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4.01.2014

Alunos do Rio têm ‘nota 10’ em consciência ambiental

Projeto da Fiocruz ensina tecnologias sustentáveis a 800 jovens em duas escolas

O Dia
Rio - Horta agroecológica, sistema de captação de chuva e aquecimento de água com energia solar. As três tecnologias sustentáveis viraram aulas práticas para cerca de 800 alunos de duas escolas da rede estadual do Rio. Eles cultivam alimentos sem uso de produtos químicos que poluem o planeta, além de construírem engenhocas que permitem reaproveitar água e poupar eletricidade. Com isso, ganham nota 10 em consciência ambiental.

Nas hortas agroecológicas, é ‘proibido’ o uso de adubos químicos. Para preparar a terra, recorre-se a rotação de culturas e compostagem
Foto:  Divulgação

O projeto do campus Fiocruz Mata Atlântica, com apoio do Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj), foi levado ao Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (Cebs), na Taquara, e ao Ciep Brigadeiro Sérgio de Carvalho, em Campo Grande. As oficinas foram dadas por engenheiros e técnicos. Em sala, os professores explicaram fundamentos de Biologia, Física e Química que ajudaram os alunos a entender o funcionamento das tecnologias.
“Na horta, explicamos como melhorar a fixação de nitrogênio no solo com plantio de leguminosas. Também detalhamos as interações bioquímicas que tornam a terra mais fértil”, exemplifica Lucia Santana, técnica da Fiocruz responsável pelo trabalho no Cebs. Os resultados extrapolaram os colégios. “No vestibular, tinham quatro questões sobre fixação de nitrogênio e outros assuntos que eu acertei porque aprendi nas oficinas”, contou Luiz Felipe Ferreira, 18 anos, ex-aluno do Cebs. Entre as espécies cultivadas, estavam alface, couve, manjericão, rúcula, salsa, cenoura e mostarda. “Esse ano, começaremos o plantio de árvores frutíferas, como bananeira, pitangueira, mamoeiro e pé de acerola”, comentou Lucia.
Da horta para a mesa, outro salto do projeto foi ensinar aos alunos como aproveitar os alimentos de maneira integral — o que é bom para a saúde e para o meio ambiente. “Fizemos uma ‘cozinha-laboratório’, onde ensinamos aos alunos como reaproveitar talos e cascas para sucos e outras receitas”, contou.

Painéis captam raios solares: energia para aquecer água que vai para torneira da cozinha no Ciep
Foto:  Divulgação

A chuva coletada através de calhas é usada para regar as hortas. Já a instalação de painéis solares permite aquecer água que, no Cebs, é usada nos chuveiros dos vestiários após as atividades de educação física. No Ciep, vai para a cozinha, onde é utilizada para lavar louça. O projeto é coordenado pela psicóloga e doutora em Engenharia de Produção Flávia Soares, da Fiocruz.
Saiba mais detalhes sobre as três tecnologias sustentáveis do projeto
Agroecologia - Proposta de agricultura que considera os impactos sociais, econômicos e ecológicos da produção de alimentos. Emprega técnicas de adubação sem agrotóxicos. Exemplos: rotação de culturas (consiste em alternar espécies vegetais, numa mesma área, para não ‘cansar’ o solo) e compostagem (‘produção’ de terra fértil, feita com restos de alimentos acumulados sobre os canteiros).
Captação de chuva - Calhas colocadas nos telhados conduzem a água da chuva a reservatórios específicos para a coleta. O conteúdo armazenado é usado nos dois colégios para irrigar as hortas. A qualidade da água é monitorada continuamente.
Aquecimento - Dez painéis de baixo custo captam os raios solares e os convertem em energia que aquece até mil litros de água. O sistema conta com reservatório térmico. A água quente vai para chuveiros, no Cebs, para a torneira da cozinha, no Ciep.

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