudante do programa Autonomia Carioca recebe o diploma do Ensino Fundamental
Foto: Divulgação Fundação Roberto Marinho / Guanabaratejo

Estudante do programa Autonomia Carioca recebe o diploma do Ensino Fundamental 
RIO - O presente de Natal chegou mais cedo para os 14 mil alunos do programa Autonomia Carioca. Em clima de muita emoção, eles participaram de uma grande festa de formatura, na manhã desta terça-feira, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca. Os estudantes são das escolas da Prefeitura do Rio e celebraram a conclusão do Ensino Fundamental. O Autonomia Carioca é resultado de uma parceira entre a Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Foi a terceira formatura realizada pelo Autonomia Carioca, implantado nas escolas da rede municipal em 2010. No total, 29.645 estudantes foram formados pelo programa, que tem como objetivo corrigir a defasagem idade/ano escolar dos alunos. Participaram da cerimônia a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, e a gerente-geral de Educação da instituição, Vilma Guimarães.
O Autonomia Carioca foi desenvolvido para promover a aceleração de estudos e corrigir a distorção idade/ano escolar no ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, propõe uma aprendizagem contextualizada e autônoma, por meio da metodologia do Telecurso. No programa, o papel do professor é fundamental. É dele a função de criar condições favoráveis à construção de uma aprendizagem com sentido, que promova a cidadania e a qualidade de vida.
Ao longo do ano letivo, cada educador se dedica a uma única turma. Graças a essa imersão, ele renova sua prática pedagógica e passa a conhecer o cotidiano dos alunos e os desafios do grupo. Para se familiarizarem com a metodologia do Telecurso®, os professores participam de uma formação continuada, com o apoio de materiais pedagógicos concebidos especialmente para esse processo.
O Telecurso é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Fundação Roberto Marinho. Com aulas presenciais, o Telecurso utiliza material de apoio elaborado por alguns dos mais experientes educadores, mestres e doutores das principais universidades brasileiras. Em todo o Brasil, os índices de aprovação do Telecurso® chegam a mais de 90% e este foi um dos principais motivos que levaram os governos do Rio de Janeiro, Acre, Amazonas, Pernambuco e da cidade de Belo Horizonte a adotarem o programa.
Ele foi escolhido, em 2001, como currículo de referência nacional para a avaliação de jovens e adultos por meio do Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja), um indicador de sua importância para a educação no país. A organização curricular do Telecurso é modular e sua metodologia, denominada Telessala, trabalha a construção coletiva do conhecimento, correlaciona conceitos com o cotidiano, possibilita uma abordagem interdisciplinar e gera o prazer de aprender.
A Metodologia Telessala propicia a criação de um ambiente de aprendizagem, pesquisa, construção e criatividade, no qual os professores, apoiados pelos livros didáticos do Telecurso, tornam-se mediadores pedagógicos e os alunos são corresponsáveis por seu próprio processo de aprendizagem.
Hoje, a tecnologia educacional Telecurso (Metodologia Telessala e material didático) é reconhecida nacional e internacionalmente por promover a qualidade na educação, tendo sido implementada em mais de 32 mil salas de aula e beneficiado mais de 6 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente integra o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC – 2010.

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