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10.26.2013

Rio: Canteiro de obras

Trânsito pode melhorar no Porto, mas só em 2016

Túnel da Via Binário está mais adiantado e deve ser concluído no ano que vem. Já o da Expressa ficará pronto no fim de 2015

Amanda Raiter e Flavio Araújo
Rio - Com a promessa de aumentar em 27% a capacidade de tráfego na região da Zona Portuária e Centro do Rio, a Via Binário do Porto já está com 77% do seu principal túnel, também batizado de Binário, concluído. A estrutura terá 1.480 metros de extensão — maior do que a do Túnel Santa Bárbara. A via toda terá 3.500 metros, e fará a ligação entre as ruas Primeiro de Março e Antônio Lage, com saída na altura do Moinho Fluminense.
Segundo o consórcio Porto Novo, a entrega do Binário está prevista para meados de 2014, enquanto o Túnel da Via Expressa, que vai do Armazém 8 ao Mergulhão da Praça 15, será aberto no fim de 2015: 20% da obra deste túnel foram concluídos. Cada um dos túneis terá três faixas de rolamento e dois sentidos, ligando a região da Rodoviária Novo Rio ao Aeroporto Santos Dumont. Do material retirado da escavação da rocha para o túnel, grande parte será reaproveitada para obras de pavimentação das ruas da região.
Embora os túneis estejam a até 40 metros de profundidade , o presidente da concessionária descarta possíveis inundações. “Existe o túnel que liga Paris a Londres por debaixo da água. Aqui adotamos todas as normas de segurança, de forma redundante, e com uso de tecnologia para o risco de alagamento ser zero”, garantiu José Renato Ponte.
As obras do Túnel Binário estão avançadas. Ele vai se integrar a uma via que ligará a Avenida Primeiro de Março à Zona Portuária, na altura do Moinho Flumine
Foto:  Márcio Moraes / Agência O Dia
Criada para substituir o Elevado da Perimetral, que será demolido a partir de novembro, a Via Binário terá uma saída onde hoje está o viaduto. Por conta disso, segundo a prefeitura, estão sendo adotadas medidas como a interdição da Perimetral já a partir do dia 2. 
Neste sábado e domingo, a prefeitura realiza mais dois testes para implantar o novo sistema. De 14h às 17h deste sábado, a Perimetral será interditada do Viaduto do Gasômetro à Praça Mauá, no sentido Ponte. Já no domingo, no mesmo horário, o bloqueio será nos dois sentidos. Durante os testes, a Via Binário do Porto permanecerá aberta.
Outros testes foram realizados ao longo da semana, inclusive em horário de pico. De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), a medida foi adotada propositalmente para que os operadores conheçam a via com maior fluxo.
Tremores e rachaduras em prédios antigos assustam
Funcionários do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), na Saúde, Zona Portuária, estão com medo das explosões das obras na região. Eles preferem não se identificar, mas reclamam de rachaduras nos três prédios federais de oito andares. “São assustadores o tremor e as rachaduras”, disse uma servidora.
De acordo com o coordenador de Infraestrutura do INT, Guilherme Goes, os danos estavam previstos há mais de um ano. Mas laudos atestam que não há risco. “O que ocorre aqui é um desconforto natural, mas informamos aos funcionários que os prédios foram construídos em épocas diferentes, e nas juntas entre eles há esse deslocamento. Não há motivo para medo. Temos engenheiros trabalhando no local”, ressaltou.
A concessionária Porto Novo, responsável pela obra informou, por nota, que realiza vistorias e monitoramento. No instituto, foi realizado um relatório sobre as fissuras. Elas se limitam a elementos de acabamento, sem nenhum dano estrutural. Os reparos serão efetuados pela concessionária, conforme acertado com o INT.
As intervenções na região têm causado engarrafamentos diários
Foto:  Alessandro Costa / Agência O Dia
Via Expressa terá galeria de túnel maior do que a do Rebouças
A Via Expressa, que substituirá o Elevado da Perimetral na ligação da Avenida Rodrigues Alves ao Aterro do Flamengo, terá 5.050 metros de extensão. E proporcional à imensidão da via está o túnel da via, que, com 2.570 metros de comprimento, será integrado à pista desde a Zona Portuária até a Praça 15.
A estrutura será mais extensa do que a maior galeria do considerado principal túnel do Rio, o Rebouças. Com 2.040 metros, o trecho que liga os bairros do Cosme Velho à Lagoa será desbancado pelo empreendimento. Entretanto, se for somada a extensão das duas galerias do túnel veterano, que ligam o Rio Comprido, na Zona Norte, ao Cosme Velho, na Zona Sul, o novato ficará atrás dos 2.800 metros da extensão total do Túnel Rebouças.
Já outra ligação importante entre dois eixos da cidade, o Túnel Santa Bárbara (Catumbi-Laranjeiras) será desbancado pelo túnel da Via Expressa, quase em dobro, pois o Santa Bárbara possui 1.357 metros.

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