webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

10.14.2013

Estudo mostra que mulheres na menopausa são beneficiadas pela técnica indiana


Ioga ajuda a dormir melhor    
Rio - A prática de ioga ajuda as mulheres na menopausa a dormir com mais facilidade. Foi o que apontou novo estudo clínico feito com 249 mulheres por 12 semanas nos Estados Unidos. Segundo o trabalho, o grupo praticante conseguiu dormiu melhor.
“Descobrimos que ela (a ioga) pode ser útil para quem sofre de insônia”, afirmou a pesquisadora Katherine Newton, do grupo de Pesquisas de Saúde do Instituto de Seattle, nos Estados Unidos.
Insônia é comum entre mulheres que buscam tratamento na menopausa
Foto:  Reprodução
A pesquisadora afirma que a descoberta é importante, pois problemas para dormir são os mais comuns entre mulheres que buscam tratamento na menopausa.
“O estilo de ioga suave pode ser benéfico para a mulher com insônia”, disse Katherine.
Mudança no estilo de vida
De acordo com Nancy Woods, professora da faculdade de enfermagem da Universidade de Washington e que não participou do estudo, ioga vai permitir mudança de estilo de vida das pessoas que costumam praticá-la.
“A aula de ioga deve ser vista como uma mudança no estilo de vida, e isso leva tempo para que as pessoas trabalhem em suas vidas”, disse Nancy. “Você tem de aprender as posições, ficar confortável e então integrar a prática na sua vida. Provavelmente, é possível que as mulheres precisem de mais de 12 semanas para isto”, completa.
No fim do estudo ficou provado que o grupo de mulheres que praticou ioga teve gradativamente menos ondas de calor com o passar dos dias. A pesquisa reforça outros estudos que afirmavam que a prática de ioga reduziria a frequência e o grau dos sintomas da menopausa.
Ansiedade
O psiquiatra do Instituto Sinapse, de Campinas, Frederico Augusto Marcondes Facchini, ressalta que a prática da técnica indiana é capaz de melhorar o quadro de ansiedade.
“A ansiedade gera sintomas de sofrimento, como a dificuldade para lidar com a espera, irritabilidade, tremores, angústia, pensamentos distorcidos e constantes sensações de que nada dará certo”, enumera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário