webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

7.09.2013

Doenças da época de guerra estão voltando devido à dieta deficiente


Motivo seriam os pratos pobres em nutrientes

Terra

shutterstock_118645708.jpg
Doenças comuns durante a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, estão voltando devido à dieta baseada em junk food das crianças dos tempos atuais, informou o site Daily Mail. Segundo os especialistas, a alimentação das crianças hoje em dia, baseada em alimentos sem vitaminas e preparados no micro-ondas, é pior do que a dieta que tinham os pequenos no período da recessão.
Mark Temple, responsável pela pesquisa, afirma que é "uma grande tragédia" que as famílias estão comendo pior hoje do que no período em que alimentos eram bem menos acessíveis. "Esta tendência é resultado da indústria alimentícia", comenta.

Escorbuto e raquitismo são algumas das doenças que estão sendo novamente diagnosticadas nos consultórios pediátricos. Rhondda Valleys, membro do British Medical Association, comentou que tem observado o aumento do número destas doenças. "Quando eu ainda estava em treinamento, 10 anos atrás, pensavámos que nunca iríamos ver estas doenças novamente. Estas condições têm resultado a longo prazo, pois se os ossos são afetados pela deficiência de vitaminas, eles ficarão com problemas por toda a vida", afirmou.

Especialistas disseram que a incidência de raquitismo aumentou quatro vezes nos últimos 15 anos e o motivo seria o consumo cada vez menor de vitamina D. O Royal College of Pediatrics and Child Health levantou que os casos passaram de 183 entre os anos 1995 e 1996 para 762 diagnósticos em 2011. O raquistismo é causado por falta de cálcio e vitamina D vindos dos alimentos como peixe e ovos, e faz com que os ossos não se firmem e fiquem mal-formados.

Últimos estudos mostram ainda que em 2008, 94 crianças foram tratadas com escorbuto, na Inglaterra, e os médicos classificam estes casos como resultado da má nutrição e não devido à uma situação isolada. O escorbuto é resultado da falta de vitamina C, vital para a manutenção do colágeno. Mas, como não é produzida pelo corpo, ela precisa ser reposta por meio dos alimentos e, caso contrário, pode causar lesões nos tecidos, gerando dores musculares e nas juntas, além de sangramento nas gengivas.

Mas, em contraponto com estas doenças, a obesidade também é um grave problema que tem preocupado os médicos. Últimos estudos mostram que 10% dos alunos ingleses começam na escola já acima do peso e este número aumenta para 20% quando avançam para o ensino fundamental. "Obesidade é um grande problema de saúde e precisamos fazer alguma coisa sobre isso", afirma Dr. Mark Temple, da British Medical Association.

"Para alguns grupos, a dieta e a nutrição reverteu e passou a ser tão pobre em nutrientes como era há 100 anos. Mas a diferença entre aquela época e hoje é que atualmente é uma questão de escolha, já que frutas e verduras são muito mais acessíveis", afirma Dra. Quirke.

  Terra - RSS - Nutrição
imagens
México é o "país mais gordo" do mundo, segundo ONU
Apesar da fama dos Estados Unidos de ter grande população de obesos e pessoas com sobrep ... leia mais!
imagens
Estudo: crianças acima de 10 anos pulam refeições para não engordar
Não são apenas os adultos que estão preocupados com a boa forma. Um relatório da Schoo ... leia mais!
imagens
Doenças da época de guerra estão voltando devido à dieta deficiente
Doenças comuns durante a Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, estão voltando devi ... leia mais!
imagens
Açúcar de frutas é melhor do que o de refrigerantes? Entenda
O açúcar é componente de muitos alimentos, mas há alguma diferença entre eles? Segun ... leia mais!
imagens
Azeite extra virgem perde benefícios quando aquecido, diz pesquisa
Chefs e celebridades sempre elogiam o azeite de oliva extra virgem por seu sabor diferenc ... leia mais!
imagens
Exame de retina mostra reação do cérebro ao chocolate
Quando você dá um chocolate para uma criança, consegue ver um pequeno brilho em seus ol ... leia mais!
imagens
De batata a cogumelo: site lista 8 alimentos que podem ser perigosos
Apesar do conhecimento adquirido sobre alimentos que são perigosos para a saúde do homem ... leia mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário