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2.24.2014

Teste identifica coliformes fecais em águas de coco vendidas por Zona Sul e Hortifruti

Procon-RJ vai proibir venda de garrafinhas de marca própria da bebida no Hotifruti da Avenida Prado Jr, em Copacabana, e no Zona Sul do Leme

Daiane Costa (Email)
Nelson Lima Neto (Email)

Teste aponta problema na qualidade da água de coco vendida pelas redes Zona Sul e Hortifruti Foto: Terceiro / Agência O Globo
Teste aponta problema na qualidade da água de coco vendida pelas redes Zona Sul e Hortifruti Terceiro / Agência O Globo
RIO - Análise feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels - a pedido do Procon-RJ - constatou que águas de coco vendidas pelos supermercados Hortifruti e Zona Sul apresentam coliformes fecais acima do limite permitido pela Resolução RDC nº 12, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As amostras foram recolhidas nos estabelecimento Hortifruti da Avenida Prado Jr, em Copacabana, e no Zona Sul do Leme. Segundo a secretária estadual de Defesa do Consumidor, Cidinha Campos, o órgão irá proibir os dois estabelecimentos de venderam as bebidas.
- Também vamos entrar com uma ação civil pública pedindo a proibição do envase da bebida por estas duas redes. Enquanto isso, peço à população que evite consumir estes produtos nos dois supermercados - orienta Cidinha.


- Em função deste problema, pedimos ao consumidor que procure comprar a água sem qualquer tipo de procedimento, direto do coco mesmo. Não podemos correr riscos. O que acoteceu nestes dois locais fere os nossos direitos - completou.
Além da proibição imediata da comercialização por parte dos estabelecimentos e da ação civil pública, o Procon-RJ irá encaminhar os dados obtidos nos laudos para a Delegacia do Consumidor (Decon) para uma possível investigação.
A solicitação do Procon Estadual ao Noel Nutels para que analisasse as águas de coco foi feita no último dia 29, quando a Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor realizou coleta de amostras.
A ação foi decorrente de denúncias de consumidores recebidas pelo Procon sobre a má qualidade e sabor das águas de coco vendidas pelos dois estabelecimentos.
A rede Hortifruti informou que aguarda o recebimento do laudo com os resultados do teste do Procon para averiguação, "já que o produto passa por frequentes análises microbiológicas em empresa terceirizada e especializada em segurança alimentar, com resultados divergentes do divulgado". A nota informou, ainda, que a "última avaliação foi feita com o mesmo lote da amostra coletada pelo órgão e nenhuma irregularidade foi encontrada. O resultado indicou que o produto estava em condições sanitárias satisfatórias para consumo". Nenhum representante da rede Zona Sul foi encontrado para comentar o caso.
Para retomar a comercialização da água de coco, os dois locais precisarão enviar novas amostras para uma segunda análise. Esta precisará ser feita por um laboratório que tenha o aval do Procon-RJ.

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