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9.18.2013

Desenvolvimento Motor na infância

Leitura simples e básica mas bem legal e informativa sobre desenvolvimento motor na infância. Abraços a todos espero que gostem.
Fonte: (http://allpsych.com/psychology101/development.html
A maioria das crianças desenvolvem habilidades motoras, na mesma ordem, e de aproximadamente a mesma idade. Neste sentido, a maioria concorda que essas habilidades são geneticamente pré-programado em todos os recém-nascidos. O ambiente tem um papel no desenvolvimento, com um ambiente enriquecido frequentemente reduzindo o tempo de aprendizagem e outra pobre fazendo o oposto.O gráfico a seguir delineia o desenvolvimento das crianças em ordem seqüencial. As idades apresentadas são médias e é normal para queestes variam de acordo com um mês ou dois em qualquer direção.2 meses - capazes de levantar cabeça em sua própria 3 meses - pode rolar 4 meses - pode sentar-se encostado sem cair6 meses - é capaz de sentar-se sem apoio 7 meses - começa a ficar enquanto segurando as coisas para apoio 9 meses - pode começar a andar, ainda usando o suporte 10 meses - é capaz de ficar momentaneamente sozinha sem apoio 11 meses - pode ficar sozinho com mais confiança12 meses - começam a andar sozinho, sem apoio 14 meses - pode andar para trás, sem apoio 17 meses - pode andar-se etapas com pouco ou nenhum apoio 18 meses - capazes de manipular objetos com os pés durante a caminhada, como chutar uma bola


Desenvolvimento cognitivo em crianças


A teoria mais citados no desenvolvimento cognitivo em crianças é Jean Piaget (1896-1980). Tal como acontece com todas as teorias de palco, a teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo sustenta que as crianças passam por estágios específicos como o seu intelecto e capacidade de ver relações amadurece. Estas etapas são concluídas em uma ordem fixa com todas as crianças, mesmo aquelas em outros países. A faixa etária, no entanto, pode variar de criança para criança.Estágio sensório-motor. Esta fase ocorre entre as idade s de nascimento e dois anos de idade, como crianças começam a entender as informações que entram no seu sentido e sua capacidade de interagir com o mundo. Durante esta fase, a criança aprende a manipular objetos, embora eles não conseguem entender a permanência desses objetos, se eles não estão dentro de sua percepção sensorial atual. Em outras palavras, uma vez que um objeto é removido da vista da criança, ele ou ela não é capaz de entender que o objeto ainda existe. A grande conquista durante esta fase é a de Permanência  , ou a capacidade de entender que esses objetos que, de facto, continuar a existir. Isto inclui sua capacidade de compreender que quando a mãe sai da sala, ela irá eventualmente retornar, resultando em uma maior sensação de segurança. Permanência objeto ocorre durante o final desta fase e representa a capacidade da criança de manter uma imagem mental do objeto (ou pessoa), sem a percepção real. Fase pré-operacional. A segunda fase começa depois Permanência do objecto é atingido, ocorre entre as idades de 2-7 anos de idade. Durante esta fase, o desenvolvimento de linguagem ocorre a um ritmo rápido. As crianças aprendem como interagir com seu meio ambiente de uma forma mais complexa através do uso de palavras e imagens. Esta fase é marcada pelo egocentrismo, ou crença da criança, que todo mundo vê o mundo da mesma forma que ela faz. O não conseguem entender as diferenças de percepção e acreditar que objetos inanimados têm as mesmas percepções que eles fazem, como ver as coisas, de sentir, ouvir e seu sentido do tato. Um segundo fator importante nesta fase é que de Conservação, que é a capacidade de compreender que a quantidade não muda em caso de mudança de forma. Em outras palavras, se um vidro de curta e larga da água é vertida num copo alto e fino. As crianças nesta fase irá perceber o mais alto de vidro como tendo mais água devido apenas por causa de sua altura. Isto é devido à incapacidade das crianças para entender a reversibilidade e se concentrar em apenas um aspecto de um estímulo (chamado de centração), tais como altura, em oposição à compreensão de outros aspectos, como a largura de vidro. Estágio de Operações concreto. Ocorre entre as idades de 7 e 12 anos, o terceiro estágio de desenvolvimento cognitivo é marcado por uma diminuição gradual no pensamento central (único) e o aumento da capacidade de se concentrar em mais de um aspecto de um estímulo. Eles podem entender o conceito de agrupamento, sabendo que um cão pequeno e um cão de grande porte ainda são os dois cães, ou que moedas de um centavo, quartos, e notas de dólar são parte do maior conceito de dinheiro. Eles só podem aplicar esta nova compreensão de objetos concretos (aqueles que eles tenham experimentado). Em outras palavras, imaginou objetos ou aqueles que não tenham visto, ouvido ou tocado, continuam a ser um tanto mística para essas crianças, e pensamento abstrato ainda tem de desenvolver. Estágio de Operações formais. Em fase final de desenvolvimento cognitivo (a partir de 12 anos de idade e além), as crianças começam a desenvolver uma visão mais abstrata do mundo. Eles são capazes de aplicar reversibilidade e conservação para ambas as situações reais e imaginárias. Eles também desenvolvem uma maior compreensão do mundo e da idéia de causa e efeito. Na adolescência, eles são capazes de desenvolver suas próprias teorias sobre o mundo. Esta fase é conseguida pela maioria das crianças, apesar de não o fazer foi associada a redução de informações.

                                      
 O comportamento motor do ser humano é permeado por inúmeras mudanças, e estas por sua vez têm sido o ponto central para muitas definições dos conceitos de aprendizagem motora e desenvolvimento motor. Acreditamos que neste processo de mudanças contínuas há um progresso de movimentos simples e não organizados para realização de habilidades altamente complexas. Neste sentido, o desenvolvimento motor é visto como um procedimento  que se baseia nas mudanças comportamentais observadas. Este método se inicia na concepção e se prolonga até a morte. Assim, no eixo temporal da vida de uma pessoa, há uma ordem e coerência no conjunto de mudanças, o que permite identificar uma seqüência variável em sua progressão e invariável na sua ordem. Com a preocupação de entender o processo que leva a essas mudanças, podemos considerar que a seqüência resultaria de mudanças na capacidade de controlar movimentos Flinchum (1981). Observamos que existem varias etapas de aquisição de habilidades motoras ao longo da vida e conseqüentemente a aquisição de padrões fundamentais de movimento, tornando-se de vital importância para o desenvolvimento da criança, como compartilhar as atividades motoras na educação física.
O desenvolvimento dos padrões fundamentais segue uma seqüência de estágios, representando níveis graduais de proficiência e de controle motor. Esses padrões constituem a primeira forma de ação voluntaria no controle de movimento e podem ser definidos como o conjunto de características básicas Roberton (1977).
Ainda Roberton, citada por Tani  (1988), afirmou que as mudanças, nos estágios de desenvolvimento, ocorrem de forma segmentar e não em mudanças no corpo todo. Por exemplo, num mesmo instante de tempo uma criança pode estar no estágio intermediário (elementar) e estágio rudimentar (inicial), respectivamente na ação de braço e tronco para o padrão arremessar. Isto significa que estágios e idades não têm regras fixas e que a partir daí os princípios de desenvolvimento têm grande importância; assim, devemos considerar alguns como os da individualidade, que atesta que o ser humano apresenta capacidades e limitações que não são comuns a todas as pessoas, o da progressividade, que diz que as mudanças ocorridas no desenvolvimento permitem identificar a seqüência de fases do processo de desenvolvimento motor e princípio da continuidade e que o ser humano passa por uma série de mudanças contínuas ao longo de sua vida Deval (2001).
As experiências motoras devem estar presentes no dia-a-dia das crianças e são representadas por toda e qualquer atividade corporal realizada em casa, na escola e nas brincadeiras.
Até algum tempo atrás, as experiências motoras vivenciadas espontaneamente pela criança e suas atividades diárias eram suficientes para que adquirisse as habilidades motoras e formasse uma base para o aprendizado de habilidades mais complexas. A criança tinha à disposição grandes áreas livres para brincar: quintal, praça e rua, explorados e utilizados no seu aprimoramento e desenvolvimento motor.
Entretanto, durante as duas últimas décadas, alterações ocorridas na estrutura social e econômica da socie­dade, dados os processos de modernização, urbanização e inovações tecnológicas, têm proporcionado mudanças nos hábitos cotidianos da vida do homem moderno Spence; Lee ( 2003). Essas modificações das condições de vida da população têm influenciado significativamente na instituição familiar e afetado a população infantil, que progressivamente vem sofrendo com o sedentarismo Ribeiro, (2001); Condemarin (1989)
Nessas condições, crianças em idade de Educação Infantil são geralmente relegadas a brinquedos, na maioria das vezes eletrônicos, ou a atividades desenvolvidas em pequenos espaços, que limitam a aventura lúdica e a experimentação ampla de movimentos.
Aprender a mover-se, envolve atividades como tentar, praticar, pensar , tomar decisões, avaliar, ousar e persistir. Já a aprendizagem através do movimento implica em usar movimentos por meio para chegar a um fim. Mas o fim não e necessariamente o aperfeiçoamento da capacidade da criança em se mover efetivamente. E um meio através do qual uma criança pode aprender mais sobre si mesma, sobre seu meio ambiente e seu mundo
A falta de habilidades na criança é resultado de uma variedade de fatores, como: estado físico, constituição somática, grau de inteligência, oportunidade para desenvolver controle muscular e incentivo para conseguir esse desenvolvimento.
Portanto algumas causas podem ser as responsáveis pela deficiência do desenvolvimento motor, podemos citar: as de origem neurológica, deficiência no controle dos esfíncteres, problemas de parto, meio ambiente, atraso na educação de hábitos de higiene, todas essas variáveis resultam em problemas de ordem emocional podendo variar desde a timidez até alterações de conduta e formação de personalidade.

Fonte: A Importância Do Desenvolvimento Motor Na Infância - Artigonal.com
www.artigonal.com › EducaçãoEducação Infantil
 

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