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5.05.2013

SPA para cabelos



'Spa' para cabelos aposta em tratamentos naturais

Spa' para cabelos oferece tratamento à base de produtos naturais

Cuidados com os cabelos ajudam a movimentar o rico mercado da beleza.
Salão especializado em luzes faturou cerca de R$ 1 milhão em 2012.

O mercado da beleza é um dos que mais crescem no Brasil. Quando se trata de cabelos, a brasileira investe de verdade, como símbolo de vaidade feminina.  Nos salões e centros especializados, tratamentos e técnicas especiais contribuem para cuidar da saúde e beleza dos cabelos.
Xampus, condicionadores e cremes fazem parte de uma lista de cuidados que movimentaram, só no ano passado, mais de R$ 7,5 bilhões. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o país é hoje o terceiro maior mercado consumidor de produtos do setor, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.
Em Santo André, no ABC paulista, um salão investiu em um serviço especializado para driblar a concorrência. Os empresários Átila Brú e Esaly Brú são especialistas em luzes, uma técnica de clareamento dos fios preferida pelas mulheres. Para conseguir o efeito dourado das luzes, é preciso colocar a mão no bolso. O serviço custa a partir de R$ 250.
“Conseguimos desenvolver uma técnica que, em primeiro lugar, nós preservamos a qualidade do cabelo da cliente, que é o principal”, diz Átila.
Os irmãos Átila e Esaly estão neste mercado há 20 anos. Começaram bem pequenos. Hoje, o espaço é amplo. No local trabalham 13 funcionários, entre cabeleireiros, maquiadores e manicures. Por mês, são atendidas, em média, 450 mulheres.
“As executivas, depois dos 30, são o nosso nicho de mercado, são as pessoas que podem mais porque trabalham, porque o loiro exige muito tratamento”, comenta a empresária.
Débora Lataliza frequenta o salão uma vez por mês. Para ela, um investimento necessário. “Para ficar bonita, tudo vale a pena. (...) Acho que o cabelo é tudo pra uma mulher, né?”, diz.
Para abrir um salão como o dos irmãs Brú é necessário um investimento de R$ 200 mil. Em 2012, a empresa faturou cerca de R$ 1 milhão. “A expectativa é de aumentar 40% o que nós produzimos no ano passado”, revela Átila.
'Spa' para cabelos
Um salão de beleza instalado na região dos Jardins, em São Paulo, tem uma proposta diferenciada – do ambiente aos cosméticos à base de ingredientes naturais. O espaço se destaca pelo tratamento dos cabelos, e a preocupação é com a saúde dos fios. Quem vai ao local, vai para relaxar. Com muito verde e pássaros, o salão é um convite para esquecer a correria urbana.
A empresária Cristiane Dios está a frente do negócio. Tudo começou com o avô dela, que desenvolvia fórmulas naturais à base de chá.
“Já é a terceira, quarta geração que faz todo esse processo. Aí eu fui estudar – eu sou cosmetóloga – para desenvolver as orgânicas naturais, para poder dar andamento e mais tecnologia a todo o processo e ao Laces”, diz Cristiane Dios.
Os produtos são de fabricação própria, levam menos química e tratam o cabelo de forma saudável. Um composto de vitaminas e ervas puras é utilizado para proteção dos fios e hidratação. Já para reconstrução dos fios danificados e alisamento, são usados produtos à base de aminoácidos e proteínas. Como tudo no salão é bem natural, o ambiente fica agradável, sem cheiro de produtos químicos.
“É um cuidado holístico no cabelo. Era uma coisa que eu estava procurando”, diz a cliente Ivete Vieira.
O salão oferece oito tipos de tratamento. O corte diferenciado chama-se bordado e exige muita habilidade. “É um processo que tira as pontas duplas e pontas secas do cabelo sem mexer absolutamente nada no corte, nem do comprimento, nem do volume e nem da estrutura do corte”, explica Cristiane.
O espaço também oferece serviços de manicure, escalda pés, reflexologia e massagens relaxantes. Este conceito de salão spa atrai cada vez mais mulheres. Prova disso é a quantidade de pessoas que o espaço recebe: no salão de Cristiane, passam mais de mil clientes por mês, e a maioria que vem pela primeira vez, volta.
Carolina Macéa é um exemplo. Veio para experimentar os tratamentos naturais. Gostou tanto que agora frequenta o salão toda semana. “Até hoje eu não encontrei nada parecido com o resultado que eu consigo obter aqui no salão”, afirma.
O gasto médio de cada cliente no salão é de R$ 480. Hoje, a empresária mantém dois salões em São Paulo. O faturamento das duas unidades gira em torno de R$ 400 mil por mês.
“A gente abriu a segunda unidade em junho do ano passado, e crescemos 40%. A nossa expectativa também é pelo menos 40% de crescimento esse ano”.

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