webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

12.24.2012

Frieiras


Tratando frieiras

Frieiras são conhecidas como infecção por fungos e apresentam como manifestações clínicas, bolhas e fissuras na pele. Esse acometimento é mais visível entre os dedos dos pés. 


A frieira é um problema muito comum entre os seres humanos. A patologia é ocasionada por fungos e traz como manifestações clínicas: 
  • Bolhas;
  • Fissuras na pele;
  • Dor;
  • Coceira;
  • Ardência.
A pessoa pode apresentar apenas um, ou todos os sinais e sintomas anteriormente descritos. Esse problema acomete, principalmente, os dedos do pé. Vale ressaltar que, o clima úmido e temperaturas elevadas podem colaborar com o desenvolvimento do fungo causador da frieira.
A maior parte das frieiras pode ser evitada através da adoção de medidas preventivas e de higiene básicas. Um bom exemplo é enxugar bem os pés, em especial, entre os dedos, após o banho. Em caso de encontrar dificuldade de utilizar a toalha para realizar o feito, pegue uma toalha menor ou utilize o secador de cabelos para essa função. Outro cuidado muito importante, é evitar o uso rotineiro de meias sintéticas. Isso porque esse tecido não absorve o suor, colaborando com o aumento da temperatura local, o que resulta na manifestação do problema.
Evite, também, o uso de sapatos muito fechados e, sempre que possível, deixe seus pés respirarem. Nos banheiros públicos como os de clubes, nunca se esqueça de usar chinelos. Esta é uma forma de se proteger do contato com os micro-organismos causadores do problema.
Além dos sinais e sintomas anteriormente descritos, a frieira também pode acometer as unhas. Quando isso ocorre, elas podem ficar grossas, amareladas ou esbranquiçadas. Diante dessas alterações, busque a orientação de um médico.
Caso você já esteja com a frieira nos pés, procure lavá-los com água e sabão. Além disso, utilize uma mistura de álcool e cânfora passando no meio dos dedos como se fosse um creme hidratante. Faça isso sempre antes de dormir. Outro produto natural muito utilizado é o gérmen de trigo que além de hidratar, ativa a circulação local. Apesar de todas as dicas anteriormente descritas serem muito conhecidas, é ideal que, diante de um quadro de frieira, busque a orientação de um médico.
Fonte: Bem-Estar do R7.com

 Vários tratamentos caseiros usados normalmente para as frieiras. Se fizer um deles e as frieiras não curarem (podem demorar algum tempo a curar, semanas), mude de tratamento. As frieiras são descritas como micoses, embora se diga que têm que ver com a circulação e os tratamentos que se aplicam e resultam, sejam feitos com o objectivo de activar a circulação.
Este problema afecta muitas pessoas idosas e é agravado pelo frio.


Convém evitar as pomadas à base de benzocaína ou os cortocoides.


Tratamento 1

esfregar os pés (ou as mãos) com álcool canforado (mistura de álcool com cânfora)

e... todas as noites ao deitar aplicar uma camada generosa de creme muito hidratante, ou óleo, ou vaselina, ou glicerina. Os cremes de aveia são bons para estes tratamentos, mas há outros; o óleo de germén de trigo é excelente porque hidrata e activa a circulação...

Enquanto durar o frio mantenha este ritual nocturno e adeus frieiras.
Tratamento 2

Plantas que activam a circulação e podem ser usadas no tratamento das frieiras (ou para ajudar no tratamento das frieiras, quer externamente, em aplicação tópica, quer internamente, tomadas em comprimidos, cápsulas, chás, extractos, tinturas): Castanha da Índia (Aesculus Hipoccastanum), mirtilo ou arando (ou arândalo - Blueberry), ALECRIM, Gengibre, Canela, Cravinho, Cardamomo, Gingko Biloba, Alho.

Por exemplo, pode fazer a Tintura de Cravinho, aplicar juntando umas gotas ao creme e tomar também...

Sugestões de como usar o gengibre:

Polvilhe as fatias de melão com gengibre em pó.
Use em infusão, ou chá, (que também evita o enjoo): rale gengibre fresco para uma chávena de água a ferver. Coma uns pedaços de gengibre cristalizado ou uma bolacha de gengibre.

Especiarias que aquecem

A canela, o cravinho e o cardamomo aquecem porque contêm substâncias que melhoram a circulação. Como especiarias que são, pode ser adicionadas a uma bebida, ao chá, ou misturadas na comida para aliviar as frieiras.

Canela, cravinho e cardamomo...

Também facilitam a digestão. Adicione estas três especiarias a bebidas quentes, e aromatize as maçãs assadas com canela e cravinho.


Tratamento 3 (com alho):

Fazer tintura: colocar num frasco de vidro, uns quantos dentes de alho e cobrir com álcool etílico.

Guardar durante alguns dias e depois friccionar as frieiras (ou varizes, ou verrugas... ou o que for)

A seguir, aplicar um creme ou óleo muito hidratante

Em alternativa, também pode fazer o preparado com alho descrito neste texto, juntar-lhe una quantos cravinhos antes de levar ao lume e usá-lo para massajar as frieiras. Vantagem: não necessita hidratar depois

Tratamento 4

1 kg de perburato de sódio ou seja: a soda com que antigamente se lavava a roupa

1 kg de sal

Agua qb

Fazer o tratamento imediatamente antes de ir para a cama da seguinte forma, durante 3 noites seguidas

Dividir os ingredientes em 3 porções mais ou menos iguais

Aquecer água. Num alguidar colocar uma das 3 porções de sal e outra de perburato, deitar água bem quente mas a uma temperatura suportável, colocar os pés ou as mãos, e ir acrescentando água bem quente de forma a fazer o chamado "escaldão" por uns 15 a 20 minutos. Retirar enxugar muito bem, passar um creme ou óleo para hidratar (pode ser óleo ligeiramente aquecido), calçar meias e/ou luvas e ir de imediato para a cama, de forma a manter a zona tratada quentinha o mais tempo possivel.

Este tratamento pode fazer-se mesmo quando as frieiras estão em ferida.

Tratamento 5


Tratamento da vovó, para frieiras

1 copo de óleo de rícino

Essência de alfazema

Cânfora

Coloque um pouco de óleo de rícino (o suficiente para aplicar nas frieiras) num recipiente de vidro (que possa ir ao lume) ou de loiça e aqueça em banho Maria. Quando bem aquecido, adicione 20 gotas de essência de alfazema e um pouquinho de cânfora, mexa bem até a cânfora se misturar com o óleo.

Deixe arrefecer e aplique nas frieiras pelo menos 2 vezes ao dia.

Pode guardar em frasco de vidro bem tampado.

A essência e a cânfora compram-se em loja de produtos artesanais, ou em drogarias, e usam-se para fazer sabonetes.


Tratamento 6

Para as frieiras em ferida usar Creme de Calêndula

Outras plantas que podem ser usadas para tratar as frieiras:
Arnica, Hamamelis, erva de bicho


Tratamento 7

Para cicatrizar as frieiras em ferida usar "Pedra de Alúmen":

Existe um mineral que é anti-séptico, cicatrizante, que antigamente era presença permanente nos barbeiros. Após fazerem a barba com lâmina (aquelas de 20 cm) , passavam pela face uma pedra branca gelada. Desinfectava a pele e, se houvesse um corte, a cicatrização era imediata pois funcionava como coagulante.

Tem o nome de Pedra de Alúmen.

Existe à venda nas lojas de produtos homeopáticos ou em sites on line.

Também é um bom desodorizante, sem qualquer composto quimico, sem qualquer odor ou essência adicional.

Passe a pedra em cima das frieiras e a pele cicatriza de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário