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10.23.2013

Esporte melhora desempenho acadêmico de crianças

Realizar atividade física na hora do lanche ou ir de bicicleta para a escola tem impacto direto no aprendizado

Uma hora de exercício por dia, como recomendado pela OMS, pode ajudar aluno a passar de grau C para B

O GLOBO

O esporte tem relação direta no desempenho escolar de crianças e adolescentes de até 16 anos, segundo estudo
Foto: Gustavo Stephan
O esporte tem relação direta no desempenho escolar de crianças e adolescentes de até 16 anos, segundo estudo Gustavo Stephan
REINO UNIDO - Crianças e adolescentes que praticam exercícios regularmente têm mais facilidade de aprendizado e conseguem melhores notas na escola. A constatação é do estudo publicado no “British Journal of Sports Medicine” sobre o impacto do esporte no cérebro de alunos com até 16 anos. A pesquisa também apontou que a atividade física tem maior efeito no desempenho escolar das meninas.
Conduzido por Josephine Booth, da Universidade de Dundee, e John Reilly, da Universidade de Strathclyde, ambas no Reino Unido, o estudo acompanhou o desempenho escolar e a qualidade de vida de cerca de 5 mil crianças, nascidas nos anos 90, com avaliações de suas performances em matemática, inglês e ciências aos 11, 13 e 16 anos.
Os resultados mostraram uma relação direta com a quantidade de exercício realizado, que podiam variar de jogos na hora do lanche até pedalar de casa para a escola, e as notas dos alunos nos testes. Os pesquisadores descobriram que uma média de uma hora por dia, tempo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pode fazer com que a criança passe de uma média C para B.
Estudos anteriores já haviam vinculado a atividade física ao bom funcionamento de funções como a memória, a atenção e a concentração, que podem ter impacto no desempenho escolar. A nova pesquisa, no entanto, é a primeira a ligar diretamente o esporte com o aprendizado.
- A atividade física é mais do que apenas importante para a saúde física. Há outros benefícios, e isso é algo importante especialmente para os pais e educadores - afirmou Josephine.
Outra constatação dos pesquisadores foi que as meninas tinham melhora mais acentuada do que os meninos com menos tempo dedicado ao esporte, principalmente em ciências. Os líderes do estudo afirmaram que o resultado também pode ajudar a entender as diferenças de gênero no impacto da atividade física no cérebro.
- Se a atividade física de moderada a vigorosa tem influência no desempenho acadêmico, isto tem implicações para a política de educação e para a saúde pública, sustentando a importância da atividade física para pais e escolas - ressaltaram os pesquisadores.

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