webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

10.29.2013

SEMENTE DE ABÓBORA

RAZÕES PARA CONSUMIR

Seis razões para consumir semente de abóbora
Veja os benefícios que as sementes de abóbora pode trazer para a sua vida.


Você já sabe sobre a importância das sementes na nossa alimentação. E dentre tantas opções, você já consumiu a semente de abóbora? Se a sua resposta foi “não”, confira seis motivos para mudar de ideia e transformar este alimento em um companheiro do seu dia a dia:
1. São ricas em aminoácido triptofano, que no organismo se converte em serotonina, ajudando a garantir uma noite de sono bem tranquila. São, também, ricas em magnésio, relaxante natural benéfico para o coração;
2. Os seus altos níveis de proteínas facilmente digeríveis ajudam a estabilizar o açúcar do sangue quando consumida em pequenas quantidades ao longo do dia. A estabilização do açúcar no sangue ajuda, ainda, na perda de peso;
3. As sementes de abóbora são ricas em zinco mineral, que protege a próstata, sendo por isso um importante alimento para a saúde dos homens;
4. São uma boa fonte de ferro, contribuindo para a construção do sangue e aumento de energia;
5. Os seus compostos de fito-esterol ajudam a baixar os níveis de colesterol. Entre as nozes e vários tipos de sementes, as sementes de abóbora têm a segunda maior quantidade de esteróis (perto das sementes de girassol e pistache que ficam em primeiro);
6. São também alcalinizantes para o pH do corpo, ao contrário da maioria dos alimentos que formam ácidos no corpo. A acidez tem sido associada à dor, à doença e até mesmo ao cancro.

Semente de abóbora assada ajuda no controle da ansiedade e dá saciedade

"Emagreci 45 kg com semente de abóbora assada! Elas controlaram minha fome e minha ansiedade e me deixaram fininha em 11 meses: renasci como mulher!", conta Viviane Muller

Reportagem: Lígia Scalise - Edição: MdeMulher
Conteúdo SOU MAIS EU!
Viviane Muller, 28 anos, universitária, Novo Hamburgo, RS
Foto: Ricardo Jaeger
"Ser bom de garfo era uma tradição na minha casa. Venho de família alemã e cresci com a mesa farta e o prato sempre cheio. Meu limite era sentir dor na barriga, até não caber mais um grão. Comia três pães franceses de uma só vez e, no almoço, sempre me entupia de massa e batata. Devorava metade de uma pizza gigante e ainda complementava com um cheeseburguer em seguida. Assim, de criança fofinha, virei adolescente beeem cheinha. Só a partir dos 15 anos, quando a vaidade começou a dar as caras, é que tentei ser magra. Fiz dietas, tomei remédio para inibir a fome... Tudo em vão. Emagrecia e engordava de novo. Desde então, minha vida virou uma guerra constante contra a obesidade, e eu fui perdendo uma batalha atrás da outra...
Comia na alegria e na tristeza
Meu descontrole piorou a partir dos 20 anos, quando virei uma adulta ansiosa. Na época, trabalhava em uma loja de decoração, mas não me sentia realizada na profissão. Aí, tudo passou a ser motivo para atacar a geladeira. Se tinha um dia estressante no trabalho, comia. Se ficava triste por não encontrar uma roupa para sair com as amigas, comia. Se estava ansiosa para que algo acontecesse, comia. Quando voltava de alguma festa, frustrada por nunca ser notada pelos rapazes, afogava a baixa autoestima no prato cheio.

Engordei tanto que passei a ter problemas bem desagradáveis no meu dia a dia. Subia os quatro andares de escada do meu prédio e quase morria de falta de ar. Transpirava tanto no verão que sentia vergonha de estar em público. Me sentia indisposta e vivia de mau humor.

A ansiedade era a inimiga nº1
O fato é que, nos últimos dez anos, engordei mais de 40 kg! Um absurdo! E eu não fazia nada de concreto para mudar aquela situação. Até que, em março do ano passado, minha mãe fez um comentário duro, mas verdadeiro: "Filha, se você continuar desse jeito, acho difícil chegar longe". Caí em mim. Eu estava com 115 kg!

No dia seguinte, tracei minha meta para emagrecer. Busquei informações sobre alimentos saudáveis e contagem de calorias e montei uma dieta vegetariana. Cortei o pão e troquei o arroz e as massas por versões integrais. Passei a me alimentar a cada três horas e a comer frutas durante o dia e saladas nas principais refeições. Eliminei todas as guloseimas. Também criei o hábito de tomar água e chá verde ao longo do dia e fazer caminhadas diárias de uma hora.

Só que, mesmo muito determinada, ainda sofria com a ansiedade. Tinha de controlar aquele impulso de atacar a geladeira, sabe? Foi aí que descobri o meu curinga: as sementes de abóbora assadas! Elas melhoram o humor e dão saciedade! E o melhor é que eu mesma faço. É um petisco delicioso e funciona como um calmante natural! Enquanto mastigo, mando a ansiedade para bem longe!

Ultrapassei minha meta!
Lembra dos 40 kg que prometi perder? Pois é, os despachei em nove meses! Foi a melhor sensação do mundo! Estava na pet shop onde trabalho, subi na balança e vi os ponteiros anunciarem minha vitória! Saí correndo, chorei, gritei, vibrei! Senti o gostinho de missão cumprida!

Só que eu ainda queria mais: estava me sentindo tão poderosa que nos dois meses seguintes consegui perder mais 5 kg! Quem diria, né? Com um novo corpo e uma nova mentalidade."

Semente de girassol assada melhora o humor e dá saciedade
Foto: Dreamstime

Sementinha é curinga da dieta!

Quem vive na guerra contra a obesidade sabe que a ansiedade é a grande vilã da dieta. Ela é responsável pela gula e pelos ataques à geladeira. Para evitar esse problema, aposte na semente de abóbora! Confira todos os seus benefícios, segundo a nutricionista Roseli Ueno:
· Dá saciedade porque retarda a digestão

· Melhora o trânsito intestinal porque é rica em fibras

· Diminui a ansiedade pois aumenta a produção de serotonina no cérebro

· Previne a celulite porque favorece a circulação sanguínea

· Proporciona sensação de bem-estar porque eleva os níveis de serotonina

· Fortalece o sistema imunológico porque é rica em ômega 9 e vitaminas E e A

· Melhora a pele porque é antioxidante

O ideal, segundo a nutricionista, é comprar as sementes cruas e assar em casa, com um pouquinho de sal, pois as vendidas prontas são muito salgadas e podem reter líquido. Você encontra as sementes a granel em supermercados e lojas de produtos naturais. A indicação é ingerir apenas duas colheres (sopa) por dia (cerca de 60 g), no lanche da tarde.

Como fazer meu petisco com sementes

Ingredientes: 200 g de sementes de abóbora

Modo de fazer: Coloque as sementes na forma, salpique um pouquinho de sal e pedacinhos de alho e deixe assar até dourar. Guarde em um pote de vidro e consuma ao longo da semana
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário