webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

2.12.2014

Medidas corretas (costureira e alfaiate)

COMO TIRAR AS MEDIDAS


Não existe como iniciar a fabricação de um corset sem antes escolher qual o modelo que será desenvolvido. Existem infinitos sites que dispõem fotos e desenhos que descrevem cada modelo que já existiu ao longo dos séculos. 

Depois de escolher, o próximo passo é tirar as medidas para que seja possível criar um molde. 

Tirar as medidas corretamente é essencial para fazer uma peça perfeita. 

Em caso de dificuldades, imprima esse material e leve-o até um profissional da costura (costureira, alfaiate) para que ele tire suas medidas corretamente. No entanto, se isso não for possível, você pode pedir para uma pessoa fazer isso por você. As roupas que você for usar para tirar suas medidas devem ser bem justas ao corpo. 

Tirar medidas de si mesma pode não te ajudar a obter a medida correta, mesmo assim isso pode ser possível se você tem alguma prática com isso. 

Tire suas medidas ao menos três vezes (e em momentos diferentes) para ter total certeza de que você está tirando suas medidas exatas e de maneira correta.

Utilize SOMENTE fita métrica de costureira para tomar as medidas. É possível encontrá-la em qualquer casa de aviamentos.

Mantenha a fita métrica naturalmente ajustada ao corpo, pois mesmo que esteja pouco frouxa, isso ainda pode atrapalhar de se obter a medida correta. Portanto, nem apertada, nem frouxa, apenas justa ao seu corpo. As roupas que você for usar para tirar suas medidas devem ser bem justas ao corpo. Se preferir tire as medidas sem roupas.

Mantenha a fita métrica naturalmente ajustada ao corpo, pois mesmo que esteja pouco frouxa, isso ainda pode atrapalhar de se obter a medida correta. Portanto, nem apertada, nem frouxa, apenas justa ao seu corpo. As roupas que você for usar para tirar suas medidas devem ser bem justas ao corpo. Se preferir tire as medidas sem roupas.
Localize a linha da cintura. É exatamente a parte mais curva da lateral do corpo, cerca de 2 dedos acima do humbigo. Se houver dificuldade para encontrá-la, sente-se em uma cadeira e apoie o peso do corpo sobre a barriga. Levante e veja um risco natural que se forma acima do humbigo, essa é a linha da cintura. Amarre um cordão envolta da cintura, de modo a ficar retio e em cima desse risco. É muito comum que o cordão venha a deslizar desse ponto, por isso, mantenha a atenção nesse cordão e corrija-o sempre posicionando-o de volta na parte mais curva do seu corpo.

As orientações abaixo são para construir modelos "UNDERBUST" e "WAIST CINCHER".

MEDIDAS HORIZONTAIS


 
1 - ENTRE MAMILOS: Tire a medida exata entre os seios. Posicione a fita de uma ponta à outra bem em cima dos mamilos.

2 - TÓRAX: O tórax fica localizado exatamente embaixo dos seios, onde se acomoda o aro do sutiã.

3 - CINTURA: Certifique-se de que o cordão está bem posicionado para tomar a medida da cintura, passe a fita em volta inteira dela e não só pela frente. Lembre-se de manter a fita naturalmente justa ao corpo.

4 - BACIA: Passe a fita métrica em volta inteira da bacia, sem afrouxar. Veja bem, não é a medida do quadril, é mais acima, na região dos flancos.

A foto do lado direito é para orientá-la a deixar a fita métrica reta. É normal que a fita métrica desça um pouco nas costas. Sendo assim, certifique-se de alinhar a fita na circunferência total do corpo para tirar as medidas corretamente. A linha do quadril serve apenas para ensiná-la a diferenciar a bacia do quadril, já que muitas pessoas costumam confundir essas áreas. 

A medida do quadril é tomada somente para Corset Dress e alguns modelos históricos das eras Eduardiana e Vintage.

MEDIDAS VERTICAIS

Lembre-se de manter a postura ereta para tirar as medidas verticais, caso contrário, por mínimo que você se curvar ou se inclinar, prejudicará a medida exata e você comprometerá o tamanho do seu corset.


5 - CINTURA PARA TÓRAX: Encaixe a fita métrica bem debaixo do seio e desça até em cima do cordão.

6 - CINTURA ATÉ PONTA: É extremamente necessário que você se sente em uma cadeira para tomar essa medida. Posicione o início da fita métrica em cima do cordão e desça exatamente até aonde você quer a ponta final do corset. Mas, não esqueça de que você deve marcar a ponta em uma região confortável, e é justamente por isso que você deve tirar essa medida sentada.

7 - CINTURA ATÉ PERNA: É extremamente necessário que você se sente em uma cadeira para tomar essa medida. Alinhe o cordão. Coloque o início da fita métrica em cima do cordão e desça até em cima da junta que une o fêmur ao tronco. Você pode fazer o inverso, se achar mais prático. Essa medida é muito necessária para trabalhar as curvaturas da base, de modo a deixar o corset o mais confortável possível. Tire essa medida com cuidado para não comprometer o conforto da peça, ou você correrá o risco de ficar com a estrutura metálica "espetando" as pernas ao sentar.


Dominik Bellefleur Couture & Corsetry

Nenhum comentário:

Postar um comentário