webmaster@boaspraticasfarmaceuticas.com.br

4.08.2014

Toffoli é eleito presidente do TSE e comandará o tribunal nas eleições

Ministro do Supremo assume função na Corte eleitoral em 13 de maio.
Marco Aurélio deixará presidência devido ao encerramento do mandato.

Mariana Oliveira Do G1, em Brasília
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antonio Dias Toffoli foi eleito nesta terça-feira (8) presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e comandará a Justiça Eleitoral durante a campanha e as eleições de outubro deste ano. O vice-presidente do tribunal será o ministro do STF Gilmar Mendes que foi presidente da AGU no governo FHC e por ele foi indicado para ser ministro.
27 de agosto - O ministro Dias Toffoli deu o segundo voto de absolvição para o deputado João Paulo Cunha (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF) 
O ministro Dias Toffoli (Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF)
A votação foi simbólica e confirmou a tradição do TSE de eleger como presidente o ministro do Supremo cujo mandato na Corte eleitoral se iniciou há mais tempo – Toffoli é ministro titular do TSE desde maio de 2012.
Dos sete ministros titulares do TSE, três são ministros do Supremo. Todos podem ficar até quatro anos na Corte eleitoral.
Além de Toffoli, os atuais integrantes são Gilmar Mendes, que tomou posse no TSE em fevereiro deste ano, e Marco Aurélio Mello, atual presidente e cujo mandato de quatro anos se encerra no mês que vem. No lugar de Marco Aurélio Mello, tomará posse como ministro titular Luiz Fux.
José Antonio Dias Toffoli tem 46 anos e é ministro do Supremo desde 2009, quando foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, foi advogado-geral da União e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Especialista em Direito Eleitoral.
Após ser eleito, Toffoli elogiou Marco Aurélio Mello. "Registro a alegria de receber a presidência da Corte de vossa excelência, a quem aprendi a admirar", afirmou Toffoli.
Marco Aurélio informou que enviaria um ofício a Toffoli para a criação de uma equipe de transição para a continuidade dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário