webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

1.25.2013

Carro movido a ar estará nas ruas em 2016

Os compactos C3, da Citroën, e o 208, da Peugeot, poderão ser equipados com sistema que usa motor a combustão associado a um sistema de ar comprimido

 O compressor de ar entra em ação em trajetos urbanos, em velocidades de até 70 km/h
O compressor de ar entra em ação em trajetos
urbanos, em velocidades de até 70 km/h
-Algo que parecia improvável pode virar
realidade nos próximos três anos: um carro
movido a ar. Na verdade, é um protótipo híbrido,
 desenvolvido pelo grupo PSA Peugeot Citroën
em parceria com a empresa alemã Bosch, e que
utiliza um motor a combustão, de três cilindros, movido
a gasolina, associado a um sistema de ar comprimido
em vez de um gerador a eletricidade


.





Leia também:
Corolla Furia: Toyota antecipa seu carro-conceito em Detroit
Os modelos mais econômicos do Brasil
As novidades do Salão do Automóvel de Detroit 2013
Os 20 modelos mais vendidos nos EUA em 2012
Batizada de Hybrid Air, a tecnologia permite o funcionamento dos dois dispositivos de forma independente ou atuando em conjunto, com o bloco a gasolina sendo auxiliado pela propulsão a ar. O modo a combustão é indicado para percursos em estrada, em que a velocidade é constante e o motor atua em baixas rotações. O compressor de ar entra em ação em trajetos urbanos, em velocidades de até 70 km/h, sem que haja emissão de gases poluentes. O modo combinado, por sua vez, é indicado para acelerações, subidas de ladeira ou situações em seja necessária potência adicional.
Leia também:
Os carrões de Cristiano Ronaldo, viciado em velocidade
Os modelos que saíram de linha em 2012
As últimas informações sobre lançamentos, recall, test drives e mercado
O sistema de ar comprimido usa dois tanques de armazenamento, um grande e de maior pressão, sob o assoalho, entre os eixos dianteiro e traseiro; e outro menor, sob o porta-malas. Para injetar o ar no motor, o sistema usa a energia elétrica gerada em frenagens para pressurizar o tanque maior. O ar, por sua vez, aciona um motor hidráulico, que auxilia o bloco a gasolina por meio de um conjunto de engrenagens.
Leia também:
Toyota inicia venda do Prius no Brasil: 120.830 reais
Toyota Prius: bom para o ar, melhor ainda para a imagem
De acordo com a PSA Peugeot Citroën, o Hybrid Air pesa cerca de 100 kg - metade de um sistema híbrido elétrico convencional - tem operação mais simples e não utiliza metais raros ou materiais difíceis de reciclar. A empresa quer equipar modelos como os compactos C3, da Citroën, e o 208, da Peugeot, a partir de 2016. A potência gerada, em ambos os casos, deve ficar entre 80 cv e 100 cv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário