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1.22.2013

Se aprovada, Lei multará pais que não vão à escola do filho



É muito importante que os pais incentivem os filhos a estudar Foto: Shutterstock É muito importante que os pais incentivem os filhos a estudar



Participar da vida escolar dos filhos é um dos principais "deveres de casa" de todos os pais. Não vale apenas perguntar se a criança já fez as tarefas ou repassar toda a responsabilidade para a escola. Aos responsáveis, cabe incentivar os pequenos e tentar mostrar o quão importante e interessante os estudos podem ser.
O assunto chegou até ao Senado Federal. O senador Cristovam Buarque (PDT) criou um Projeto de Lei (PL) que exige que os pais compareçam às escolas dos filhos ao menos uma vez por bimestre. Caso isso não ocorra, os responsáveis seriam multados em um valor entre 3% e 10% do salário-mínimo regional. Ainda em tramitação, o PL considera como atividade participativa o comparecimento a reuniões escolares e conversas com professores.
"Os pais precisam despertar a curiosidade das crianças". Segundo a psicóloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sandra Baron, a conversa com os filhos sobre diversos assuntos ajuda a despertar o interesse pelo estudo. A tarefa dos pais não é ensinar o conteúdo passado em aula, mas complementar. Isso pode ser empregado por meio de perguntas sobre atividades recentes, como questionar à criança sobre o que ela está aprendendo e o que ela acha sobre o tema. 
Em complemento, é importante despertar novos interesses, como mostrar livros, filmes e brinquedos lúdicos. Assim como é interessante levar os pequenos a atividades e locais educativos, como museus e exposições. De acordo com Sandra, isso é importante porque os estudos não devem ser vistos como uma tarefa árdua, mas como algo rico e divertido. Portanto, não é válido negociar ou chantagear. Propor um presente ou dar um castigo só vai precipitar a criança, fazendo com que a tarefa seja executada o mais rápido possível e sem a atenção desejável, além de cultivar valores negativos.
Rotina de estudos é importante para a aprendizagem
"É fundamental que os pais conheçam o ambiente escolar do filho", afirma a professora de Pedagogia Viviane Klaus, que escreveu uma dissertação de mestrado sobre o assunto e atualmente leciona na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul. Isso significa ir às reuniões de pais, comparecer aos eventos da escola, conhecer a metodologia da instituição e estar a par da rotina de estudos do filho.
Na tentativa de incentivar a criança, Viviane destaca a necessidade de criar uma rotina, com horários para revisar o conteúdo visto em aula e realizar os deveres de casa. Para que a fixação das matérias seja completa, a tarefa não pode ser vista como algo extenuante. Portanto, não basta apenas cobrar, mas compartilhar o momento e dar atenção sempre que necessário. Por isso, é legal que o pai elogie os pequenos sucessos do filho, cole um  desenho na geladeira, comente de forma positiva com outras pessoas. 
Para Sandra, os elogios não devem ocorrer exclusivamente por causa de boas notas. O mais importante é valorizar a finalização de uma tarefa, isto é, mostrar ao pequeno que o esforço foi recompensado mesmo que naquele momento não tenha sido totalmente bem-sucedido. Da mesma forma, o ideal é não supervalorizar os erros. Afinal, os pequenos estão em fase de aprendizagem e, nesse momento, não se deve focar somente no êxito. Não vale também comparar com amigos e parentes. É preciso entender as características individuais do filho, ter consciência de que cada criança se desenvolve de uma forma diferente. 
A especialista da Unisinos ressalta que o pai não deve ser um segundo professor. Não cabe a ele, por exemplo, corrigir as atividades. Não há problema, no entanto, em sanar algumas dúvidas eventuais, desde que não se resolva o exercício pelo filho. A tarefa de mostrar e explicar os erros deve ser reservada ao professor. Não só porque se trata de um profissional preparado para tanto, mas também porque não é indicado misturar a visão que a criança tem a respeito das tarefas de cada um.
 

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